quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

CARTA ABERTA: AOS PUBLICITÁRIOS E ANUNCIANTES POR JULIA PORTELA - FRAGMENTO - MAYARA PENINA - COM GABARITO

 Carta aberta: Aos publicitários e anunciantes por Julia Portela – Fragmento

Por Mayara Penina – 22/03/2016 18:03

        Caros publicitários e anunciantes,

        Soube recentemente – por meio de um anúncio na TV – que nós, pais, e somente nós, somos os verdadeiros culpados pela obesidade infantil que reina em nosso país. Afinal, somos nós que compramos as porcarias cheias de gordura que os senhores anunciam nos canais infantis, não é isso?

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjto4eh4kXcaBKl293va5GYLMaJOqSmycpS9FneQtKgIOW4qLt-tfly3Fs_oCbKye5NeR9UEhoO1TkOBWOMnZwph5PRXSYiDAuVpmgBeCscZfGZWWA5wgmRPEFFnnepJdxxhrM7gc9F3bslbW4_V3BDU1iht5vX7nSPafOToeuCbb2rnU-K0eFuS7r0LhA/s320/OBESIDADE.jpg


        E além de nos culpar, a campanha também nos manda “resistir” aos apelos de nossos filhos para comprar baboseiras açucaradas.

        Em outras palavras: vocês convencem meu filho a se entupir de sódio, gordura trans e açúcar refinado; bombardeiam-no diariamente com uma overdose de publicidade e depois me dizem que eu tenho de aprender a negar aquilo que os senhores o convenceram a desejar.

        Beleza, então.

        [...]

        Só não entendi uma coisa. Se nos anúncios vocês se dirigem aos meus filhos e não a mim, porque é que estão me mandando resistir? Não faz mais sentido mandar meus filhos resistirem? Até porque vocês sempre dizem que as crianças de hoje são precoces e têm discernimento para distinguir realidade de fantasia.

        [...]

        Então, deixa ver se eu entendi bem: vocês jogam no mercado produtos que engordam, pagam milhões para veicular anúncios na TV, estampam toda essa belezura com a cara da Mônica, mas são os pais – frouxos, babões, irresponsáveis – os únicos culpados dessa epidemia de obesidade infantil.

        [...]

        E já que “resistir” é a palavra da vez, aproveitem o ensejo e resistam também!

        Resistam à tentação de anunciar para crianças. Resistam à tentação do dinheiro fácil.

        Porque, senhores, eu tenho resistido bravamente. Eu digo NÃO com o maior prazer, quando meu filho pede um dos vossos produtos. Birra de criança em supermercado não me assusta nenhum pouco. Tiro de letra. O que me assusta é vocês anunciarem como saudável um produto que tem 70% de açúcar na composição. Bora parar de mentir para as criancinhas, que isso é muito feio.

PENINA, Mayara. Carta aberta aos publicitários e anunciantes, por Júlia Portela. Catraca Livre, 22 mar. 2016. Disponível em: www.catracalivre.com.br/catraquinha/carta-aberta-aos-publicitarios-e-anunciantes-por-julia-portela. Acesso em: 30 abr. 2022.

Fonte: Português – Literatura, Gramática e Produção de texto – Leila Lauar Sarmento & Douglas Tufano – vol. 2 – Moderna – 1ª edição – São Paulo, 2010, p. 72-73.

Entendendo a carta aberta:

01 – Qual a principal crítica da autora aos anunciantes de produtos infantis?

      A principal crítica da autora é que os anunciantes culpam os pais pela obesidade infantil, enquanto são eles mesmos que induzem as crianças a consumirem produtos altamente processados e pouco saudáveis através de propagandas direcionadas e apelativas.

02 – Qual a estratégia de marketing utilizada pelas empresas para vender produtos infantis, segundo a autora?

      As empresas utilizam personagens infantis populares, como a Mônica, para tornar seus produtos mais atrativos às crianças, criando um desejo de consumo que muitas vezes é difícil de resistir para os pequenos.

03 – Qual a incoerência apontada pela autora na mensagem transmitida pelos anúncios?

      A autora destaca a incoerência entre a mensagem direcionada às crianças, que incentiva o consumo, e a mensagem direcionada aos pais, que os culpa pela obesidade infantil. Se as crianças são consideradas capazes de entender a publicidade, por que os pais deveriam ser os únicos responsáveis por resistir aos apelos?

04 – Qual a proposta da autora para resolver o problema da obesidade infantil?

      A autora propõe que os anunciantes parem de direcionar suas propagandas para as crianças, evitando assim a criação de um desejo de consumo por produtos prejudiciais à saúde. Ela também sugere que as empresas sejam mais honestas sobre a composição nutricional de seus produtos.

05 – Qual o sentimento da autora em relação à situação?

      A autora demonstra indignação e frustração com a situação, sentindo-se culpada e sobrecarregada pela responsabilidade de negar os pedidos de seus filhos, mesmo diante de uma publicidade tão persuasiva.

06 – Qual o público-alvo da carta aberta?

      O público-alvo da carta são os publicitários e anunciantes, mas a mensagem também se dirige aos pais e à sociedade em geral, sensibilizando para a importância de um consumo consciente e de políticas públicas que protejam a saúde das crianças.

07 – Qual a principal mensagem que a autora quer transmitir com essa carta?

      A principal mensagem da autora é que os anunciantes têm uma grande responsabilidade na promoção de hábitos alimentares saudáveis e que devem ser responsabilizados pela obesidade infantil. Ela busca conscientizar a sociedade sobre a manipulação exercida pela publicidade e a necessidade de proteger as crianças dessa influência negativa.

 

 

NOTÍCIA: DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA CRESCE QUASE 70% E ATINGE PIOR FEVEREIRO EM 15 ANOS - (FRAGMENTO)- IMAZON - COM GABARITO

 Notícia: Desmatamento na Amazônia cresce quase 70% e atinge pior fevereiro em 15 anos – Fragmento

        Um ano após atingir a maior derrubada da floresta amazônica em pelo menos 14 anos, o Brasil caminha para um novo recorde negativo de desmatamento em 2022. Apenas em fevereiro, foram destruídos 303 km² de mata nativa na Amazônia Legal, o que equivale ao tamanho de Fortaleza. Essa foi a maior área devastada no mês de fevereiro dos últimos 15 anos. Apenas em relação ao mesmo mês do ano passado, a destruição aumentou quase 70%.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUBOXQ_tUFdd2BcJJZ7vb8G4zf4MogwHSNyN4OWcD5jP87fKoZTwuTr9uRiQGGWMHw-jDbnq_ITTawFvu46LS2BS8s3ODcnoj2IUIK7t6hjhnZSf2lObBOBBgFO3iZiedLSK_QV1UVEFh0A2Ul00eWOsP1nGJqbZfgjnviL_5f4zkL72mkG4ak-9TC80A/s320/amazonia.png

        [...]

        “Essa alta é extremamente grave diante da emergência climática que estamos vivendo, já que o desmatamento contribui com o aquecimento global, que por sua vez intensifica as mudanças climáticas que ocasionam os eventos extremos. Relatórios assinados por centenas de cientistas de todo o mundo para o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, o IPCC, têm alertado que, caso não consigamos barrar o aumento do aquecimento global, vamos sofrer com maior frequência e intensidade fenômenos extremos como tempestades e secas. [...], afirma a pesquisadora Larissa Amorim, do Imazon.

        [...]

INSTITUTO DO HOMEM E MEIO AMBIENTE DA AMAZÔNIA – IMAZON. Desmatamento na Amazônia cresce quase 70%... disponível em: www.imazon.org.br/imprensa/desmatamento-na-amazonia-cresce-quase-70-e-atinge-pior-fevereiro-em-15-anos. Acesso em: 30 abr. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 59-60.

Entendendo a notícia:

01 – Qual foi a principal descoberta apresentada na notícia sobre o desmatamento na Amazônia?

      A principal descoberta foi que o desmatamento na Amazônia Legal atingiu um novo recorde em fevereiro de 2022, com um aumento de quase 70% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Essa taxa de destruição da floresta é a maior dos últimos 15 anos.

02 – Quais são as consequências do aumento do desmatamento na Amazônia para o meio ambiente e o clima global?

      O aumento do desmatamento na Amazônia tem diversas consequências graves, como:

      Aceleração das mudanças climáticas: A floresta amazônica funciona como um sumidouro de carbono, absorvendo grandes quantidades de dióxido de carbono da atmosfera. Com o desmatamento, essa capacidade é reduzida, contribuindo para o aumento da concentração de gases do efeito estufa e intensificando o aquecimento global.

      Perda da biodiversidade: A Amazônia abriga uma enorme diversidade de espécies de plantas e animais. O desmatamento destrói habitats e causa a extinção de muitas dessas espécies.

      Alteração do regime de chuvas: A floresta amazônica influencia os padrões de chuva em todo o continente sul-americano. O desmatamento pode levar a mudanças nesses padrões, causando secas e outros eventos climáticos extremos.

03 – Qual o papel do Imazon na divulgação desses dados sobre o desmatamento?

      O Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) é uma organização não governamental que monitora o desmatamento na Amazônia através de imagens de satélite. O instituto é responsável por coletar e analisar os dados sobre a perda de cobertura florestal, divulgando os resultados em relatórios e comunicados à imprensa. Dessa forma, o Imazon desempenha um papel fundamental na conscientização sobre a problemática do desmatamento e no acompanhamento das políticas públicas para combater esse problema.

04 – Quais são os principais fatores que contribuem para o aumento do desmatamento na Amazônia?

      Diversos fatores contribuem para o aumento do desmatamento na Amazônia, como:

      Expansão da agropecuária: A conversão de áreas de floresta em pastagens e lavouras é um dos principais drivers do desmatamento.

      Exploração madeireira ilegal: A exploração ilegal de madeira é outra atividade que contribui para a destruição da floresta.

      Garimpo ilegal: O garimpo ilegal também causa danos ambientais significativos, além de gerar conflitos sociais e de saúde.

      Fraqueza na fiscalização: A falta de fiscalização e o enfraquecimento das leis ambientais facilitam a ação de desmatadores ilegais.

05 – Quais as possíveis soluções para combater o desmatamento na Amazônia?

      Para combater o desmatamento na Amazônia, são necessárias ações em diversas frentes, como:

      Reforço da fiscalização ambiental: Aumentar a presença de agentes ambientais nas áreas de maior risco de desmatamento e fortalecer as ações de combate ao crime ambiental.

      Combate à grilagem de terras: Combater a grilagem de terras e garantir a regularização fundiária.

      Promoção de atividades econômicas sustentáveis: Incentivar atividades econômicas que gerem renda para a população local sem causar danos ao meio ambiente, como o ecoturismo e a produção de produtos florestais não madeireiros.

      Cooperação internacional: Fortalecer a cooperação internacional para combater o desmatamento e apoiar os países da Amazônia na implementação de políticas de conservação.

 

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

ROMANCE: TEMPOS DIFÍCEIS - (FRAGMENTO) - CHARLES DICKENS - COM GABARITO

 Romance: Tempos difíceis – Fragmento

                  Charles Dickens.

        [...]

        Era uma cidade de tijolos vermelhos, ou antes de tijolo que tinha sido vermelho, se a fumaça e as cinzas o tivessem consentido; mas, tal como estava, era uma cidade de um vermelho e preto esquisitos, semelhando a cara pintada de um selvagem. Era uma cidade de máquinas e chaminés, das quais saíam incessantemente serpentes intermináveis de fumaça, que jamais se desenroscavam. Tinha um canal negro e um rio manchado de roxo por tintas malcheirosas e imensas pilhas de edifícios, cheios de janelas, onde todo o santo dia ruídos e estremecimentos e onde os êmbolos das máquinas a vapor subiam e descia melancolicamente, semelhante à cabeça de um elefante melancolicamente louco. Para essa gente, cada dia era igual ao anterior e ao seguinte e cada ano idêntico ao último e ao próximo.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhGvNRnc7JZGTF8xDdi4aA_wz7ynQDCJQwh7yMwAIhSks9qqg2r8Jp9Dgxp5yBUiwJEAEK-3r0oYYRlWcmfl2KehZivO-hjjRRu1cgYlLUuWNqTSfwmoDlAnzRENsL8iQblmYUoNTxRUvs87h4Ib6-IaUud0f6gt9aMexRr8eZrIm9xoS4zztcT8t7HUA/s1600/MAQUINA.jpg

        [...]

DICKENS, Charles. Tempos difíceis. Trad. De José Maria Machado. São Paulo: Clube do Livro, 1969. p. 26-27. Fragmento.

Fonte: Português – Literatura, Gramática e Produção de texto – Leila Lauar Sarmento & Douglas Tufano – vol. 2 – Moderna – 1ª edição – São Paulo, 2010, p. 133.

Entendendo o romance:

01 – Qual a principal característica da cidade descrita por Dickens?

      A cidade é descrita como um lugar industrializado e poluído, dominado por fábricas e chaminés que expelem fumaça constantemente. A poluição é tão intensa que altera a cor original dos tijolos, e o rio está contaminado por resíduos industriais.

02 – Que tipo de atmosfera a descrição da cidade cria no leitor?

      A descrição da cidade cria uma atmosfera opressora e sombria. As imagens de máquinas, fumaça e ruídos constantes transmitem a ideia de um ambiente hostil e desumanizador, onde a vida é monótona e repetitiva.

03 – Qual a relação entre a natureza da cidade e a vida dos seus habitantes?

      A natureza da cidade influencia diretamente a vida dos habitantes. A poluição e o ritmo frenético da produção industrial afetam a saúde e o bem-estar das pessoas, criando um ambiente de trabalho insalubre e uma vida cotidiana marcada pela monotonia e pela falta de contato com a natureza.

04 – Que crítica social Dickens faz através dessa descrição?

      Dickens critica o processo de industrialização e seus efeitos negativos sobre a sociedade. A cidade representa a alienação e a desumanização causadas pelo capitalismo, onde a busca pelo lucro e a produção em massa são priorizadas em detrimento da qualidade de vida das pessoas.

05 – Como a repetição de palavras e expressões contribui para a construção do sentido do texto?

      A repetição de palavras como "fumaça", "máquinas" e "ruídos" reforça a ideia da monotonia e da repetitividade da vida na cidade industrial. Além disso, a comparação da máquina a vapor com um "elefante melancolicamente louco" cria uma imagem vívida e expressiva, que contribui para a construção de uma atmosfera opressiva e surreal.

 

 

ARTIGO DE OPINIÃO: A ARTE - (FRAGMENTO) - RENATO ZERBINI RIBEIRO LEÃO - COM GABARITO

 Artigo de opinião: A Arte – Fragmento

                 Renato Zerbini Ribeiro Leão

        O Renascimento proporcionou mudança na mentalidade conceitual da arte ao separá-la dos ofícios e das ciências. À época a poesia, por exemplo, passou a ser considerada arte ao invés de um tipo de filosofia ou mesmo profecia. A partir daí nota-se inclusive uma melhora na percepção e na situação social do artista, pois os nobres e os ricos europeus aguçaram seus interesses pela beleza. A arte consagra-se como um objeto de consumo estético da nobreza e das altas classes sociais.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgj40U9OiUYJX4_VkkBCD9imloIKP2PV2RA-hmeN4DiukJ4T_J9PMYdJq1QUVxdokD8Ppn3yUre6RyGtlSEMen8NIgt36-sK9kpViLloe1lw5A5Vq0QUa9CRZGBOqERWVrQ6ONZaFKLojYbl7Qw8VhCSfaOTSRqmviEajdFPO1yA7HjYM56EEgFQ6mzdD8/s1600/cerebro-e1677349405431.jpg


        O romantismo culminou no século 19 com a ideia de que a arte surge espontaneamente do indivíduo, pois a obra artística emerge do interior do artista e de sua própria linguagem natural. Valoriza-se a sensibilidade e a fantasia. [...]. Finalmente, a arte fala o idioma da intuição, não o da reflexão. É ela uma forma de liberar-se da vontade, de ir além do eu.

        [...]

        No Brasil, entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, artistas propuseram uma nova visão de arte à luz de uma estética inovadora inspirada na vanguarda europeia, evento esse que, embora nascido em São Paulo, ficou nacionalmente conhecido como a Semana da Arte Moderna: uma manifestação artística cultural que reuniu apresentações de danças, esculturas, músicas, poesias e recitais. Uma ação que impactou e transformou a arte modernista brasileira. Tratou-se, não há dúvidas, de uma emancipação estética patrocinada por artistas, escritores, músicos e pintores.

        [...]

        A arte engloba arquitetura, cinema, dança, desenho, escultura, fotografia, literatura, música, pintura, poesia. Hoje em dia, em pleno século 21, até mesmo a televisão, a moda, a publicidade e os videojogos são por muitos considerados como manifestações artísticas. Segundo René Huyghe, a arte e o homem são indissociáveis. Não há arte sem homem, muito menos homem sem arte. O ser isolado ou a civilização que não chega à arte estão ameaçados por uma secreta asfixia espiritual, por uma turbação moral. Para a Unesco, a arte é chave para formar gerações capazes de reinventar o mundo herdado. Ela reforça a vitalidade das identidades culturais e promove a relação com outras comunidades.

        A arte é a capacidade humana de criação. É a expressão ou aplicação de habilidades criativas e a imaginação para criar obras que são apreciadas principalmente por sua beleza, intelecto ou poder emocional. Seus resultados são obtidos por distintos meios. A arte de cozinhar, de pintar quadros, de grafitar, as artes plásticas, a arte de compor (poemas e partituras musicais), a gravura, a impressão de livros e, até mesmo, atrelados a um conceito mais severo, meios hoje em dia causadores de grande repulsa social, como a caça e a guerra, podem ser considerados como arte. O ser humano e a arte estão rigorosamente conectados. A arte liberta. E, atualmente, a arte de viver cada vez mais se faz indispensável para a emancipação humana.

LEÃO, Renato Zerbini Ribeiro. A Arte. Correio Braziliense, 20 jan. 2020. Disponível em: www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/opiniao/2020/01/26/internas_opiniao,823467/artigo-a-arte.shtml. Acesso em: 30 abr. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 29-30.

Entendendo o artigo:

01 – Qual a principal mudança na concepção da arte que o Renascimento proporcionou?

      O Renascimento separou a arte dos ofícios e das ciências, elevando-a à categoria de expressão artística e objeto de consumo estético da nobreza.

02 – Qual a principal característica da concepção romântica da arte?

      O Romantismo valoriza a individualidade do artista, a expressão de seus sentimentos e a espontaneidade da criação artística.

03 – Qual o significado da Semana da Arte Moderna para a arte brasileira?

      A Semana da Arte Moderna representou uma ruptura com os padrões artísticos tradicionais no Brasil, introduzindo novas estéticas e influenciando o desenvolvimento da arte modernista no país.

04 – Quais são as diferentes manifestações artísticas citadas no texto?

      O texto cita uma ampla variedade de manifestações artísticas, incluindo pintura, escultura, música, literatura, dança, cinema, arquitetura, fotografia, poesia, moda, publicidade, videojogos e até mesmo a caça e a guerra.

05 – Qual a importância da arte para a humanidade, segundo o texto?

      A arte é fundamental para a humanidade, pois ela permite a expressão da criatividade, a conexão entre as pessoas, a formação de identidades culturais e a transformação da sociedade.

06 – Qual a relação entre o homem e a arte, de acordo com o autor?

      O homem e a arte são indissociáveis. A arte é uma expressão da natureza humana e a ausência dela pode levar a uma crise espiritual e moral.

07 – Qual a importância da arte de viver no contexto atual?

      A arte de viver é fundamental para a emancipação humana, pois permite que as pessoas expressem sua individualidade, encontrem significado na vida e se conectem com o mundo ao seu redor.

 

 

REPORTAGEM: A NOVA VELHA GERAÇÃO - (FRAGMENTO) - COM GABARITO

 Reportagem: A nova velha geração – Fragmento

        Provavelmente, nunca foi tão difícil como hoje caracterizar uma pessoa idosa. Os antigos clichês não se aplicam mais. Os aposentados de pijama e as senhoras que passam os dias a fazer tricô desaparecem aos poucos e dão lugar a figuras muito diferentes.

        Quem tem medo de envelhecer não se assusta mais com frases do tipo "Eu sou você amanhã", ícone de um famoso comercial dos anos 1970. Ao que tudo indica, o amanhã parece cada vez mais promissor.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnwYaVPT2e8k1O31qnUQqlSFR6jfIl4RjMJ08XHnPjoBgZHsYXZCJAdFJLPvKUxYla82RSvBFDPF5Y3Pp9TSZPRk_vT208AD_iFnHt4lMfMGQHQypZSa0rWFkbk-5oYYHFy99s1oDHYvVn_gActzMBbbQImRyF5X6dvMkC35vPj2Ou7cFupCbH_bjGIts/s320/IDOSO.jpg


        [...]

        A bola cristal dos pesquisadores sociais aponta para uma espécie de personagem padrão do futuro. Seria um idoso high-tech, celular na mão, piercing na orelha, adepto do videogame, consumista, trabalhador ativo, reivindicador político, com mais escolaridade e mais renda que seus próprios avôs e beneficiado pela tecnologia médicocosmetológica. [...]

        Perfil esse "Com base nas projeções dos resultados do Censo 2000, o Brasil será o sexto país mais envelhecido do mundo em 2025", informa Ana Amélia Camarano, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso. A pesquisadora, em seu livro “Os Novos Idosos Brasileiros” – muito além dos 60?, traçou um perfil dessa nova velha geração.

        São os filhos do baby boom, a numerosa prole nascida entre 1946 e 1962. É uma parcela da população em que as mulheres ganharam mais escolaridade, entraram maciçamente no mercado de trabalho e se transformaram, atualmente, em provedoras e cuidadoras. [...].

Disponível em: www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=1143:reportagens-materias&Itemid=39. Acesso em: 28 fev. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 87-88.

Entendendo a reportagem:

01 – Qual a principal mudança observada no perfil dos idosos atualmente?

a) Aumento da dependência de terceiros.

b) Diminuição da expectativa de vida.

c) Adaptação às novas tecnologias e estilos de vida mais ativos.

d) Isolamento social e diminuição das atividades.

02 – Qual a principal característica da "nova velha geração" segundo a pesquisadora Ana Amélia Camarano?

a) Baixa escolaridade e dificuldade em se adaptar às mudanças.

b) Alta escolaridade, inserção no mercado de trabalho e maior participação social.

c) Priorização de atividades domésticas e cuidado com os netos.

d) Desinteresse por novas tecnologias e tendências.

03 – Qual o impacto da tecnologia na vida dos idosos da atualidade?

a) A tecnologia tem pouco impacto no dia a dia dos idosos.

b) A tecnologia tem dificultado a vida dos idosos.

c) A tecnologia tem contribuído para uma vida mais ativa e conectada para os idosos.

d) A tecnologia tem isolado os idosos da sociedade.

04 – Qual a expectativa em relação ao envelhecimento da população brasileira?

a) O Brasil terá uma redução significativa na população idosa nas próximas décadas.

b) O Brasil se tornará um dos países com a menor população idosa do mundo.

c) O Brasil se tornará um dos países com a maior população idosa do mundo.

d) Não há projeções sobre o envelhecimento da população brasileira.

05 – Qual o papel das mulheres na "nova velha geração"?

a) As mulheres idosas têm um papel menos ativo na sociedade.

b) As mulheres idosas são, em sua maioria, dependentes financeiramente.

c) As mulheres idosas são mais escolarizadas e atuantes no mercado de trabalho.

d) As mulheres idosas dedicam-se exclusivamente aos cuidados da família.

NOTÍCIA: CENSO - MATRÍCULAS EM CURSOS SUPERIORES DE EAD SUPERAM PRESENCIAIS - (FRAGMENTO) - HELOISA CRISTALDO - COM GABARITO

 Notícia: Censo – matrículas em cursos superiores de EAD superam presenciais – Fragmento

          Ensino remoto ultrapassou presencial pela primeira vez, diz Inep

Heloisa Cristaldo – Publicado em 18/02/2022 – 18:39 – Brasília

        Os cursos de ensino a distância (EAD) no Brasil receberam mais matrículas do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada, em 2020. Os dados fazem parte do Censo da Educação Superior 2020, [...] pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjU5gq3KwFrSvFLdDvob9BtPXJD8FynXIhyLE_wX3lgdXcJXzUe9nHpTc1195315vfhP4NmzxHks_XmU-4qp5FEMhdDS7AFx6MFHiPiVIb7gGwFMmiCVPsRphYyz1R17RXi0mX95ANSDN_-K72-PgjYkkXguhwgfBd98en6311A5x2vGqxWmck21UpZvd8/s320/ead%20(1).jpg



        É a primeira vez que o país registra maior ingresso de alunos nos cursos à distância em relação à modalidade presencial. Segundo o Inep, esse fenômeno havia sido constatado em 2019, apenas na rede privada. Dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos à distância e 1,7 milhão (46,6%), pelos presenciais.

        Nos últimos 10 anos, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu 13,9%, enquanto nos cursos EAD aumentou 428,2%. Em 2010, a participação percentual dos novos alunos em cursos superiores online era de 17,4%; atualmente, alcança 53,4% dos estudantes. 

        Para o diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier, o resultado mostra a força da educação a distância, o investimento do setor em tecnologia e a melhor aceitação da sociedade a essa modalidade. "Com isso, nós ganhamos mais flexibilidade e mais alcance para educação superior”, disse.

        [...]

CRISTALDO, Heloisa. Censo – matrículas em cursos superiores de EAD superam presenciais. Agência Brasil. Brasília, 18 fev. 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2022-02/censo-matriculas-em-cursos-superiores-de-ead-superam-presenciais. Acesso em: 31 mar. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. P. 52.

Entendendo a notícia:

01 – Qual foi a principal descoberta do Censo da Educação Superior de 2020 em relação às modalidades de ensino?

      A principal descoberta foi que, pela primeira vez, o número de matrículas em cursos de ensino a distância (EAD) superou o número de matrículas em cursos presenciais, tanto na rede pública quanto na privada.

02 – Como a participação dos novos alunos em cursos superiores online evoluiu nos últimos 10 anos?

      A participação dos novos alunos em cursos superiores online aumentou significativamente nos últimos 10 anos, passando de 17,4% em 2010 para 53,4% em 2020. Enquanto isso, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu.

03 – Quais são os principais fatores que contribuíram para o crescimento do EAD no Brasil, segundo o diretor presidente da ABMES?

      Segundo Celso Niskier, o crescimento do EAD no Brasil é resultado da força da educação a distância, dos investimentos em tecnologia e da maior aceitação da sociedade por essa modalidade de ensino.

04 – Qual a importância desse crescimento do EAD para a educação superior no Brasil?

      O crescimento do EAD proporciona maior flexibilidade e alcance para a educação superior no Brasil, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior, independentemente de suas localizações e disponibilidade de tempo.

05 – Em qual ano o fenômeno do maior ingresso de alunos em cursos à distância em relação à modalidade presencial havia sido constatado apenas na rede privada?

      Esse fenômeno havia sido constatado em 2019, apenas na rede privada.

 

TEXTO: GÊNERO TEXTUAL QUE FAZ CRÍTICAS AOS TEMAS DE INTERESSE PÚBLICO - (FRAGMENTO) - CLEANE LIMA - COM GABARITO

 Texto: Gênero textual que faz críticas aos temas de interesse público – Fragmento

           Cleane Lima

        A charge tem a finalidade de ilustrar, por meio da sátira, os acontecimentos atuais, sobretudo de cunho político e social, que despertam o interesse público. Seu veículo principal são jornais e revistas, em suas versões impressas e digitais.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6E9Z7C5xCzw2l38KJzpdfQ1AJR8Ow90inurw5WNf8BfXaAexFtS2lyTl5OW_qvoTT-W6wPtnf4LzfBRgpfwkxejEAULAKu4KcAIrrV66lN7XgPyl8jPTQclYMkBg-MNMxSXhJx3hmCIfq_kP1sUgpSf65z62HQLhXoQWjgiXjOUiroK8oH0Z6YuX8jqE/s320/CHARGE.png


        É o gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas. A charge pode vir com um ou mais personagens, em geral personalidades públicas.

        Outro traço importante são as escolhas do autor com relação à presença ou não de elementos verbais. Os signos não verbais, obviamente, estão sempre presentes.

        De origem francesa, “charger” quer dizer “carga”, ou seja, o uso do exagerado para representar alguma situação ou alguém de forma cômica. A primeira charge publicada no Brasil tinha o título “A Campanha e o Cujo”, criada por Manuel José de Araújo (1806-1879), em 1837, em Porto Alegre.

        O gênero surgiu no século XIX e trouxe à tona a necessidade do público de expressar indignação e insatisfação com o governo vigente. Por meio da charge, o leitor encontra caminhos para entender os acontecimentos ocorridos no mundo todo. O profissional que as desenha, o chargista, precisa ter conhecimento dos assuntos em pauta para poder retratá-los e transmiti-los de forma objetiva. [...]

LIMA, Cleane. Charge. Educa Mais Brasil. [s/1], 13 mar. 2019. Disponível em: www.educamaisbrasil.com.br/eenem/lingua-portuguesa/charge. Acesso em: 31 mar. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 73.

Entendendo o texto:

01 – Qual é a principal função da charge?

      A principal função da charge é ilustrar, de forma satírica, acontecimentos atuais, principalmente os de cunho político e social, que despertam o interesse público.

02 – Quais são os elementos visuais e textuais presentes em uma charge?

      As charges geralmente apresentam caricaturas de personagens, com ou sem a presença de elementos textuais. Os signos não verbais, como expressões faciais e postura dos personagens, são sempre utilizados para transmitir a mensagem.

03 – Qual a origem da palavra "charge" e o que ela significa?

      A palavra "charge" tem origem francesa e significa "carga". O termo se refere ao uso do exagero para representar uma situação ou pessoa de forma cômica.

04 – Qual a importância histórica da charge?

      A charge surgiu no século XIX como uma forma de expressão popular, permitindo que as pessoas manifestassem sua indignação e insatisfação com o governo e com os acontecimentos da época.

05 – Quais são as principais características de um bom chargista?

      Um bom chargista precisa ter conhecimento dos assuntos em pauta, ser capaz de criar caricaturas expressivas e transmitir a mensagem de forma clara e objetiva.

 

 

HISTÓRIA: O CORREIO-CORUJA - (FRAGMENTO) - J.K. ROWLING - COM GABARITO

 História: O Correio-coruja – Fragmento

              J. K. Rowling

        Harry Potter era um menino bastante fora do comum em muitas coisas. Para começar, ele detestava as férias de verão mais do que qualquer outra época do ano. Depois, ele realmente queria fazer seus deveres de casa, mas era obrigado a fazê-los escondido, na calada da noite. E, além de tudo, também era bruxo.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEij-YtCPoet1ScVHuzuDjpY4RZM2-CkI0z2QM0UuVD6qP7o0f1XjWmNxA9JLqYBREGWLQhyphenhyphenbthFVy_gDM6hWE7Lf9YBNPU307P3oJNxPaQ4-40xVF2if15eRF4HicNE7CMnhPY_VKf-Ayjd89azBya27ydBBUzfroCsvksLEev2Gt7S1-oSrwhP4nL8738/s1600/CORREIO.jpg

        Era quase meia-noite e Harry estava deitado de bruços na cama, as cobertas puxadas por cima da cabeça como uma barraca, uma lanterna em uma das mãos e um grande livro encadernado em couro (História da Magia de Batilda Bagshot), aberto e apoiado no travesseiro. Harry correu a ponta da caneta de pena de águia pela página, franzindo a testa, à procura de alguma coisa que o ajudasse a escrever sua redação, “A queima de bruxas no século XIV foi totalmente despropositada — discuta”.

        A caneta pousou no alto de um parágrafo que pareceu a Harry promissor. Ele empurrou os óculos redondos para a ponta do nariz, aproximou a lanterna do livro e leu:

        Os que não são bruxos (mais comumente conhecidos pelo nome de (trouxas) tinham muito medo da magia na época Medieval, mas não tinham muita capacidade para reconhecê-la. Nas raras ocasiões em que apanhavam um bruxo ou uma bruxa de verdade, a sentença de queimá-los na fogueira não produzia o menor efeito. O bruxo, ou bruxa, executava um Feitiço para Congelar Chamas e depois fingia gritar de dor, enquanto sentia uma cocegazinha suave e prazerosa. De fato, Wendelin, a Esquisita, gostava tanto de ser queimada na fogueira que se deixou apanhar nada menos que quarenta e sete vezes, sob vários disfarces.

        Harry prendeu a caneta entre os dentes e passou a mão embaixo do travesseiro à procura do tinteiro e de um rolo de pergaminho. Devagar e com muito cuidado, retirou a tampa do tinteiro, molhou a pena e começou a escrever, parando de vez em quando para escutar, porque se algum dos Dursley, a caminho do banheiro, ouvisse sua pena arranhando o pergaminho, ele provavelmente ia acabar trancafiado no armário embaixo da escada pelo resto do verão.

        A família Dursley, que morava na Rua dos Alfeneiros, 4, era o motivo pelo qual Harry jamais aproveitava as férias de verão. Tio Válter, tia Petúnia e o filho deles, Duda, eram os únicos parentes vivos de Harry. Eram trouxas e tinham uma atitude muito medieval com relação à magia. Os pais de Harry, já falecidos, que tinham sido bruxos, nunca eram mencionados sob o teto dos Dursley. Durante anos, tia Petúnia e tio Válter tinham alimentado esperanças de que, se oprimissem Harry o máximo possível, seriam capazes de acabar com a magia que houvesse nele. Para sua fúria, tinham fracassado. Agora, viviam aterrorizados que alguém pudesse descobrir que Harry passara a maior parte dos últimos dois anos na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O máximo que podiam fazer, porém, era trancar os livros de feitiços, a varinha, o caldeirão e a vassoura de Harry no início das férias de verão e proibir que o menino falasse com os vizinhos. [...]

ROWLING, J. K. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. p. 9-10.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 30-31.

Entendendo a história: 

01 – Por que Harry Potter detesta tanto as férias de verão?

      Harry detesta as férias de verão porque tem que passar esse período com seus tios trouxas, os Dursley, que o maltratam e não aceitam sua condição de bruxo. Eles o obrigam a viver em um ambiente hostil e reprimido, o oposto do mundo mágico de Hogwarts.

02 – Qual a relação de Harry com a magia durante as férias?

      Durante as férias, Harry é privado de sua magia. Seus livros, varinha e outros objetos mágicos são escondidos, e ele é proibido de praticar qualquer tipo de feitiçaria. Essa privação o frustra e o faz sentir-se isolado e diferente.

03 – Como os Dursley reagem à magia de Harry?

      Os Dursley têm medo e desprezo pela magia. Eles acreditam que a magia é algo ruim e perigoso, e fazem de tudo para negar a existência dela e reprimir os poderes de Harry.

04 – Qual a importância da escrita para Harry?

      A escrita é uma forma de escape para Harry. Ao escrever sua redação, ele se transporta para um mundo mágico, onde pode explorar sua imaginação e se conectar com sua verdadeira identidade.

05 – O que revela a história de Wendelin, a Esquisita, sobre a perseguição aos bruxos?

      A história de Wendelin, que se deixava capturar repetidamente para ser queimada na fogueira, revela o absurdo da perseguição aos bruxos na Idade Média. Ela mostra que os bruxos eram frequentemente vítimas de preconceito e medo, e que muitas vezes se divertiam com a situação, demonstrando sua superioridade mágica.

06 – Qual o papel da escola de Hogwarts na vida de Harry?

      Hogwarts representa um refúgio para Harry, um lugar onde ele pode ser ele mesmo e aprender sobre sua magia. A escola oferece a Harry um senso de pertencimento e o contato com outras pessoas como ele.

07 – O que o fragmento revela sobre o caráter de Harry Potter?

      O fragmento mostra que Harry é um menino inteligente, curioso e resiliente. Ele enfrenta as adversidades com coragem e não se deixa abater pelas dificuldades. Além disso, Harry possui um senso de justiça e compaixão, características que o farão se tornar um grande bruxo e um herói.

 

 

POEMA: A PRIMAVERA - OLAVO BILAC - COM GABARITO

 Poema: A Primavera

             Olavo Bilac 

Eu sou a Primavera!

Está limpa a atmosfera,

E o sol brilha sem véu!

Todos os passarinhos

Já saem dos seus ninhos,

Voando pelo céu.

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMS9MTIGhGOSjA69P4Wzk-3AnAW1prPjbfAmGEm2Hwlqj7GQcHW6hjkB6WFYVqZ25MprVtzvErJ_d9ySthUZfjMW4nRABjjk8GOvNOxtqTfsnwAaYTJDJ-iKkBcDqLcpG0Mq6STssFtC0nJeUQezcdUrAXeGipZG8maPBnqtTFTJKgDQ_biQw_IT_isW4/s320/PRIMAVERA.jpg 

Há risos na cascata,

Nos lagos e na mata,

Na serra e no vergel:

Andam os beija-flores

Pousando sobre as flores,

Sugando-lhes o mel.

 

Dou vida aos verdes ramos,

Dou voz aos gaturamos

E paz aos corações;

Cubro as paredes de hera;

Eu sou a Primavera,

A flor das estações!

BILAC, Olavo. A Primavera. In: Bilac, Olavo. Poesias infantis. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1929. Disponível em: www.literaturabrasileira.ufsc.br/_documents/poesias_infantis_de_olavo_bilac-1.htm#APrimavera. Acesso em: 28 fev. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 72.

Entendendo o poema:

01 – Qual a principal característica da Primavera que o poema destaca?

a) O frio intenso.

b) A tristeza e a melancolia.

c) A vida e a renovação.

d) A noite e o escuro.

02 – Qual das seguintes imagens NÃO está presente no poema para descrever a Primavera?

a) Pássaros voando.

b) Flores coloridas.

c) Neve caindo.

d) Águas cristalinas.

03 – O que o poeta sugere que a Primavera traz para os corações das pessoas?

a) Tristeza e solidão.

b) Paz e alegria.

c) Medo e angústia.

d) Raiva e frustração.

04 – Qual o significado da frase "Dou vida aos verdes ramos"?

a) A Primavera faz com que as plantas sequem.

b) A Primavera faz com que as plantas floresçam e cresçam.

c) A Primavera faz com que as plantas percam as folhas.

d) A Primavera não tem influência sobre as plantas.

05 – Qual é o sentimento predominante expresso pelo poeta nesse poema?

a) Tristeza.

b) Alegria.

c) Raiva.

d) Indiferença.