quarta-feira, 20 de maio de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): CUITELINHO - RENATO TEIXEIRA - VARIEDADE LINGUÍSTICA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Cuitelinho

              Renato Teixeira

Cheguei na beira do porto
Onde as onda se espáia
As garça dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia, ai, ai

Ai quando eu vim
da minha terra
Despedi da parentáia
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaias
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes batáia, ai, ai

A tua saudade corta
Como aço de naváia
O coração fica aflito
Bate uma, a outra faia
E os óio se enche d´água
Que até a vista se atrapáia, ai...

Eu vou pegar seu retratinho
E colocar numa medalha
Com seu vestidinho branco
E um laço de cambraia
Coloca-la no meu peito
Onde o coração trabalha, ai, ai.

                                 Composição: Antônio Carlos Xando / Paulo Emílio Vanzolini / Milton Silva Campos do Nascimento / Wagner Tiso Veiga.
Entendendo a canção:

01 – O verso que faz uso de linguagem formal é:
a)   “Que até a vista se atrapáia”.
b)   “Cheguei na beira do porto”.
c)   “O coração fica aflito”.
d)   “Ai quando eu vim”.

02 – A letra da canção apresenta uma linguagem:
(   ) Formal.
(X) Informal.

03 – Usando a linguagem formal:
a)   Faça a concordância nominal, onde for necessário, da 1ª estrofe.
         “Cheguei na beira do porto
         Onde as onda se espalham
         As garças dão meia volta
         E sentam na beira da praia
         E o cuitelinho não gosta
         Que o botão de rosa caia, ai, ai”.

b)   Transcreva a última estrofe.
“Eu vou pegar seu retratinho
E colocar numa medalha
Com seu vestidinho branco
E um laço de cambraia
Coloca-la no meu peito
Onde o coração trabalha, ai, ai.”

04 – Retire da canção todas as palavras que rimam com espáia.
      Espáia – parentáia – bataia – navaia – atrapaia – faia – caia.

05 – Esta escrita favoreceu a rima. Quais palavras, se escrita na língua culta, não estariam neste grupo de palavras?
      Parentada – cair.

06 – Mesmo o texto sendo escrito numa linguagem informal, foi possível compreendê-lo? Faça um resumo do texto.
      Sim. Conta a história de um soldado que despede dos parentes, entra no Mato Grosso e vai para o Paraguai enfrentar uma guerra. Sente saudade e chora.

07 – Em que sentido foi usado os seguintes versos: “A saudade corta / Feito aço de navaia”.
      (X) Conotativo.
      (   ) Denotativo.

08 – Nos seus primeiros versos da canção, o eu poético diz que chegou em um determinado lugar. Nesse lugar, ele narra alguns acontecimentos. Explique seu entendimento sobre essa narração.
      O eu poético chega à beira do porto, observa as ondas da praia, vê as garças voando por sobre as ondas e percebe que o cuitelinho não gosta de que os botões da rosa caiam no chão.

09 – O que é o cuitelinho?
      Nome dado ao beija-flor na região centro-oeste.

10 – Quando é o provável conflito a que refere o poema?
      A Guerra do Paraguai.

11 – Transmitida por gerações, a canção “Cuitelinho”, manifesta aspectos culturais de um povo, nos quais se inclui sua forma de falar, além de registrar um momento histórico. Depreende-se disso que a importância em preservar a produção cultural de uma nação consiste no fato de que produções como a canção Cuitelinho evidenciam a:
a)   Recriação da realidade brasileira de forma ficcional.
b)   Criação neológica na língua portuguesa.
c)   Formação da identidade nacional por meio da tradição oral.
d)   Incorreção da língua portuguesa que é falada por pessoas do interior do Brasil.
e)   Padronização de palavras que variam regionalmente, mas possuem mesmo significado.


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