quarta-feira, 17 de junho de 2020

BIOGRAFIA: VIDA E OBRA DA MINEIRA ADÉLIA PRADO - ADÉLIA PRADO - COM GABARITO

Biografia: Vida e Obra da Mineira Adélia Prado

                                                            
Adélia Prado (1935) é uma escritora e poetisa brasileira. Recebeu da Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Jabuti de Literatura, com o livro "Coração Disparado", escrito em 1978. Mineira de Divinópolis, sua obra recria numa linguagem despojada e direta, a vida e as preocupações dos personagens do interior mineiro.

        Adélia Prado nasceu em Divinópolis, em Minas Gerais, no dia 13 de dezembro de 1935. Era filha de João do Prado Filho, ferroviário, e de Ana Clotilde Correa. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Padre Matias Lobato. Em 1950, após a morte de sua mãe, escreveu seus primeiros versos.

        Foi aluna do Ginásio Nossa Senhora do Sagrado Coração. Em 1951 ingressou na Escola Normal Mário Casassanta. Em 1953 formou-se professora. Em 1955 começou a lecionar no Ginásio Estadual Luiz de Melo Viana Sobrinho.

        Posteriormente, ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis e em 1973 formou-se em Filosofia.

        Primeiras publicações

        Adélia Prado publicou seus primeiros poemas em jornais de Divinópolis e de Belo Horizonte. Em 1971 dividiu com Lázaro Barreto a autoria do livro "A Lapinha de Jesus".

        Sua estreia individual só veio em 1975, quando remeteu os originais de seus novos poemas para o crítico literário Affonso Romano de Sant’Anna, que entregou a Carlos Drummond de Andrade para sua apreciação.

        Impressionado com suas poesias, Drummond as envia para a Editora Imago. Nesse mesmo ano, os poemas de Adélia foram publicados no livro "Bagagem" (1975) que chama a atenção da crítica pela originalidade e pelo estilo.

        Em 1976 o livro é lançado no Rio de Janeiro, com a presença de importantes personalidades como Carlos Drummond de Andrade, Affonso Romano de Sant'Anna, Clarice Lispector, Juscelino Kubitschek entre outros.

        Em 1978, publica "O Coração Disparado", com o qual conquista o Prêmio Jabuti de Literatura, conferido pela Câmara Brasileira do Livro.

        Poesia e cultura

        Em 1979, depois de lecionar durante 24 anos, Adélia Prado abandona o Magistério e passa a se dedicar à carreira de escritora. Em seguida, publica as prosa: "Solte os Cachorros" (1979) e "Cacos Para Um Vitral" (1980).

        Em 1980, Adélia dirige o grupo teatral amador “Cara e Coragem” na montagem da peça “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. Em 1981, dirige a peça “A Invasão”, de Dias Gomes, e volta à poesia com “A Terra de Santa Cruz”.

        Ainda em 1981 é apresentado, no Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Princeton, o primeiro de uma série de estudos sobre a obra de Adélia Prado.

        Entre 1983 e 1988 exerce a função de Chefe da Divisão Cultural da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Divinópolis. Em 1985, participa em Portugal, de um programa de intercâmbio cultural entre autores brasileiros e portugueses.

        Em 1988 apresenta-se em Nova York na Semana Brasileira de Poesia, promovida pelo Comitê Internacional pela Poesia. Em 1993 volta para Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Divinópolis.

        Em 1996 estreia no Teatro do SESI em Belo Horizonte, a peça "Duas Horas da Tarde no Brasil". Em 2000, em São Paulo, apresenta o monólogo "Dona de Casa". Em 2001, no SESI do Rio de Janeiro, apresenta um Sarau onde declama poesias do livro "Oráculos de Maio".

        Características da obra de Adélia Prado

        Com vocabulário simples e linguagem coloquial, Adélia produz poemas leves e marcantes.

        Sua poesia é conhecida por retratar o cotidiano sob o olhar “feminino” e não feminista e libertário. Sua poesia costuma colocar a perspectiva da mulher em seus poemas, destacando sempre o “feminino” em primeiro plano.

        A fé católica se faz presente nos poemas de Adélia, que costuma tratar de temas ligados a Deus, à família e principalmente à mulher.

                                                Adélia Prado.

Entendendo o texto:

01 – “Adélia Prado nasceu em Divinópolis, em Minas Gerais, no dia 13 de dezembro de 1935. Era filha de João do Prado Filho, ferroviário, e de Ana Clotilde Correa.”. A frase em destaque permite compreender que o pai de Adélia Prado trabalhava:

a)   Em uma empresa de táxis.

b)   Em uma empresa de trens de ferro.

c)   Em uma empresa de ônibus.

d)   Em uma empresa de ferro fundido.

02 – Qual o assunto principal do texto?

a)   O trabalho de Adélia Prado na Secretaria de Educação e Cultura de Divinópolis.

b)   O exercício do magistério realizado por Adélia durante 24 anos.

c)   A vida e obra da professora e escritora mineira Adélia Prado.

d)   O período que Adélia Prado passou sem escrever nem um verso.

03 – Quando criança, onde Adélia Prado residia com sua família?

a)   Na Rua Minas Gerais.

b)   Na Rua Divinópolis.

c)   Na Rua Ceará.

d)   Na Rua Rio de Janeiro.

04 – “Conta a autora que o livro foi iniciado em 1987, mas depois de concluir o primeiro capítulo, foi acometida de uma crise de depressão, que a bloquearia literariamente por longo tempo. Disse que vê “a aridez como uma experiência necessária” e que “essa temporada no deserto” lhe fez bem”. A expressão em destaque permite compreender que a mineira Adélia Prado:

a)   Passou um bom tempo se dedicando ao seu último livro lançado.

b)   Passou um bom tempo sem escrever nenhuma linha, nenhum verso.

c)   Passou um bom tempo trabalhando em um deserto.

d)   Passou um bom tempo trabalhando na Secretaria de Educação e Cultura.

05 – “Fernanda Montenegro estreia, no Teatro Delfim – Rio de Janeiro, em 1987, o espetáculo ‘Dona Doida’ – um interlúdio, baseado em textos de livros da autora” – Fernanda Montenegro é:

a)   Irmã de Adélia Prado e sua interprete no teatro.

b)   Uma atriz brasileira conhecida internacionalmente.

c)   Uma escritora brasileira conhecida internacionalmente.

d)   Nenhuma das alternativas anteriores.

06 – “Conta a autora que o livro foi iniciado em 1987, mas depois de concluir o primeiro capítulo, foi acometida de uma crise de depressão, que a bloquearia literariamente por longo tempo”. A palavra em destaque tem o mesmo sentido de:

a)   Pegar.

b)   Sentir.

c)   Comer.

d)   Adoecer.

07 – Destaque entre as alternativas abaixo a que demonstra uma opinião sobre Adélia:

a)   Apresentou-se, em 1988, em Nova York, na Semana Brasileira de Poesia.

b)   Foi casada com José Assunção de Freitas.

c)   É a melhor escritora já nascida em terras mineiras.

d)   É moradora da pequena Divinópolis, cidade com 200 mil habitantes.

08 – “O texto lido é.........., por isso............”. A alternativa que melhor completa a frase é:

a)   Um conto / relata uma história fantasiosa.

b)   Uma biografia / relata fatos da vida de alguém.

c)   Uma crônica / relata fatos cotidiano.

d)   Uma reportagem / relata fatos reais.

09 – Qual a função do texto lido?

a)   Criar no leitor a necessidade de adquirir um produto.

b)   Contar a vida de uma determinada pessoa.

c)   Entreter e divertir o leitor.

d)   Informar sobre os pratos oferecidos e seus respectivos valores.

10 – “Participa, em 1985, em Portugal, de um programa de intercâmbio cultural entre autores brasileiros e portugueses, e em Havana, Cuba, do II Encontro de Intelectuais pela Soberania dos Povos de Nossa América”. As expressões destacadas dão ideia, respectivamente, de:

a)   Tempo / modo / tempo.

b)   Tempo / lugar / modo.

c)   Tempo / modo / lugar.

d)   Tempo / lugar / lugar.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário