sexta-feira, 22 de maio de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): A LISTA - OSWALDO MONTENEGRO/LUIZA POSSI - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): A Lista
                                              Oswaldo Montenegro

Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais

Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar

Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria
Quantos amigos você jogou fora?

Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber?

Quantas mentiras você condenava?
Quantas você teve que cometer?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você?

Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver?
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você?

                                      Composição: Oswaldo Montenegro.

Entendendo a canção:

01 – Qual o assunto da canção?
      Trata-se da amizade como indispensável para o bom funcionamento da memória e integridade do próprio eu.

02 – Seus amigos tem “defeitos” que te incomodam ou você consegue conviver respeitando as diferenças?
      Resposta pessoal do aluno.

03 – Na letra da canção, nos versos 15 e 16 o eu lírico refere-se a “quantos segredos que você guardava / hoje são bobos ninguém quer saber”. E você, com o passar do tempo modificou sua maneira de pensar em relação a alguns assuntos?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Nos versos 19 e 20 diz “quantos defeitos sanados com o tempo / eram o melhor que havia em você”? Como você explica tal passagem na canção?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Qual seu entendimento a respeito da expressão dos versos 9 e 10 “Onde você ainda se reconhece / na foto passada ou no espelho de agora / hoje é do jeito que achou que seria”?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – No final da canção o autor fala sobre canções que assoviamos para sobreviver. Qual o significado de viver e de sobreviver, levando em conta o contexto da letra?
      Segundo o contexto da canção viver é aproveitar a vida, os bons momentos, a família, o tempo livre, ou seja, aproveitar os prazeres da vida, sejam eles pequenos ou grandes.
      Sobreviver é apenas se manter vivo biologicamente, sem vibrar, é viver sob uma condição negativa. 

Um comentário: