quarta-feira, 24 de junho de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): ME DEIXE MUDO - CHICO BUARQUE - COM GABARITO

Música(Atividades): Me Deixe Mudo

                                Chico Buarque

Não diga nada

Saiba de tudo

Fique calada

Me deixe mudo

Seja no canto, seja no centro

Fique por fora, fique por dentro

Seja o avesso, seja a metade

Se for começo fique a vontade

Não me pergunte, não me responda

Não me procure, e não se esconda

                                       Composição: Walter Franco.

Entendendo a canção:

01 – Em alguns versos, ocorre a antítese, figura de linguagem que apresenta termos de sentidos contrários. Identifique esses pares de palavras.

      Nada/tudo; fora/dentro; pergunte/responda; procure/esconda.

      No par “procure/esconda”, as palavras em si não são antônimas, mas, no contexto apresentado, elas funcionam como tal, entendendo-se procurar como “tentativa de achar

02 – Em qual verso são apresentadas palavras sinônimas?

      Fique calada, me deixe mudo.

03 – É possível fazer uma reflexão com a leitura da canção?

      Sim, pois o eu lírico se mostra com medo de algo/alguém, por isso se nega a falar.

04 – Do que o eu lírico tem medo?

      A canção foi lançada em 1973 (período da ditadura), provavelmente dos militares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário