quarta-feira, 24 de junho de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): ESTÁCIO DE SÁ - SAMBA-ENREDO 2015 - COM QUESTÕES GABARITADAS

ATIVIDADES COM A Música: Estácio de Sá

                                               Samba-Enredo 2015 – Samba-Enredo

Deixa falar, aqui é Estácio

Bem no compasso

O berço do samba eu sou

Parabéns meu Rio!

Continua lindo

Continua sendo meu amor

 

Eu sei que você me conhece

Meu nome é Estácio de Sá

Reconquistei com orgulho esse chão

Muito mais que inspiração

Escolhi pra ser meu lugar

 

O pôr do sol mais dourado

Deita-se na Guanabara

Dorme entre o mar e a montanha

Nos braços do criador

Que abençoa a todos com o nosso jeito

De ser carioca, alegre, festeiro

Levando o Rio pra sempre no peito

 

Quando a pomba anunciou,

A festa começou

Chovem confetes pela cidade

Na fé do negro,

Ê povo batuqueiro

Ecoa aqui o grito de liberdade

 

No rio, a poesia e os violões

Passeiam nas canções e o samba fez escola

A emoção de um gol se espalha no ar

Aros do esporte se entrelaçam

E o mar de esperança encontra Iemanjá

 

Se você quer matar-me de amor que seja aqui

Olha meu povo chegando

Medalha de ouro na Sapucaí

Pra cantar e cantar e cantar

Não dá mais pra segurar

A saudade apertou e agora vou voltar.

                                  Composição: Adriano Ganso / Dani Maroneze / Dominguinhos do Estácio / Eduardo Martins / Merica / Tinga.

Entendendo a canção:

01 – Qual a homenagem feita no samba-enredo?

      O Rio de Janeiro.

02 – Explique o sentido dos versos: “O pôr do sol mais dourado / Deita-se na Guanabara”.

      O sol se põe na Baía de Guanabara. O dia termina mais bonito no Rio.

03 – Como é o carioca, segundo o texto?

      O carioca é alegre, festeiro e apaixonado pelo Rio.

04 – Releia o verso: “Quando a pomba anunciou, a festa começou”. A qual festa o texto se refere? Copie pelo menos um verso que confirme a sua resposta.

      Ao carnaval. “Chovem confetes pela cidade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário