sexta-feira, 22 de maio de 2020

POEMA: O PÁSSARO CATIVO - OLAVO BILAC - COM QUESTÕES GABARITADAS


POEMA:O Pássaro Cativo

                  Olavo Bilac

Armas, num galho de árvore, o alçapão
E, em breve, uma avezinha descuidada,
Batendo as asas cai na escravidão.
Dás-lhe então, por esplêndida morada,
Gaiola dourada;

Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos e tudo.
Por que é que, tendo tudo, há de ficar
O passarinho mudo,
Arrepiado e triste sem cantar?
É que, criança, os pássaros não falam.

Só gorjeando a sua dor exalam,
Sem que os homens os possam entender;
Se os pássaros falassem,
Talvez os teus ouvidos escutassem
Este cativo pássaro dizer:

“Não quero o teu alpiste!
Gosto mais do alimento que procuro
Na mata livre em que voar me viste;
Tenho água fresca num recanto escuro

Da selva em que nasci;
Da mata entre os verdores,
Tenho frutos e flores
Sem precisar de ti!

Não quero a tua esplêndida gaiola!
Pois nenhuma riqueza me consola,
De haver perdido aquilo que perdi…
Prefiro o ninho humilde construído

De folhas secas, plácido, escondido.
Solta-me ao vento e ao sol!
Com que direito à escravidão me obrigas?
Quero saudar as pombas do arrebol!
Quero, ao cair da tarde,
Entoar minhas tristíssimas cantigas!
Por que me prendes? Solta-me, covarde!
Deus me deu por gaiola a imensidade!
Não me roubes a minha liberdade…
Quero voar! Voar!

Estas cousas o pássaro diria,
Se pudesse falar,
E a tua alma, criança, tremeria,
Vendo tanta aflição,
E a tua mão tremendo lhe abriria
A porta da prisão…

Entendendo o poema
1)   Suas hipóteses sobre o título do poema se confirmaram? Explique.
Resposta pessoal. Sim, pois fala de um pássaro que está preso em uma gaiola.

2)   Observe o trecho:
“Armas, num galho de árvore, o alçapão;
E, em breve, uma avezinha descuidada,
Batendo as asas cai na escravidão”.

    Agora, explique o que significam, ou o que você entendeu, pelas expressões destacadas abaixo:
O que significa:
“Armas, num galho de árvore...”
Resposta pessoal – Sugestão – Armadilha para pegar pássaro.

“uma avezinha descuidada...”
Resposta pessoal – Sugestão – Em busca de alimento sem ver o perigo.

“Batendo asas cai na escravidão”
Resposta pessoal – Sugestão – Ele cai na armadilha, ou seja, no alçapão.

3)   As palavras esplêndida e dourada estão dando características a que:
(     )  pássaro
(     )  árvores
(  x )  gaiola

4)Essas características dão ideia de coisas boas ou ruins? Explique.
Dão ideia de coisas boas, luxuosas.

5)Por que apesar de tudo: água, alpiste e morada, o pássaro fico mudo?
Porque está preso em uma gaiola e sente falta da selva onde nasceu.

6)Qual é o verdadeiro desejo do pássaro?
Ele gosta mais do alimento que procura na mata, por isso quer que abram a porta da prisão(gaiola) para ser livre, este é seu desejo.

7) Observe o trecho a seguir
     Estas cousas o pássaro diria.
     Se pudesse falar.
     E a tua alma, criança, tremeria.
     Vendo tanta aflição:
     E a tua mão tremendo, lhe abriria.
     A porta da prisão...

As palavras destacadas indicam que:
(    ) algo aconteceu realmente.
(    ) algo ainda iria acontecer.
(    ) uma ordem para que algo aconteça.
( x ) algo que poderia acontecer, mas não aconteceu.





13 comentários: