quinta-feira, 4 de junho de 2020

POEMA: AMIGOS DO PEITO - CLÁUDIO THEBAS - COM GABARITO

Poema: Amigos do Peito
        
       Cláudio Thebas    
                                                             
Todo dia eu volto da escola
Com a Ana Lúcia da esquina.
Da esquina não é sobrenome,
É endereço da menina.


O irmão dela é mais velho
E mesmo assim é meu amigo.
Sempre depois do almoço,
Ele joga bola comigo.

Já o Carlos Alberto, do lado,
(Do lado não é nome também)
Tem uma bicicleta legal,
Mas não empresta pra ninguém.

O bairro onde eu moro é assim,
Tem gente de tudo que é jeito.
Pessoas que são chatas,
E um monte de amigos do peito:

O Bruno do prédio da frente,
O Ricardo do sétimo andar,
O irmão da Lúcia da esquina,
O filho do dono do bar.

O nome completo deles
Eu nunca sei, ou esqueço.
Amigo não tem sobrenome:
Amigo tem endereço.
                                 Cláudio Thebas
Entendendo o poema:

01 – Qual é o título do texto?
      Amigos do Peito.

02 – Quem é o seu autor?
      Cláudio Thebas.

03 – Como é chamado um texto que vem organizado em versos e estrofes?
      Poema.

04 – Nesse texto tem quantos versos? E quantas estrofes?
      Tem vinte e quatro versos e seis estrofes.

05 – Como sabemos quando começa um novo verso?
      Quando começa no início de cada linha.

06 – O que separa uma estrofe da outra?
      As estrofes são separadas por uma linha em branco.

07 – O que significa a expressão “Amigos do Peito”?
      Amigos que gostamos muito, em quem confiamos.

08 – Quem são as personagens desse texto?
      Ana Lúcia, Carlos Alberto, Bruno, Ricardo e o irmão da Lúcia.

09 – Qual é o endereço de Ana Lúcia?
      Ela mora na esquina.

10 – Que tipos de pessoas moram no mesmo bairro do narrador desse texto?
      Lá tem gente de tudo que é jeito, pessoas chatas e um monte de amigos do peito.

11 – Esse texto está escrito em 1ª ou 3ª pessoa? Justifique com um trecho do texto.
      Está escrito em 1ª pessoa. “Todo dia eu volto da escola...”.

12 – Explique o que o autor quis dizer na última estrofe do poema.
      Que não importa o sobrenome, que amigo é aquele que convive com a gente, ou seja, amigo tem endereço.



16 comentários:

  1. Legal agora vou ter que consertar tudo no meu caderno que chato

    ResponderExcluir
  2. Já estou no penúltimo exercício 😊👧❤❤👍👍👍👏👏👏👏👏👏👏👏✌

    ResponderExcluir
  3. O horário está errado são 09:13 da manha

    ResponderExcluir
  4. Muito obg mesmo viu eu estava com muita dúvida muito obg 🙏🏼

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pela atenção 😘😊😘😊💕💕✋✋

    ResponderExcluir