domingo, 21 de junho de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): RESPEITEM MEUS CABELOS, BRANCOS - CHICO CÉSAR - COM GABARITO

Música(Atividades): Respeitem Meus Cabelos, Brancos

                                                   Chico César

Respeitem meus cabelos, brancos

Chegou a hora de falar

Vamos ser francos

Pois quando um preto fala

O branco cala ou deixa a sala

Com veludo nos tamancos

 

Cabelo veio da África

Junto com meus santos

 

Benguelas, zulus, gêges

Rebolos, bundos, bantos

Batuques, toques, mandingas

Danças, tranças, cantos

Respeitem meus cabelos, brancos

 

Se eu quero pixaim, deixa

Se eu quero enrolar, deixa

Se eu quero colorir, deixa

Se eu quero assanhar, deixa

Deixa, deixa a madeixa balançar

                        Composição: Chico César.

Entendendo a canção:

01 – Na letra da canção, o emprego da vírgula após o vocábulo “cabelos” cria:

a)   A ideia de oposição racial entre quem fala e a quem a letra se dirige.

b)   Uma concepção isolacionista no tocante ao papel social do negro.

c)   Uma noção discriminatória quanto aos que tem pele de cor branca.

d)   Um afastamento de quem fala em relação ao seu contexto de origem.

02 – O título “Respeitem meus cabelos, brancos”, é o primeiro a levantar, expectativas quanto ao conteúdo da canção. A partir dele fazemos uma serie de suposições iniciais que depois podem ser modificadas ou confirmadas. Que emoções e ideias foram despertadas?

      Foram despertadas como um clamor por uma causa de igual nobreza: a causa negra. É um grito pelo poder de decidir sobre o próprio cabelo sem ser julgado, taxado, desrespeitado.

03 – Que tema é abordado nessa canção?

      É uma reflexão sobre o racismo, muitas vezes camuflado na sociedade brasileira.

04 – Identifique na canção a opção que completa corretamente o enunciado a seguir.

        Pode-se afirmar que a canção cumpre seu objetivo, pois...

a)   Simplesmente passa informações.

b)   Provoca emoções e reflexões.

c)   Serve de diversão.

d)   Modifica o comportamento.

05 – Em que estrofe o eu lírico faz uma crítica ao racismo?

      Na primeira estrofe.


Um comentário: