Música(Atividades): Respeitem
Meus Cabelos, Brancos
Chico César
Respeitem meus cabelos, brancos
Chegou a hora de falar
Vamos ser francos
Pois quando um preto fala
O branco cala ou deixa a sala
Com veludo nos tamancos
Cabelo veio da África
Junto com meus santos
Benguelas, zulus, gêges
Rebolos, bundos, bantos
Batuques, toques, mandingas
Danças, tranças, cantos
Respeitem meus cabelos, brancos
Se eu quero pixaim, deixa
Se eu quero enrolar, deixa
Se eu quero colorir, deixa
Se eu quero assanhar, deixa
Deixa, deixa a madeixa balançar
Composição: Chico
César.
Entendendo a canção:
01 – Na letra da canção, o
emprego da vírgula após o vocábulo “cabelos” cria:
a)
A ideia de oposição racial entre
quem fala e a quem a letra se dirige.
b)
Uma concepção isolacionista no tocante ao
papel social do negro.
c)
Uma noção discriminatória quanto aos que tem
pele de cor branca.
d)
Um afastamento de quem fala em relação ao seu
contexto de origem.
02 – O título “Respeitem
meus cabelos, brancos”, é o primeiro a levantar, expectativas quanto ao
conteúdo da canção. A partir dele fazemos uma serie de suposições iniciais que
depois podem ser modificadas ou confirmadas. Que emoções e ideias foram
despertadas?
Foram despertadas como um clamor por uma
causa de igual nobreza: a causa negra. É um grito pelo poder de decidir sobre o
próprio cabelo sem ser julgado, taxado, desrespeitado.
03 – Que tema é abordado
nessa canção?
É uma reflexão
sobre o racismo, muitas vezes camuflado na sociedade brasileira.
04 – Identifique na canção a
opção que completa corretamente o enunciado a seguir.
Pode-se afirmar que a canção cumpre seu
objetivo, pois...
a)
Simplesmente passa informações.
b)
Provoca emoções e reflexões.
c)
Serve de diversão.
d)
Modifica o comportamento.
05 – Em que estrofe o eu
lírico faz uma crítica ao racismo?
Na primeira
estrofe.
Muito obrigadooooooooooooooo❤ passei de ano🥳🥳
ResponderExcluir