quinta-feira, 1 de agosto de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): TOADA - ZÉ RENATO/CLÁUDIO NUCCI - COM QUESTÕES GABARITADAS

ATIVIDADES COM A MÚSICA: TOADA
    Zé Renato


Vem
Morena, ouvir comigo
Essa cantiga
Sair por essa vida
Aventureira
Tanta toada
Eu trago na viola
Pra ver você
Mais feliz.

Escuta o trem de ferro
Alegre a cantar
Na reta da chegada
Pra descansar
No coração sereno da toada,
Bem querer.

Tanta saudade
Eu já senti,
(Morena)
Mas foi coisa
Tão bonita
Da vida,
Nunca vou
Me arrepender.

Morena, ouve comigo
Essa cantiga
Sair por essa vida
Aventureira
Tanta toada
Eu trago na viola
Pra ver você
Mais feliz.
Zé Renato, Claúdio Nucci e Juca. Toada. Intérprete: Boca Livre. Em: Sem limite. Rio de Janeiro: Universal  Music, 2001. 2 CDs. Faixa 1.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 8º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.196.
ENTENDENDO A CANÇÃO
1)   A quem o eu lírico se dirige?
A uma morena.

2)   O que ele espera que a pessoa a quem ele se dirige faça?
Acompanhe-o em suas aventuras.

3)   Identifique o vocativo e a função dele nesses versos.
Morena; o vocativo põe em evidência a pessoa a quem o eu lírico faz um convite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário