quarta-feira, 24 de junho de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): SAMBA DO AVIÃO - TOM JOBIM - COM GABARITO

ATIVIDADES COM A Música: Samba do Avião

                                                           Tom Jobim

Eparrê

Aroeira beira de mar

Canôa Salve Deus e Tiago e Humaitá

Eta, costão de pedra dos home brabo do mar

Eh, Xangô, vê se me ajuda a chegar

 

Minha alma canta

Vejo o Rio de Janeiro

Estou morrendo de saudades

Rio, céu, mar

Praia sem fim

Rio, você foi feito prá mim

Cristo Redentor

Braços abertos sobre a Guanabara

Este samba é só porque

Rio, eu gosto de você

A morena vai sambar

Seu corpo todo balançar

Rio de sol, de céu, de mar

Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão

Copacabana, Copacabana

 

Cristo Redentor

Braços abertos sobre a Guanabara

Este samba é só porque

Rio, eu gosto de você

A morena vai sambar

Seu corpo todo balançar

Rio de sol, de céu, de mar

Água brilhando, olha a pista chegando

E vamos nós

Pousar.

                      Composição: Antônio Carlos Jobim.

Entendendo a canção:

01 – A partir da leitura da letra da canção fica claro que o autor tratou de dois conceitos geográficos: PAISAGEM E LUGAR. Explique de que forma esses conceitos estão inseridos na canção.

      O autor usou uma linguagem poética para descrever a cidade do Rio de Janeiro, conforme este verso: “Rio do sol, de céu, de mar”.

02 – Cite dois exemplos de elementos naturais e elementos culturais citados na canção.

      Elementos naturais: praia, sol, céu, mar.

      Elementos culturais: a estátua Cristo Redentor e a Baia de Guanabara.

03 – De que fala a canção?

      Saudades da cidade do Rio de Janeiro.

04 – A história da canção é real ou acontece apenas na ficção? Comprove com um verso.

      É real, o autor está dentro de um avião. “Aperte o cinto, vamos chegar”.


Um comentário: