sábado, 30 de maio de 2020

CRÔNICA: COBRANÇA - MOACYR SCLIAR - COM GABARITO


Crônica: COBRANÇA
                Moacyr Scliar

      Ela abriu a janela e ali estava ele, diante da casa, caminhando de um lado para outro. Carregava um cartaz, cujos dizeres atraíam a atenção dos passantes: "Aqui mora uma devedora inadimplente".
  ― Você não pode fazer isso comigo ― protestou ela.
   ― Claro que posso ― replicou ele.  ― Você comprou, não pagou. Você é uma devedora inadimplente. E eu sou cobrador. Por diversas vezes tentei lhe cobrar, você não pagou.
 ― Não paguei porque não tenho dinheiro. Esta crise...
 ― Já sei ― ironizou ele. ― Você vai me dizer que por causa daquele ataque lá em Nova York seus negócios ficaram prejudicados. Problema seu, ouviu? Problema seu. Meu problema é lhe cobrar. E é o que estou fazendo.
        ― Mas você podia fazer isso de uma forma mais discreta...
        ― Negativo. Já usei todas as formas discretas que podia. Falei com você, expliquei, avisei. Nada. Você fazia de conta que nada tinha a ver com o assunto. Minha paciência foi se esgotando, até que não me restou outro recurso: vou ficar aqui, carregando este cartaz, até você saldar sua dívida.
        Neste momento começou a chuviscar.
        ― Você vai se molhar ― advertiu ela. ― Vai acabar ficando doente.
        Ele riu, amargo:
        ― E daí? Se você está preocupada com minha saúde, pague o que deve.
        ― Posso lhe dar um guarda-chuva...
        ― Não quero. Tenho de carregar o cartaz, não um guarda-chuva.
        Ela agora estava irritada:
        ― Acabe com isso, Aristides, e venha para dentro. Afinal, você é meu marido, você mora aqui.
        ― Sou seu marido ― retrucou ele ― e você é minha mulher, mas eu sou cobrador profissional e você é devedora. Eu avisei: não compre essa geladeira, eu não ganho o suficiente para pagar as prestações. Mas não, você não me ouviu. E agora o pessoal lá da empresa de cobrança quer o dinheiro. O que quer você que eu faça? Que perca meu emprego? De jeito nenhum. Vou ficar aqui até você cumprir sua obrigação.
        Chovia mais forte, agora. Borrada, a inscrição tornara-se ilegível. A ele, isso pouco importava: continuava andando de um lado para outro, diante da casa, carregando o seu cartaz.
                                                           Moacyr Sclair
Entendendo a crônica:

01 – Qual é o tema central do texto?
      Trata-se de uma cobrança.

02 – Explique o que a personagem quis dizer com a seguinte frase: “Mas você podia fazer isso de uma forma mais discreta”.
      Porque o cobrador estava diante de sua casa carregando um cartaz que dizia: “Aqui mora uma devedora inadimplente”.

03 – Acabe com isso, Aristides”. O que entendemos ao ler a expressão destacada?
      Que era para ele guardar aquele cartaz e vir para dentro de casa, pois era seu marido e morava ali.

04 – Você acha que o autor escolheu um bom título para o texto? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, pois desperta a curiosidade para saber de que se trata.

05 – Por que o cobrador insistia na cobrança?
      Porque ele trabalha numa empresa de cobrança.

06 – “Aqui mora uma devedora inadimplente”. A frase apresentada pode ser definida como fato ou opinião?
      Um fato.

07 – Que tipo de linguagem apresenta o texto lido?
      Linguagem informal, pois traz aspectos de oralidade para a escrita: expressão de conversa familiar e íntima, repetições e o pronome “você”.

08 – A quem se referem as expressões em destaque em cada frase a seguir?
a)   “Meu problema é lhe cobrar”.
A devedora.

b)   “Posso lhe dar um guarda-chuva”.
Ao cobrador.

09 – A atitude do cobrador é gerada por qual fato ocorrido no texto?
      Sua mulher comprou uma geladeira e estava com as prestações atrasadas.

10 – Quem são as personagens da crônica?
      O cobrador e a devedora inadimplente.

11 – Que elemento surpresa o cronista introduz na história?
      O marido cobrador, o Aristides.

12 – O texto traz um recurso de desdobramento dos papéis. Explique.
      São os papeis (marido/mulher; cobrador / devedora).
                              



20 comentários:

  1. Muito bom esse site parabéns,
    Muito legal

    ResponderExcluir
  2. "ATAQUE LA EM NOVA YORK" A CRÔNICA SE REFERE???? ME AJUDEM

    ResponderExcluir
  3. Que aspectos do cotidiano são narrados? De que forma?

    ResponderExcluir
  4. Protex com óleo de ame
    Tudo que não se morre tudo que eu entra hoje você me vê amanhã talvez hoje HD cê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CRÔNICA SURGE A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DE UM FATO DE CORINTIANO.QUAL FATO MOTIVOU O AUTOR PARA ESCREVER SUA CRÔNICA?


      QUERO A RESPOSTA DESSA PERGUNTA POR FAVOR???

      Excluir
  5. Alguém por favor pode me ajudar retire do texto um exemplo de opinião e eu preciso da ajuda de você

    ResponderExcluir