domingo, 4 de agosto de 2019

CARTA A UMA SENHORA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

Texto: “Carta a uma senhora”
Carlos Drummond de Andrade
A garotinha fez esta redação no ginásio
“Mammy hoje é dia das Mães e eu desejo-lhe milhões de felicidades e tudo mais que a Sra. sabe. Sendo hoje o dia das Mães, data sublime conforme a professora explicou o sacrifício de ser Mãe que a gente não está na idade de entender mas um dia estaremos, resolvi lhe oferecer um presente bem bacaninha e fui ver as vitrinas e li as revistas pensei em dar à Sra. o radiofono Hi-Fi de som estereofônico e caixa acústica de 2 alto-falantes amplificador e transformador mas fiquei na dúvida se não era preferível uma TV legal de cinescópio multirreacionário som frontal antena telescópica embutida, mas o nosso apartamento é um ovo de tico - tico talvez a Sra. adorasse o transistor de 3 faixas de ondas e 4 pilhas de lanterna bem simplesinho, levava para a cozinha e se divertia enquanto faz comida. Mas a Sra. se queixa tanto de barulho e dor de cabeça, desisti desse projeto musical, é uma pena, enfim trata-se de um modesto sacrifício de sua filhinha em intenção da melhor Mãe do Brasil. [...] ."
Carlos Drummond de Andrade. Crônicas 5. 14. ed. São Paulo: Ática, 2002. p.14.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 9º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.77.
Entendendo o texto
1-       De acordo com as informações presentes no texto, em que contexto o texto foi escrito pela menina?
A garotinha fez uma texto para a sua mãe no seu ambiente escola! 

2-       Apesar de o texto ser uma carta para a mãe, provavelmente ela não será a primeira a lê - lo. Quem você supõe que lerá o texto antes dela? Explique.
Já na primeira linha do texto somos informados de que  se trata de uma redação escolar, o que faz supor que o professor lerá a carta antes da mãe.

3- Qual relação é possível estabelecer entre as duas formas que a menina usa para se referir a mãe e o contexto em que o texto foi escrito?
 Como o texto foi escrito na escola, a menina utiliza ora uma linguagem mais formal, o que normalmente é esperado nesse ambiente, ora usa termos comuns em uma linguagem mais afetiva e pessoal, portanto informal.

4- Cite dois trechos ou termos presentes no texto que indiquem níveis de formalidade diferentes. 
Informal = “milhões de felicidade”, “bacaninha”, “simplesinho”, “ovo de tico-tico”, “filhinha”.
Formal = “sendo hoje o dia das mães”, “data sublime”, “modesto sacrifício”, entre outros.

5- A linguagem utilizada no texto está de acordo com a situação de comunicação? Por quê?
A personagem mistura registros das linguagens formal e informal. Mesmo estando em uma situação de sala de aula, como o texto é relativo a uma data comemorativa familiar e tem como interlocutora principal a mãe, essa mistura de registros é adequada ao texto e à situação de comunicação.

6- No começo da carta, a menina usou a palavra Mammy para se referir à sua interlocutora. Que tipo de relação entre a menina e sua mãe o uso dessa palavra indica?
Indica uma relação de proximidade e carinho.

7- Ao longo do texto, a abreviação “Sra.” (senhora) é utilizada quatro vezes pela menina para se dirigir à mãe. O que esse uso sugere?
Apesar de a relação entre mãe e filha parecer próxima, quando a menina escreve a carta estabelece uma nova situação de comunicação, em que o registro escrito parece exigir mais formalidade. Por isso, o uso do tratamento senhora.





3 comentários: