sexta-feira, 1 de maio de 2020

RESENHA: HOMEM-ARANHA -FOLHA DE SÃO PAULO - COM QUESTÕES GABARITADAS


Resenha: Homem-Aranha 

 Filme ganha adaptação acertada   Sérgio Rizzo

     Você pode não saber onde estará nos próximos anos, mas os principais estúdios americanos já sabem o que vão lhe oferecer: Continuações de “O Senhor dos Anéis”, “Harry Potter”, “Matrix”, “X-Men” e, agora, ao menos mais duas sequências de “Homem-Aranha”. Tobey Maguire já havia assinado contrato para fazê-las, o que o tornará exclusivo do personagem por algum tempo, mas sempre havia a possibilidade – remota, é verdade – de fracasso do primeiro episódio. O estrondoso sucesso de bilheteria nos EUA, que deve se repetir no Brasil, pavimenta o caminho para outra série bem-sucedida – embora o adjetivo, aqui, não se restrinja apenas a números e cifrões.
        Para alegria dos fãs que o personagem em quadrinhos cultiva desde 1962, o diretor Sam Raimi (“Darkman – Vingança sem Rosto” e “Um Plano Simples”) acertou em cheio no conceito da adaptação. Eis, afinal, um super-herói diferente da média. Peter Parker é um adolescente franzino e órfão, que mora com os tios no Queens (bairro sem glamour de Nova York), usa óculos, é apaixonado pela vizinha e jogado para escanteio pelos colegas de escola. Até que um contato imediato com uma aranha radioativa muda-lhe a vida – e ele não sabe muito bem o que fazer com isso. Nasce um mutante com sérios problemas de consciência, no meio do rito de passagem da juventude para a maturidade.
        Os autores o conceberam como um herói “comum” com o qual o leitor de HQs pudesse se identificar, e foi assim que Raimi optou por leva-lo ao cinema. Manteve-se a fidelidade à trama de origens, com modificações inofensivas providenciadas pelo roteirista David Koepp (“O jornal”, “Missão Impossível”). O tom de aventura adolescente, com pitadas de romance, sustenta-se na escolha apropriada de Tobey Maguine (“Tempestade de Gelo” e “Garotos Incríveis”) para o papel principal e de Kirsten Dunst (a menina de “Entrevista com o Vampiro”) para o de sua amada, Mary Jane. Pode-se reclamar da obviedade de escalar o manjado Willem Dafoe como o vilão, o Duende Verde, mas aí também já seria exigir demais de um filme de ação que, com tudo para se enrolar nas dificuldades que a adaptação oferecia, saiu incólume até mesmo na avaliação de seus mais rigorosos críticos, os fãs do Aranha.
              Folha de São Paulo, 17-23 maio 2002. Guia da Folha, p. 6.
Fonte: Linguagem Nova. Faraco & Moura. Editora Ática. 8ª série. p. 229-30.
Entendendo a resenha:

01 – No final do primeiro parágrafo, o crítico afirma: “...outra série bem-sucedida – embora o adjetivo, aqui, não se restrinja apenas a números e cifrões”.
a)   A que adjetivo ele se refere?
Bem-sucedida.

b)   A que mais se refere o adjetivo, segundo o crítico?
A adaptação ao cinema.

02 – Por que, na opinião do crítico, a adaptação do Homem-Aranha para o cinema foi acertada?
      Porque o diretor manteve o conceito original de um herói comum, diferente, com o qual o leitor de HQ se identifica, manteve-se fiel à trama original; e conseguiu conservar o tom de aventura adolescente na escolha dos atores principais.

03 – Qual é a única crítica que o resenhista faz ao filme?
      A obviedade da escolha do ator que faz o papel de vilão.

04 – Por que ele diz que os críticos mais rigorosos do filme são os fãs do Aranha?
      São eles que conhecem características do herói e detalhes das histórias e, portanto, são mais exigentes em relação a coerência.

05 – Você já assistiu a esse filme? Se não, procure vê-lo em vídeo. Você concorda com o que o jornalista escreveu sobre o filme? Ou você faria diferente? Justifique. Se você já leu os quadrinhos do Homem-Aranha, seja rigoroso.
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Escolha uma resenha crítica sobre um filme publicada num jornal de sua região e resuma em três ou quatro linhas a opinião do jornalista.
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Durante uma semana leia o maior número possível de resenhas críticas que aparecerem nos jornais da sua região e em outros de grande circulação no país. A que filmes ou espetáculos você tem vontade de assistir com base nos comentários que leu?
      Resposta pessoal do aluno.

Um comentário: