segunda-feira, 12 de agosto de 2019

POEMA: ELA E EU - MÁRIO QUINTANA - COM GABARITO

POEMA: ELA E EU
                     Mário Quintana

A minha loucura está escondida de medo embaixo da minha cama
Ou dançando em cima do meu telhado
E eu estou sentado serenamente na minha poltrona
Escrevendo este poema sobre ela.

Mário Quintana. A cor do invisível. 2. ed. São Paulo: Globo, 2006. p. 53.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 6º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.218.
Entendendo o poema
1)   Quais são as palavras, no poema, que se referem à primeira pessoa do discurso?
Minha, meu, eu.

2)   No verso “Escrevendo este poema sobre ela”, a quem a palavra ela se refere?
À loucura. Ela é um pronome pessoal da terceira pessoa do caso reto.

3)   Há um contraste entre a atitude do eu lírico e a atitude de quem ele chama de ela. Como esse contraste está representado no poema?
O contraste está representado pela serenidade do eu lírico (sentado na poltrona) e pela agitação da loucura (dançando em cima do telhado).



Um comentário:

  1. Poema de Mário Quintana, maravilhoso.Trabalhei com meus alunos alunos,nas aulas de Língua Portuguesa, onde surgiu uma certa imaginação além do esperado, muito envolvente.

    ResponderExcluir