quarta-feira, 24 de junho de 2020

CRÔNICA: ENGRAÇADA - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - COM GABARITO

Crônica: Engraçada

               Luís Fernando Veríssimo

     Minha mulher e eu temos o segredo para fazer um casamento durar: Duas vezes por semana, vamos a um ótimo restaurante, com uma comida gostosa, uma boa bebida e um bom companheirismo.

  Ela vai às terças-feiras e eu, às quintas.

    Nós também dormimos em camas separadas: a dela é em Fortaleza e a minha, em SP.

        Eu levo minha mulher a todos os lugares, mas ela sempre acha o caminho de volta.

        Perguntei a ela onde ela gostaria de ir no nosso aniversário de casamento, “em algum lugar que eu não tenha ido há muito tempo!” ela disse. Então, sugeri a cozinha.

        Nós sempre andamos de mãos dadas…Se eu soltar, ela vai às compras!

        Ela tem um liquidificador, uma torradeira e uma máquina de fazer pão, tudo elétrico. Então, ela disse: “nós temos muitos aparelhos, mas não temos lugar pra sentar”. Daí, comprei pra ela uma cadeira elétrica.

        Lembrem-se: o casamento é a causa número 1 para o divórcio. Estatisticamente, 100 % dos divórcios começam com o casamento.

        Eu me casei com a “senhora certa”. Só não sabia que o primeiro nome dela era “sempre”.

        Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de interrompê-la.

        Mas, tenho que admitir: a nossa última briga foi culpa minha.

        Ela perguntou: “O que tem na TV?”

        E eu disse: “Poeira”.

                        Luís Fernando Veríssimo.

Entendendo a crônica:

01 – Pode-se afirmar que o tema ou assunto abordado no texto é:

      Uma crítica ao sistema de relacionamentos que existe atualmente.

02 – Que marcas o texto possui que o identifica como o gênero crônica e qual é a sua finalidade? Justifique sua resposta.

      Marcas são: Um texto breve com linguagem informal e sua finalidade é contar um evento cotidiano sendo ele real ou fantasioso, podendo ser em tempo cronológico ou psicológico.

03 – O autor do texto afirma que a última briga do casal partiu de uma pergunta da esposa ao marido e da resposta dada por ele. Por que a esposa teria se irritado com a resposta do marido?

      Porque ela perguntou o que tinha (estava passando) na TV, e ele respondeu: poeira. Isso irritou a esposa, pois a chamou de desleixada com a casa.

04 – No trecho: “Nós sempre andamos de mãos dadas... se eu soltar, ela vai às compras!”, o que significa o uso das retic~encias?

      Significa a suspenção ou interrupção de uma ideia ou pensamento.

05 – Qual é o foco narrativo?

      O foco é narrador-personagem, pois conta a história através de uma perspectiva de dentro da história, usando a primeira pessoa do plural (nós).

 


Um comentário:

  1. I'm here to let the whole world know about this great man that specialize in all relationship issues, is it breakup, divorce, pregnancy anything at all, Dr. Ekpen is the man that can help you fix it. I have worked with him and he is a great spell caster, I can boldly recommend him to you if you are having challenges in your relationship be it marriage. Contact him via email: Ekpentemple@gmail.com or WhatsApp +2347051979135

    ResponderExcluir