terça-feira, 27 de agosto de 2019

POEMA: BILHETE AO PAI ADOTIVO - HAYDÉE S. HOSTIN - COM GABARITO


Poema: Bilhete ao pai adotivo


Eu não estava
no porta retrato
de ninguém
vagava desnudo
nos corredores da solidão.

Um dia teus braços amarrados
soltaram-se e acolheram-me.
Surpreso fui ao teu encontro
vacilante criança
sonegada de amor.

Alimentado pelo teu colo
bebi tua água
mastiguei teu pão.

Teu amor de pai
me fez corado tranquilo
feliz e menino.

Hoje sou o
teu retrato.

LIMA, Haydée S. Hostin. Roda Poética “Dia dos Pais”. Confraria Artistas e Poetas pela Paz.Disponível em:https://bit.ly/204Ptov . Acesso em: 25 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP p. 117.
Glossário
Desnudo: sem proteção.
Sonegado: oculto, escondido, tirado às escondidas.

Por dentro do poema

1)   Quantos versos e quantas estrofes compõem o poema?
O poema compõe-se de 18 versos e 6 estrofes.

2)   Que características do texto o aproximam de um bilhete e justificam seu título?
O eu poético refere-se ao pai, seu interlocutor, se comunicando diretamente com ele, em uma mensagem relativamente curta.

3)   Em sua opinião, o que o eu poético pretende comunicar nos versos a seguir?
a)   Eu não estava
no porta-retratos
de ninguém
vagava desnudo
nos corredores da solidão.
Resposta pessoal. Sugestão: O eu poético pretende comunicar que não tinha afeto e amor ou alguém que se preocupasse com ele e que o protegesse, isto é, ele era sozinho e abandonado.

b)   Alimentado pelo teu colo
bebi tua água
mastiguei teu pão.
Resposta pessoal. Sugestão: O eu poético sentiu-se amado pelo pai adotivo.

c)   Hoje sou
o teu retrato.
Resposta pessoal.  Sugestão: O eu poético afirma que é a imagem do pai, com o qual se parece. É possível inferir que o amor que recebeu faz com que se sinta como um reflexo, uma extensão do pai adotivo.

4)   O poema conta uma história. Você concorda com essa afirmação? Explique.
Resposta pessoal.

5)   Você gostou do poema lido? O gênero poema é o seu preferido ou há outro gênero de que gosta mais?
Resposta pessoal.



12 comentários: