SIMULADO
LITERATURA INFORMATIVA
01 – As primeiras
manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se
a:
a)
Literatura informativa sobre o
Brasil (cronistas) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas).
b)
Romances e contos dos primeiros
colonizadores.
c)
Poesia épica e prosa de ficção.
d)
Obras de estilo clássico, renascentista.
e)
Poemas românticos indianistas.
02 – A literatura de
informação corresponde às obras:
a)
Barrocas.
b)
Arcádicas.
c)
De jesuítas, cronistas e viajantes.
d)
Do Período Colonial em geral.
e)
N.D.A.
03 – (UNIV. FED. DE SANTA
MARIA) – Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial
brasileira, é correto afirmar que:
a)
É formada principalmente de poemas narrativos
e textos dramáticos que visavam à catequese.
b)
Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.
c)
É constituída por documentos que
informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
d)
Os textos que a constituem apresentam
evidente preocupação artística e pedagógica.
e)
Descreve com fidelidade e sem idealizações a
terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.
04 – “BRANDÔNIO: ...começando, digo que as riquezas do Brasil consistem em
seis coisas, com as quais seus povoadores se fazem ricos, que são estas: a
primeira, a lavoura de açúcar; a segunda, a mercancia; a terceira, o pau a que
chamam do Brasil; a quarta, os algodões e madeiras; a quinta, a lavoura de
mantimentos; a sexta e última, a criação de gados. De todas estas coisas, o
principal nervo e substância de riqueza da terra é a lavoura dos açúcares.”
Vocábulo = mercancia: comércio.
Este trecho, de Ambrósio
Rodrigues Brandão, foi extraído de uma obra pertencente ao Quinhentismo, isto
é, às primeiras manifestações literárias. Pelo tom, pode-se dizer que o texto
é:
a)
Informativo.
b)
Catequético.
c)
De viajantes estrangeiros.
d)
Propagandístico.
05 – Qual das afirmações NÃO corresponde à Carta de Caminha?
a)
Observação do índio como um ser disposto à
catequização.
b)
Deslumbramento diante da exuberância da
natureza tropical.
c)
Mistura de ingenuidade e malícia na descrição
dos índios e seus costumes.
d)
Composição sob forma de diário de bordo.
e)
Aproximações barrocas no tratamento
literário e no lirismo das descrições.
06 – (UNISA) – A “literatura
jesuítica”, nos primórdios de nossa história:
a)
Tem grande valor informativo.
b)
Marca nossa maturação clássica.
c)
Visa à catequese do índio, à
instrução do colono e sua assistência religiosa e moral.
d)
Está a serviço do poder real.
e)
Tem fortes doses nacionalistas.
07 – A importância das obras
realizadas pelos cronistas portugueses dos séculos XVI e XVII é:
a)
Determinada exclusivamente pelo seu caráter
literário.
b)
Sobretudo documental.
c)
Caracterizar a influência dos autores
renascentistas europeus.
d)
A de terem sido escritas no Brasil e para
brasileiros.
08 – São características da
poesia do Padre José de Anchieta:
a)
As temáticas indianista e propagandística,
visando a ensinar os jovens jesuítas chegados ao Brasil.
b)
Linguagem cômica, visando a divertir os
índios; expressão em versos decassílabos, como a dos poetas clássicos do século
XVI.
c)
Temas vários, desenvolvidos sem qualquer
preocupação pedagógica ou catequética.
d)
Função pedagógica; temática
religiosa; expressão em redondilhas, o que permitia que fossem cantadas ou
recitadas facilmente.
09 – Anchieta só NÃO escreveu:
a)
Um dicionário ou gramática da língua tupi.
b)
Sonetos clássicos, à maneira de
Camões, seu contemporâneo.
c)
Poesias em latim, português, espanhol e tupi.
d)
Autos religiosos, à maneira do teatro
medieval.
e)
Cartas, sermões, fragmentos históricos e
informações.
10 – (CESMAZON) – O culto à natureza,
característica da Literatura Brasileira, tem sua origem nos textos da
literatura de informação.
Assinale o fragmento da
Carta de Caminha que já revela a mencionada característica.
a)
“Viu um deles umas contas de rosário,
brancas; acenou que lhas dessem, folgou muito com elas, e lançou-as ao
pescoço.”
b)
“Assim, quando o batel chegou à foz do rio,
estavam ali dezoito ou vinte homens pardos, todos nus, sem nenhuma roupa que
lhes cobrisse suas vergonhas.”
c)
“Mas a terra em si é muito boa de
ares, tão frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque, neste
tempo de agora, assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas e infindas.
De tal maneira é graciosa que, querendo aproveitá-la, dar-se-á nela tudo por
bem das águas que tem”.
d)
“Porém o melhor fruto, que dela se pode
tirar, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal
semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”
e)
“Mostraram-lhes um papagaio pardo que o
Capitão traz consigo; tomaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como quem
diz que os havia ali.”
11 – Assinale com E nas erradas e C nas corretas:
(E) A literatura dos viajantes é
ocorrência exclusivamente brasileira, não tendo nenhum similar em nenhuma outra
parte do mundo.
(E) A literatura brasileira da fase
colonial é autônoma em relação à Metrópole.
(E) A poesia de Anchieta está presa
aos modelos renascentistas e reflete, em seus sonetos, uma transparente
influência de Camões.
(E) Toda a literatura colonial é
basicamente advinda dos membros da Companhia de Jesus, sem nenhuma contribuição
dos colonos.
(C) A literatura de informação
ressalta a importância do trabalho com o estilo, com a forma.
(C) A Carta de Pero Vaz de Caminha é
considerado como nossa “certidão de nascimento”.
(E) A atitude de Caminha em frente à
terra recém-descoberta é de decepção e de repulsa pelo índio.
(C) A literatura dos cronistas é
basicamente informativa, geográfica e curiosa das coisas locais.
(C) A produção informativa do
Quinhentismo tem maior valor histórico-documental que literário.
(C) Autores românticos e modernistas
valeram-se de sugestões temáticas e formais das crônicas de viagem.
(C) A exaltação das virtudes da terra
prestava-se, também, ao incentivo à imigração e aos investimentos da Europa na
Colônia.