sexta-feira, 2 de agosto de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): ADEUS PANTANAL - ITAMAR ASSUMPÇÃO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Adeus Pantanal
Itamar Assumpção


Eu nasci e vivo no Brasil, então
Eu fui à Corumbá pra no Pantanal olhar a bicharada
E fui pra ver, não vi, que decepção senti
Vi quase nada

Eu não vi bem-te-vi, beija-flor nem juriti, a passarada
Eu não vi jaboti, não vi coral, sucuri
Vi quase nada

Eu não vi o quati, não vi anta nem sagui, onça pintada
Eu não vi o saci, não vi o grilo cri-cri
Vi quase nada

Eu fui à Corumbá pra no Pantanal olhar a bicharada
Eu fui pra ver, não vi, que decepção senti
Vi quase nada

Eu não vi lambari, nem pintado, nem mandi, a peixarada
Paca também não vi, pacu, índia guarani
Vi quase nada

Eu não vi jacaré, não vi cobra cascavel, não vi ninhada
Não vi pé de sapé, nem arruda nem guiné
Vi quase nada

Eu fui à Corumbá pra no Pantanal olhar...
Vi quase nada

Eu não vi sabiá, nem macaco nem preá, nem revoada
Eu não vi gurundi, nem ararara nem guaxi
Vi quase

Eu não vi o tiê, chué uiruuté, não vi pescada
Eu não via xuri, não vi o uiriri, vi quase nada

             (Itamar Assumpção)

 ENTENDENDO A CANÇÃO

1. Qual é o tema da letra da composição de Itamar Assumpção?
(         a)     A admiração do eu lírico diante das belezas do pantanal.
(          b)    A alegria do eu lírico ao ver o que o homem fez no pantanal.
(         c)      A decepção do eu lírico por não ver animais nem peixes nem algumas espécies vegetais no pantanal.
         d)        A decepção por não ter conseguido pescar nada no pantanal.

2. O que conta o poeta na canção?
    Conta a história de um brasileiro que vai conhecer o pantanal mato-grossense.

3. Que cidades são citadas na canção, e em que estados estão localizadas?
    Corumbá- MS e Cuiabá-MT.

4. O poeta narra que não viu:
    - que pássaros?
    “Não vi bem-te-vi, beija-flor nem juriti”.

    - quais repteis?
     “Eu não vi jacaré, não vi cobra cascavel”.

    - quais peixes?
     “Eu não vi lambari, nem pintado, nem mandi.”

5. A canção é uma crítica a quê?
    À destruição das paisagens e dos recursos naturais, baseado no que o olhar não viu no Pantanal.

6. O Pantanal para nós brasileiros é considerado, o quê?
    É um dos santuários da vida selvagem no Brasil e que tem sofrido impactos ambientais negativos, devido ao uso desordenado do espaço pantaneiro e seu entorno.
   



Um comentário: