quarta-feira, 24 de junho de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): SABIÁ - CHICO BUARQUE - COM GABARITO

Música(Atividades): Sabiá    

                Chico Buarque

Vou voltar

Sei que ainda vou voltar

Para o meu lugar

Foi lá e é ainda lá

Que eu hei de ouvir cantar

Uma sabiá

 

Vou voltar

Sei que ainda vou voltar

Vou deitar à sombra

De um palmeira

Que já não há

Colher a flor

Que já não dá

E algum amor Talvez possa espantar

As noites que eu não queira

E anunciar o dia

 

Vou voltar

Sei que ainda vou voltar

Não vai ser em vão

Que fiz tantos planos

De me enganar

Como fiz enganos

De me encontrar

Como fiz estradas

De me perder

Fiz de tudo e nada

De te esquecer

 

Vou voltar

Sei que ainda vou voltar

E é pra ficar

Sei que o amor existe

Não sou mais triste

E a nova vida já vai chegar

E a solidão vai se acabar

E a solidão vai se acabar

                         Composição: Chico Buarque e Tom Jobim.

Entendendo a canção:

01 – A canção é apenas uma das inúmeras releituras e citações que o poema de Gonçalves Dias, “Canção do Exílio” recebeu a partir do Modernismo. Esse poeta pertenceu a 1ª geração do Romantismo Brasileiro. Nas opções abaixo, assinale a única que não apresenta características desse estilo de época.

a)   Nacionalismo, onde a exaltação da pátria somente enaltece as qualidades.

b)   Exaltação da natureza.

c)   Sentimentalismo e religiosidade.

d)   Indianismo.

e)   Conceptismo (jogo de ideias) e cultismo (jogo de palavras).

02 – Trata-se de uma composição na qual notamos um visível diálogo com quem?

      Com a literatura brasileira, por meio da intertextualidade.

03 – Por que esta canção, em visão geral, é carregada de tristeza?

      Porque acentua a melancolia do sujeito, que se encontra distante de sua terra.

04 – Que tema foi abordado na canção?

      A melancolia provocada pela distância da terra natal.

05 – Na última estrofe encontramos, além do mesmo verso que se repete em todas as outras estrofes, uma frase que sobe até uma região muito aguda da tessitura da canção. Por que o eu lírico faz esta construção de melodia?

      É como se o sujeito estivesse, pouco a pouco, distanciando-se mais ainda de sua terra (seu objeto de desejo) e a dor que ele sente se tornasse cada vez mais acentuada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário