sexta-feira, 23 de agosto de 2019

REPORTAGEM: CAPOEIRA SOBRE DUAS RODAS - MARINA BARBOSA - COM GABARITO

REPORTAGEM: Capoeira sobre duas rodas
            Marina Barbosa

            Há um ano, Mestre Acordeon saiu da Califórnia, nos EUA, para conhecer as variações da dança africana pelas américas. Salvador, na Bahia, com o objetivo de "viver a estrada" e produzir um documentário


        Ir da Califórnia à Bahia de bicicleta pode parecer impossível, mas há um ano o mestre de capoeira Acordeon, ou Ubirajara Almeida, encarou este desafio. Ele saiu de casa em direção a sua terra natal no dia em que completava 70 anos. Aluno do lendário Mestre Bimba, criador da Capoeira Regional, tinha um plano em mente. Com 22 mil quilômetros e dez países pela frente, pretendia conhecer as variações da dança africana ao longo das Américas para produzir um documentário. O projeto despertou a curiosidade de amigos e capoeiristas e alguns decidiram até tirar a bicicleta da garagem para participar da empreitada. 
        Sábado, a viagem completa um ano e a festa será aqui no Recife. O grupo de 16 capoeiristas chegou à cidade anteontem e foi recebido pelos amigos do Centro São Salomão, na Várzea, Zona Oeste. Eles ficam aqui até a próxima semana, quando iniciam a última parte da trajetória, que deve durar mais um mês. Durante o descanso, vão celebrar o sucesso do feito e os mais que bem vividos 71 anos do mestre. Rodas e aulas de capoeira, bate-papo e passeio ciclístico pelo Recife Antigo marcam a comemoração. O mestre ainda foi presenteado com a visita dos filhos.
        “Vamos festejar a vida de todos nós, afinal todos fizeram aniversário durante a viagem. Esses momentos de comunhão são fundamentais para a convivência”, comentou Acordeon que vê na amizade construída ou fortalecida ao longo da estrada o principal ganho da viagem. A força dos laços que unem o grupo é mesmo surpreendente. Até durante o descanso os 16 capoeiristas ficam juntos. Tudo é desculpa para formar um círculo, puxar uma roda de capoeira ou uma boa conversa. Eles relembram bons momentos da viagem, brincam e cantam, sempre com um sorriso no rosto. A energia é contagiante. “O que realmente importa não são os quilômetros rodados, é nosso espírito de comunidade. É isso que nos dá força, principalmente agora no final, que já estamos cansados”, afirmou o mestre.
                                              UNIÃO
        Na estrada, o grupo se viu cada vez mais unido, reencontrou pessoas queridas e ainda pôde fazer novos amigos. “É verdade que em alguns dias dormi na estrada e fiquei com fome, mas em todos os lugares encontrei amigos e portas abertas, até de gente que não nos conhecia”, contou Acordeon. O mexicano Juan Jos Gonzales, 33, é um dos que entraram na empreitada por acaso. “Eles chegaram na casa do meu mestre e eu deixei tudo que tinha para acompanha-los. Queria viajar para aprender mais sobre a vida, as pessoas e a capoeira. A bicicleta é o melhor meio de transporte para isso, pois nos permite sentir o caminho, ver as pessoas e olhar para os lados”, explicou Gonzales.
        Mestre Acordeon também ficou muito feliz por ter reunido mestres que dificilmente se encontrariam por onde passou. Em muitas cidades, parou para conversar com os capoeiristas locais e entender como a arte os influenciava. O grupo também participou de rodas e aulas de dança africana pelo caminho. Tudo foi gravado e será transformado em documentários que vão mostrar a diversidade da arte nas Américas. Acordeon vai gravar um CD misturando o som da capoeira com músicas latino-americanas e escrever um livro sobre a experiência. O lucro obtido com a venda dos produtos será destinada ao Instituto Kirimurê, que oferece assistência e atividades culturais a jovens carentes da comunidade de Itapõa, em Salvador (BA).
              Marina Barbosa. Jornal do Commercio, 28 fev. 2014. Caderno Cidades, p. 4.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 6º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.136-9.

Entendendo o texto:
01 – Qual é o principal fato noticiado no texto?
      Um capoeirista, Ubirajara Almeida, conhecido como mestre Acordeon, chegou à cidade de Recife, completando um ano de viagem de bicicleta, vindo da Califórnia, nos Estados Unidos, para o Brasil.

02 – O título da notícia apresenta uma situação inusitada. Qual é a relação entre o título e o fato noticiado?
      O título “Capoeira sobre duas rodas” relaciona-se ao fato de mestre Acordeon cruzar dez países sobre duas rodas, ou seja, sobre uma bicicleta.

03 – Abaixo do título da notícia, há um pequeno texto. Que informações ele acrescenta ao título?
      Informações breves sobre o fato noticiado e uma indicação do objetivo da viagem realizada.

04 – O primeiro parágrafo de uma notícia é denominado lide, do inglês Lead, que significa “conduzir”. O que as informações fornecidas no primeiro parágrafo indicam para o leitor em relação à notícia?
      As informações fornecidas no primeiro parágrafo da notícia indicam indica o que aconteceu (mestre Acordeon viajou dos Estados Unidos ao Brasil), como aconteceu (a viagem foi feita de bicicleta), por que aconteceu (para conhecer as variações da capoeira ao longo das Américas e produzir um documentário). Essas informações resumem a notícia, apresentando ao leitor as circunstâncias em que o fato a ser relatado ocorreu. Por meio do lide, o autor procura revelar ao leitor o assunto tratado e conduzi-lo para a leitura do texto.

05 – A viagem de mestre Acordeon não havia acabado no momento em que a notícia foi escrita. No entanto, é possível notar dois fatos que marcaram a etapa da viagem relatada. Que fatos são esses?
      Os fatos de a viagem completar um ano e mestre Acordeon completar 71 anos.

06 – Releia o texto do intertítulo “União”. Qual é o destaque dessa parte?
      Essa parte da notícia destaca a união do grupo, fortalecida pelas experiências vivenciadas durante a viagem.

07 – Que adjetivo é utilizado no primeiro parágrafo na notícia para caracterizar mestre Bimba?
      É o adjetivo “Lendário”.

08 – Qual a relação entre mestre Bimba e mestre Acordeon?
      Mestre Bimba foi professor de mestre Acordeon.

09 – Com base na caracterização de mestre Bimba, o que é possível o leitor deduzir sobre a formação de mestre Acordeon como capoeirista?
      Pode-se deduzir que mestre Acordeon teve uma boa formação, pois seu professor é chamado de lendário, ou seja, é alguém muito conhecido pela sua prática como capoeirista.

10 – A informação sobre o professor de mestre Acordeon auxilia na construção de sentido do texto? Justifique.
      Ao falar positivamente sobre o professor de mestre Acordeon, a jornalista reforça positivamente a imagem do viajante, pois mostra que a prática de Acordeon é sustentada por uma formação sólida.

11 – Releia o terceiro parágrafo da notícia e responda:
a)   Quais termos são utilizados para caracterizar a força de união, a energia do grupo de capoeiristas e os momentos relembrados da viagem?
Surpreendente, contagiante, bons.

b)   Esses adjetivos atribuem que tipo de característica à viagem e à relação entre os capoeiristas?
Os termos surpreendente, bons e contagiante atribuem características positivas à viagem e às relações estabelecidas entre os capoeiristas.


2 comentários: