quinta-feira, 4 de junho de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): ELA É CARIOCA - TOM JOBIM - COM GABARITO

Música(Atividades): Ela É Carioca

                                                  Tom Jobim

Ela é carioca
Ela é carioca
Basta o jeitinho dela andar
Nem ninguém tem carinho assim para dar

Eu vejo na luz dos seus olhos (na cor dos seus olhos)
As noites do Rio ao luar
Vejo a mesma luz
Vejo o mesmo céu
Vejo o mesmo mar

Ela é meu amor, só me vê a mim
A mim que vivi para encontrar
Na luz do seu olhar
A paz que sonhei

Só sei que sou louco por ela
E pra mim ela é linda demais
E além do mais
Ela é carioca
Ela é carioca

Só sei que sou louco por ela
E pra mim ela é linda demais
E além do mais
Ela é carioca
Ela é carioca
                      Composição: Tom Jobim / Vinícius de Moraes.
Entendendo a canção:

01 – Segundo a letra da canção podemos afirmar que o eu lírico enaltece especificamente a beleza:
a)   Da luz do luar.
b)   Da paz que ele sonhou.
c)   Da mulher do Rio de Janeiro.
d)   Da mulher brasileira.

02 – O verso que indica o sentimento do eu lírico em relação a mulher amada é:
a)   “Ela é meu amor!”.
b)   “Só sei que sou louco por ela”.
c)   “Ela é carioca”.
d)   “Basta o jeitinho dela andar”.

03 – Que figura de linguagem há nos seguintes versos:
“Eu vejo na luz dos seus olhos (na cor dos seus olhos).
As noites do Rio ao luar
Vejo a mesma luz
Vejo o mesmo céu
Vejo o mesmo mar”.
      A figura de linguagem é anáfora.

04 – O eu lírico diz que vê o que nos olhos de sua amada?
      Ele vê as noites do Rio ao luar.

05 – Que estrofe da canção expressa mais claramente o entusiasmo e paixão do eu lírico pela pessoa amada?
      Na terceira estrofe.

06 – O eu lírico da canção é masculino ou feminino? Cite um verso da canção que justifique sua resposta.
      É masculino.
      “Só sei que sou louco por ela”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário