terça-feira, 9 de junho de 2020

TEXTO: ESTÃO DELETANDO O PORTUGUÊS - HÉLIO TEIXEIRA - COM GABARITO


Texto: Estão deletando o português
           
Hélio Teixeira

 “Lenta e gradualmente o idioma nacional vai sendo devorado pela aversão à leitura”

        Um casal de nerds foi ao shopping, ficou em dúvida sobre o snack bar ou o fast food, e decidiu dar um look em um novo point para o happy hour. A frase anterior quer dizer que dois maluquinhos por computador foram a um centro comercial, não sabiam se tomavam uma cervejinha nos botecos disponíveis ou uma comidinha rápida, e resolveram cair fora rumo a um novo local para curtir o final de tarde. Pobre português.
        Janeiro é o mês. Junto como verão surge o vestibular e com ele a imprensa mostrando atrocidades cometidas nas redações, resultantes das dezenas de cursinhos que vendem o sonho da universidade. É a hora e a vez de exceção com dois “esses”. História com o “i” substituindo o “h”, idiota com “n” antes do “d”.  Preciosidades como “Fernando Enrike Cardozzo é o presidente do Brasil” ou “meu çonho é ser enjeiero”. A maioria da ilustrada “galera” que vem vindo aí atrás, a chamada juventude ou nova geração, trafega ao largo das mais elementares regras do bom português. Até porque não tem o saudável hábito da leitura. Paulo Francis morreu, mas deixou uma verdade: “Quem não lê, não pensa, vira servo”.
        Lenta e gradualmente o bravo idioma nacional vai sendo devorado pela aversão à leitura das queridas novas gerações, cujo vocabulário vai se resumindo a chavões da moda que, sem perceber, mutilam cérebros repletos de neurônios sequiosos de serem ativados. São especialistas em “Wing Commander”, “Rise of the Triad” ou adoram o “Gold Monkey”, este joguinho onde se dá o caminho das bananas aos macacos.
        Não se pense que este escriba tem saudades da Olivetti, aquela velha e querida senhora, companheira inseparável de um jornalista com mais de 30. Não, mas esta era da informática repleta de expressões está catapultando o vernáculo.
        A secretária não copia a carta. Ela printa um letter. O garotão diante do Windows95 não salva o arquivo, dá um save. Não se tem mais endereço, mas um e-mail. Qualquer hora dessas, a “gata” vai perguntar ao seu “gato”: “Qual o disco que você quer do meu drive, o A ou o B?” E ele responderá que seu disquete não está formatado para invadir o drive.
        Num panorama desses, defender o idioma pátrio está virando coisa de “animal”, de subdesenvolvido, à medida que a propaganda nas emissoras de rádio propõe um test-drive a compradores de automóveis do que simplesmente “dar uma voltinha no bólido pretendido”. José Wilker, no “Jornal do Brasil”, indagou porque MTV vira emi-ti-ví em vez de MTV, como se lê. Noutro dia, o Sandro Dalpíccolo fez uma belíssima matéria na Globo sobre as diferentes palavras utilizadas no sul, sudeste e nordeste do país e que traduzem a mesma coisa. A raia que é pipa ou papagaio, o piá curitibano que é guri, o menino, garoto em outros cantos, o semáforo que vira sinaleira ou sinal, o meio fio que é guia, e a singela tradução de um simpático senhor explicando aos telespectadores o que é vinawurst (salsicha de Viena no curitibês).
        Nem vinte por cento das palavras existentes no dicionário do Aurélio são de uso habitual. Portanto, botemos a calipígia de molho. Do contrário, além de engolir as telecomunicações, a energia, a mídia e, de quebra, a Vale do Rio Doce, o Big Brother vai acabar deletando a língua pátria.
Paraná & Cia, ano III, n.28, 26 mar. 1997.
                        Fonte: Livro – Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – 8ª Série – Marilda Prates – Ed. Moderna, 2005 – p. 21, 22, 24.
Entendendo o texto:

01 – Em seu texto, Hélio Teixeira afirma que estão deletando o português. Você sabe o que ele quis dizer e por que escolheu “deletando” para se expressar?
      Deletar: apagar, eliminar. Estão “acabando” com a Língua Portuguesa. Usou “deletando” justamente para exemplificar seu ponto de vista.

02 – É comum usarmos expressões em inglês, mesmo que existam palavras na nossa língua para dizer o que pretendemos. Isto é modismo, “gíria” importada ou o quê? Pense e comente.
      Resposta pessoal do aluno.

03 – Comente a frase: “A maioria da ilustrada ‘galera’ que vem vindo aí atrás, a chamada juventude ou nova geração, trafega ao largo das mais elementares regras do bom português”.
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Comente a frase de Paulo Francis: “Quem não lê, não pensa, vira servo”.
      Resposta pessoal do aluno.

05 – “Do contrário, além de engolir as telecomunicações, a energia, a mídia e, de quebra, a Vale do Rio Doce, o Big Brother vai acabar deletando a língua pátria”. Big Brother, ou Grande Irmão, é personagem de 1984, uma obra de George Orwell. Nessa história, o Grande Irmão é um terrível ditador que governa o mundo após catástrofes políticas e sociais. Ele vigia constantemente pensamentos e ações e mantém o mundo sob um regime de terror e de miséria. No texto, Big Brother é uma referência às potências internacionais que, gradativamente, vão aumentando o seu poder econômico e cultural sobre países subdesenvolvidos como o Brasil. Considerando essas informações, responda: Por que o Big Brother vai acabar deletando a língua pátria?
      Porque, à medida que a influência econômica das potências internacionais vai aumentando, a cultura brasileira vai também sofrendo essa influência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário