ATIVIDADES COM A Música: As
Mina de Sampa
Rita
Lee
As mina de Sampa são branquelas que só elas
Pudera!
Praia de paulista é o Ibirapuera
As mina de Sampa querem grana, um cara bacana
De poder!
Um jeito americanês de sobreviver
As mina de Sampa são modernas, eternas dondocas!
Mas pra sambar no pé tem que nascer carioca
Tem mina de Sampa que é discreta, concreta
Uma lady!
Nas rêivi ela é véri, véri krêizi
Eu gosto as pampa das mina de Sampa!
Eu gosto as pampa das mina de Sampa!
Eu gosto as pampa das mina de Sampa!
Eu gosto as pampa das mina de Sampa!
As mina de Sampa estão na moda, na roda, no rock
No enfoque!
É do Paraguai a grife made in Nova Iorque
As mina de Sampa dizem mortandeila, berinjeila
Apartameintu!
Sotaque do Bixiga, nena, cem por ceintu
As mina de Sampa conhecem a Bahia, por fotografia
Que natureza!
Toda menina baiana vive na maior moleza
As mina de Sampa dão duro no trampo, no banco
Mãos ao alto!
Ou dá ou desce ou desocupa o asfalto
Eu gosto às pampa das mina de Sampa!
Eu gosto as pampa das mina de Sampa!
Eu gosto as pampa das mina de Sampa!
Eu gosto as pampa das mina de Sampa!
As mina de Sampa
As mina de Sampa
As mina de Sampa
As mina de Sampa
Eu gosto as pampa das mina de Sampa!
As mina de Sampa
As mina de Sampa
As mina de Sampa
As mina de Sampa
Eu gosto as pampa das mina de Sampa!
Composição: Roberto de Carvalho / Rita Lee
Entendendo a canção:
01 – Na letra dessa música,
Rita Lee faz uma brincadeira com o modo de falar que caracteriza um grupo de
pessoas de uma região do Brasil. De onde é esse grupo?
A letra está
brincando com o jeito de falar de um grupo de pessoas da cidade de São Paulo
(Sampa).
02 – Identifique na letra da
música exemplos de expressões utilizadas pelos jovens.
“Tem mina”; “as mina”; “mina”; “nas rêivi”;
“às pampa”.
03 – Para registrar as
palavras mortadela, berinjela e apartamento, o texto utiliza as grafias
mortandeila, berinjeila e apartameintu. Por que essas palavras foram
registradas dessa maneira?
As palavras foram
registradas dessa maneira para reproduzir o modo como supostamente são
pronunciadas, ou seja, é um registro que procura reproduzir a oralidade.
04 – A palavra mina
refere-se a uma mulher jovem. Você conhece outras gírias com o mesmo
significado?
Resposta pessoal
do aluno.
05 – Qual
é a função poética que predomina na canção? Por quê?
A canção de Rita
Lee, a função poética está presente na forma da mensagem em versos e estrofes e
na escolha dos signos linguísticos em seu significado e significante (fonemas).
06 – Qual é a função emotiva que predomina na canção? Por
quê?
A
canção traz a opinião do eu lírico sobre as mulheres de São
Paulo: “Eu gosto as pampa das mina de Sampa!”.
07
– A imagem
que os locutores, Rita Lee e Roberto de Carvalho, transmitem da mulher
paulistana corresponde à realidade ou a estereótipos sociais? Por quê?
A imagem da
paulistana, na canção, corresponde a estereótipos sociais que generalizam a
paulistana como “branquelas”, modernas e na moda, antenadas com as grifes internacionais,
mais adeptas do rock, trabalhadoras que nunca viajam e que são vítimas da
violência urbana.
08 – Ocorrem outros
estereótipos no texto? Quais? Identifique na canção estes estereótipos e
justifique cada um com um verso.
Aparecem
estereótipos para mulheres de outras regiões do Brasil:
-- baianas: Toda menina baiana vive
na maior moleza.
-- cariocas: Mas pra sambar no pé
tem que nascer carioca.
Ótimo texto. Muito obrigada.
ResponderExcluirBom texto
ResponderExcluir