quinta-feira, 4 de junho de 2020

TEXTO: OS MÚSICOS DE BREMEN - IRMÃOS GRIMM - COM GABARITO

Texto: Os músicos de Bremen
      
       Irmãos Grimm

     Era uma vez um burrinho que nasceu em uma fazenda e sempre pertenceu ao fazendeiro. Todos os dias ele trabalhava duro, desde o amanhecer até o cair da noite.
        Certa tarde, o burrinho ouviu o fazendeiro dizer à esposa:
        — O burro já está ficando velho, acho melhor vendê-lo para um mercador que conheço. Da pele do burro, ele fará alguns tamborins e assim ganharemos algum dinheiro.
        O burrinho ficou muito triste e resolveu fugir para a cidade de Bremen. Lá, tentaria participar da banda da cidade. Quando a noite caiu e os donos estavam dormindo, o burro fugiu.
        O burrinho já tinha andado bastante pela estrada de terra, quando encontrou um cachorro cansado e ofegante.
        — Puxa, você deve ter corrido muito para estar assim, sem fôlego — disse o burrinho.
        — Fugi, pois escutei meu dono dizer que iria me levar para o canil porque estou ficando velho — informou o cachorro.
        — Não me fale mais nada! Comigo aconteceu algo parecido. É por isso que estou indo para Bremen; lá serei músico. Você não quer vir comigo?
        O cachorro aceitou e, juntos, seguiram caminho.
        Mais adiante, encontraram um gato desanimado, miando baixinho e triste. Começaram a conversar e descobriram que o gato havia fugido de casa porque sua dona o maltratava pelo fato de ele estar velho e não ter mais fôlego para caçar os ratos da casa.
        O gato juntou-se a eles e seguiram na direção de Bremen. Andaram um pouco e se depararam com um galo sobre a porteira de uma chácara, cantando com toda a força que tinha.
        — Amigo, por que canta com tanta força se ainda estamos no início da noite e o amanhecer ainda demorará?
        — Estou desesperado! — disse o galo — Como estou ficando velho, minha patroa pretende me assar amanhã, pois receberá convidados importantes. Por isso, canto enquanto posso.
        — Vamos para Bremen! Uma voz tão bela como a sua certamente será apreciada.
        O galo aceitou a proposta do grupo e seguiu com os outros animais.
        Eles andaram por muito tempo. A uma certa altura, viram bem longe uma cabana com as luzes acesas. Como estavam cansados, resolveram ir até lá para descansar e seguir viagem no dia seguinte.
        Quando chegaram perto da casa, o burro, que era o mais alto, olhou pela janela e percebeu que aquela casa era um ponto de encontro dos ladrões da região.
        — O que você está vendo lá dentro? — perguntou o cachorro, demonstrando ansiedade.
        — Vejo uma mesa farta de alimentos e alguns ladrões comendo, bebendo e comemorando.
        — Como eu gostaria de estar lá dentro e me alimentar também — suspirou o gato.
        O burro teve uma ideia. Pediu ao cachorro que subisse em suas costas. Depois, pediu ao gato que subisse sobre as costas do cachorro e por fim, que o galo subisse sobre as costas do gato.
        Todos juntos começaram a fazer um grande barulho. O burro relinchava, o cachorro latia, o gato miava e o galo cocoricava.
        Em seguida, o burro saltou sobre a janela, arrebentando-a. Ao ver aquele amontoado de patas, rabos e cabeças, os ladrões imaginaram que eram uma assombração e fugiram apavorados para a mata.
        Satisfeitos, os animais comeram até se fartar e, depois, apagaram as lamparinas e foram dormir, exceto o galo, que montou guarda no teto da cabana.
        Enquanto isso, os ladrões tremiam de frio na mata. Quando olharam para a cabana e viram tudo escuro, acreditaram que não havia mais ninguém por lá. Tiraram a sorte e escolheram o mais novo no bando para averiguar se o perigo havia acabado.
        Ao ver o homem se aproximando, o galo avisou aos amigos e estes acordaram. O ladrão entrou pelo buraco da janela e viu algo brilhando no escuro. Eram os olhos do gato. Quando o malfeitor chegou mais perto, o gato arranhou o rosto dele. Apavorado, o bandido tentou alcançar a porta para sair, mas, no meio da escuridão, o cachorro mordeu-lhe a perna e o burrinho o acertou com vários coices, enquanto o galo não parava de cantar, assustando o ladrão.
        O ladrão correu até perder o fôlego e ao encontrar o grupo foi logo gritando:
        — Estamos arruinados. Nossa cabana foi invadida por várias assombrações monstruosas. Meu rosto foi arranhado por um monstro de unhas pontiagudas. Outro monstro feriu minha perna com dentes cortantes e levei muitos coices de uma espécie de dragão... tudo isso ao mesmo tempo... e ainda havia um monstro que soltava um som assustador. Não volto mais naquela cabana. Estou todo machucado.
        Os bandidos ficaram desesperados. Acreditavam que era impossível voltar à cabana e recuperar o dinheiro que havia escondido lá. Imaginavam que o local agora era ocupado por um exército de assombrações monstruosas e impiedosas. Para eles, melhor era sumir daquele lugar. E foi o que fizeram. Partiram naquela mesma noite e nunca mais ninguém os viu.
        O burro, o cachorro, o gato e o galo sentiam-se tão bem-instalados naquela cabana que decidiram ficar lá mesmo, desistindo de seguir até Bremen.
        Em pouco tempo, eles encontraram a fortuna que os ladrões haviam escondido em um buraco na parede e puderam viver uma vida farta por muitos e muitos anos.
        O tempo passou e eles envelheceram felizes, com dignidade e companheirismo entre eles.
                          Disponível em: https://www.amazon.com.br
Entendendo o texto:

01 – Identifique o assunto do texto:
a)   A literatura infanto-juvenil.
b)   O trabalho dos Irmãos Grimm.
c)   O livro “Os músicos de Bremen”.

02 – No segmento: “[...] poderão se tornar músicos, graças aos seus incríveis talentos sonoros”, a expressão grifada introduz:
a)   Um motivo.
b)   Uma finalidade.
c)   Uma consequência.

03 – Releia este fragmento do texto:
        “Mas, durante uma pernoite no meio do caminho, nosso quarteto animal descobre uma casa onde um belíssimo jantar está sendo desfrutado por uma trupe...”. Nesse fragmento, o autor do texto expõe:
a)   O início da história. “Os músicos de Bremen”.
b)   A complicação da história “Os músicos de Bremen”.
c)   A desfecho da história “Os músicos de Bremen”.

04 – “Apesar do perigo iminente, nossos heróis vão dar um jeitinho para afugentar os larápios [...]”. O que significa “perigo iminente”?
      Significa o perigo que está prestes a acontecer.

05 – No trecho: “[...] nossos heróis vão dar um jeitinho para afugentar os larápios [...]”, a locução sublinhada equivale ao verbo:
a)   Deram.
b)   Dão.
c)   Darão.

06 – Na frase: “[...] e tomar para si aquela refeição frugal e imperdível!”, as palavras grifadas foram usadas para:
a)   Explicar “aquela refeição”.
b)   Caracterizar “aquela refeição”.
c)   Complementar “aquela refeição”.

Um comentário: