quinta-feira, 15 de agosto de 2019

POEMA: HORA DO BANHO - CLÁUDIO THEBAS - COM GABARITO


POEMA: Hora do Banho
               
              Cláudio Thebas

Entrar no banho, puxa vida,
é acabar com a brincadeira.

- Já pro banho, não enrola,
olha só quanta sujeira!!

Todo dia isso acontece
Minha mãe é mesmo fogo:
sempre fica me chamando
na melhor parte do jogo.



Eu subo pro banheiro
de bico, e emburrado.
"Todo mundo está brincando
e eu sozinho aqui, pelado!"

Aí... eu entro no box,
e o burro fica de fora.
A água começa a cair
e me esqueço logo da hora.

Ajeito pra trás o cabelo
que o creme rinse alisou.

"Luzes, câmera, ação!
Vai começar o meu show!"

Seguro o chuveirinho
e canto um rock maneiro.
Só engasgo, de vez em quando,
com a água do chuveiro.

A plateia, entusiasmada,
aplaude e pede mais um.
Durante o bis vou lavando
a barriga, o pintinho, o bumbum.

A minha touca de plástico
me serve que nem uma luva.
Com ela, sei que sou um índio,
e invento uma dança da chuva.

Cláudio Thebas. Amigos do Peito. Belo Horizonte: Formato, 1996 p. 26-7
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 6º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.212.
Entendendo o poema
1)   O poema fala do conflito entre a mãe e o filho em relação à hora do banho. Explique esse conflito.
Diariamente, há dificuldade para o menino entrar no banho, pois não quer interromper a brincadeira; assim, a mãe tem de ficar chamando o filho insistentemente para que ele vá tomar banho.

2)   Que figura o eu lírico desse poema representa?
A figura de uma criança.

3)   Quando o eu lírico diz “Todo dia isso acontece”, a qual fato o termo isso faz referência?
Ao fato de que todo dia sua mãe o interrompe na melhor parte do jogo para que ele vá tomar banho.

4)   Qual a importância do uso desse termo para a manutenção do ritmo e da musicalidade do poema?
Ao utilizar o termo isso, evita-se a repetição de toda frase, contribuindo assim para a sonoridade do poema.


Um comentário: