sexta-feira, 10 de outubro de 2025

CONTO: A TRIBO DOS ADVÉRBIOS - EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA - MONTEIRO LOBATO - COM GABARITO

 Conto: A tribo dos Advérbios – Emília no país da gramática

            Monteiro Lobato

        — O caminho é por aqui, senhorita -— disse o Verbo Ser. — Os Senhores ADVÉRBIOS moram no bairro das PALAVRAS INFLEXIVAS, onde também moram as PREPOSIÇÕES, as CONJUNÇÕES e as INTERJEIÇÕES.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgacf8mrEVndwUUcOEe9AX6K190axHcjghfzzoiz9B9UzjJzt1nKSGqOEemekUaRIyUEPqkjiUKa4ETr8eCazHkmBsFWP1n5Tu6sA6iGoowYBZRQU2Kh2U4m5T1R_EzrOYeTJ8oINQmnjaMaYhrENzTuGAVYWMBhynzZZDTkdPswqEKXrdvhbaNWfTpG8A/s320/ADVERBIOS.png


        — Que quer dizer Palavra Inflexiva?

        — Quer dizer palavra de queixo duro, que não muda nunca de forma, como o fazemos nós, os Verbos. As Palavras Inflexivas são rígidas como se fossem feitas de ferro.

        — Mas que é Advérbio? — indagou Emília.

        — Advérbio é uma palavra que nos modifica a nós, Verbos; e que modifica os Adjetivos; e que, às vezes, também modifica os próprios Advérbios.

        — Que danadinhos, hein? — exclamou Emília. — Mas de que jeito modificam?

        — De muitos jeitos. Modificam de Lugar, tirando daqui e pondo ali. Modificam de Tempo, fazendo que seja agora ou depois. Modificam de Modo, ou fazendo que seja desse jeito ou daquele, ou que seja assim ou assado. Modificam de Intensidade, fazendo que seja mais ou menos. Modificam de Ordem, fazendo que seja em primeiro lugar ou não. Pelos rótulos das prateleiras você poderá ver de que jeito eles modificam a gente.

        — A gente verbática — frisou Emília —, porque eu   também sou gente e nada me modifica. Só Tia Nastácia, às vezes...

        — Quem é essa senhora?

        — Uma Advérbia preta como carvão, que mora no sítio de Dona Benta. Isto é, Advérbia só para mim, porque só a mim é que ela modifica. Para os outros é uma Substantiva que faz bolinhos muito gostosos.

        Na Casa dos Advérbios, Emília encontrou-os em caixinhas, com rótulos na tampa. Primeiro abriu a caixinha dos Advérbios de LUGAR, onde encontrou os seguintes: Aqui, Ali, Lá, Além, Longe, Atrás, Fora, Abaixo, Acima, e outros conhecidos seus.

        Na segunda caixinha viu os Advérbios de TEMPO — Hoje, Agora, Cedo, Amanhã, Ontem, Tarde, Nunca, Depois, Ainda, Entrementes.

        — Oh — exclamou Emília, agarrando o Entrementes pelo cangote. — Não sabia que era aqui que morava este freguês. Conheço um moço que tem tanta birra deste coitado que risca todos que encontra nas páginas dos livros. Mas não é tão feio assim, o pobre. Que acha, Serência?

        O Verbo Ser moveu os ombros, como quem não acha nem desacha coisa nenhuma, e Emília jogou o pobre Entrementes para debaixo da mesa.

        Na terceira caixinha estavam os Advérbios de MODO — Bem, Mal, Assim, Apenas, Rente, Ainda, Também e outros.

        Na quarta estavam os Advérbios de INTENSIDADE — Muito, Pouco, Bastante, Mais, Menos, Tão, Tanto, Quanto, Que, Quase, Metade, Todo e outros.

        Na quinta caixinha Emília viu os Advérbios de AFIRMAÇÃO— Sim, Deveras, Certamente.

        Na sexta viu os Advérbios de DÚVIDA — Talvez, Caso, Acaso, Porventura, Quiçá.

        Na sétima viu os Advérbios de NEGAÇÃO — Não, Nunca, Jamais, Nada.

        Na oitava viu os Advérbios INTERROGATIVOS — Onde? Aonde? Donde? Quanto? Quando? Como? Por quê?

        Emília notou que em quase todas as caixinhas havia Advérbios terminados em Mente, e depois viu que a um canto estava uma grande caixa cheia dessas palavrinhas.

        — Que mentirada é esta aqui — perguntou. — Que tanto Mente, Mente? ...

        — Isto é um caso curioso — explicou Ser. — Esta palavra Mente é um velho Substantivo, com o significado de maneira ou intenção que os homens começaram a empregar no fabrico de Advérbios. Hoje não é mais substantivo e sim rabo de Advérbio, ou Terminação Adverbial, como dizem os gramáticos. Grudando-se um rabinho destes a um Adjetivo, sai um Advérbio. Constante, por exemplo, é Adjetivo; põe o rabinho e vira o Advérbio Constantemente.

        — Que engraçado! — exclamou Emília, arregalando os olhos. — De maneira que, se cortarmos o rabinho de Constantemente, aparece o Adjetivo outra vez, não é?

        — Está claro.

        Para tirar a prova Emília agarrou o Constantemente e arrancoulhe a caudinha — e, de fato, o Adjetivo Constante saiu a pular de satisfação, indo numa corrida para a casa dos Adjetivos, enquanto a caudinha saltava para dentro do caixão de Mente.

        — Os Adjetivos — disse Ser — gostam às vezes de figurar de Advérbio, mesmo sem uso do rabinho. Você, por exemplo, pode dizer: Eu grito alto, em vez de dizer: Eu grito altamente. O Adjetivo Alto faz aí o papel de Advérbio.

        Emília viu ainda outra caixa de Advérbios de ares estrangeirados.

        — E estes gringos? — perguntou.

        — São Advérbios latinos que ainda têm uso no Brasil. Moram nessa caixa o Máxime, o Infra, o Supra, o Grátis, o Bis, o Primo, o Segundo e outros. E aqui, nesta última caixa, moram uns adverbiozinhos que não são Inflexivos como os demais, porque mudam de forma quando querem exagerar. Isto significa que eles têm Grau, como os Adjetivos. Este Perto, por exemplo, sabe virar-se em Pertinho e Pertíssimo.

        — Chega de Advérbios — berrou Emília. — Vamos ver as Senhoras Preposições.

OBRA INFANTO-JUVENIL DE MONTEIRO LOBATO. Edição do Círculo do Livro. Emília no País da Gramática. As figuras de sintaxe. https://www.fortaleza.ce.gov.br.

Entendendo o conto:

01 – Onde moram os Advérbios e quais outras classes de palavras residem na mesma área?

      O Verbo Ser informa que os Advérbios moram no bairro das PALAVRAS INFLEXIVAS, onde também residem as PREPOSIÇÕES, as CONJUNÇÕES e as INTERJEIÇÕES.

02 – Segundo o Verbo Ser, o que significa o termo "Palavra Inflexiva" e qual a sua característica principal?

      "Palavra Inflexiva" quer dizer palavra de queixo duro, ou seja, uma palavra que não muda nunca de forma, sendo "rígida como se fosse feita de ferro", ao contrário dos Verbos.

03 – Qual a definição de Advérbio dada pelo Verbo Ser a Emília?

      Advérbio é uma palavra que modifica os Verbos, os Adjetivos e, às vezes, também modifica os próprios Advérbios.

04 – Emília faz uma comparação com Tia Nastácia. Como ela a classifica gramaticalmente em relação a si mesma e aos outros?

      Para Emília, Tia Nastácia é uma "Advérbia preta como carvão" porque só a ela é que modifica. Para os outros, porém, Tia Nastácia é uma "Substantiva que faz bolinhos muito gostosos".

05 – Quais são, pelo menos, cinco tipos (caixinhas) de Advérbios que Emília encontra na Casa dos Advérbios, e um exemplo de cada?

      Emília encontra diversos tipos, como: LUGAR (ex: Aqui, Lá, Longe); TEMPO (ex: Hoje, Amanhã, Cedo); MODO (ex: Bem, Mal, Assim); INTENSIDADE (ex: Muito, Pouco, Mais); AFIRMAÇÃO (ex: Sim, Deveras, Certamente); DÚVIDA (ex: Talvez, Quiçá, Acaso); NEGAÇÃO (ex: Não, Nunca, Jamais) e INTERROGATIVOS (ex: Onde?, Quando?, Por quê?).

06 – Qual a origem do sufixo "-mente", a "Terminação Adverbial", e o que acontece quando Emília o arranca da palavra "Constantemente"?

      O sufixo "-mente" era originalmente um velho Substantivo com o significado de maneira ou intenção. Quando Emília arranca a terminação da palavra "Constantemente", o Adjetivo "Constante" volta a aparecer e corre para a casa dos Adjetivos.

07 – O que acontece com a palavra "Perto" que o diferencia dos demais Advérbios, fazendo-o ser comparado aos Adjetivos?

      O Advérbio "Perto" e outros dessa caixa não são Inflexivos como os demais, pois mudam de forma quando querem exagerar. Isso significa que eles têm Grau (Grau do Advérbio), podendo se transformar em Pertinho e Pertíssimo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário