quarta-feira, 17 de junho de 2020

POEMA: BASTA! CARLOS QUEIROZ TELES - COM GABARITO

Poema: BASTA! 

     Carlos Queiroz Teles


Agora chega!

 

Chega de obedecer

e de ficar calado.

Chega de ter que fazer

Tudo o que eu não quero

e acho errado!

 

Agora chega!

 

Chega de comer pepino

e de engolir ovo quente,

chega de dormir cedo

e acordar mais cedo ainda,

chega de visitar a avó,

a tia, a prima, o padrinho...

Chega de prestar contas

do banho tomado,

da roupa escolhida,

do uniforme da escola,

da nota da prova,

de cada segundo,

de cada respiro!

 

Chega, chega... e chega!

 

Liberdade ainda que tarde!

Independência ou morte!

 

Manhêêêê!

Onde está a minha roupa de goleiro?

 

Paiêêêê!

Quero o dinheiro da minha mesada!

Carlos Queiroz Telles. Sementes de Sol. São Paulo: Moderna,1992.

Entendendo o poema:

01 – Marque a opção cujo vocábulo grifado possui classe gramatical distinta dos demais:

a)   “De engolir ovo quente”.

b)   “Chega de prestar contas”.

c)   “Da nota da prova”.

d)   “De cada respiro”.

e)   “Liberdade ainda que tarde!”.

02 – O poema demonstra o desejo de o eu lírico tornar-se independente e de ficar livre das exigências feitas pelos pais. Tal postura de independência só não se comprova no verso.

a)   Dois.

b)   Oito.

c)   Dez.

d)   Doze.

e)   Vinte e cinco.

03 – Há um protesto que atravessa todo o texto. Esse protesto se faz por meio de uma palavra que se repete muitas vezes.

a)   Que palavra é essa?

“Chega”.

b)   A repetição, num texto, reforça ideias. Que ideia aparece reforçada durante todo o texto?   

A ideia de liberdade.         

c)   Copie, do texto, algumas ações que a pessoa que fala não quer mais fazer.

Obedecer / ficar calado / de fazer tudo que eu não quero / de comer pepino / de engolir ovo quente, de dormir cedo, etc.

d)   No poema tem palavras que indiquem o sexo de quem fala. (O eu lírico) copie o verso.

“...e de ficar calado”.

O eu lírico é masculino.

e)   A mudança no comportamento do menino ao final do texto deixa as ideias engraçadas. Explique por quê.  

Na última estrofe ele desfaz tudo que falou, pois se mostra superdependente de sua mãe e de seu pai.            

 


3 comentários: