domingo, 24 de maio de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): A CIDADE - CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): A Cidade

                                   Chico Science &  Nação Zumbi

O sol nasce e ilumina
As pedras evoluídas
Que cresceram com a força
De pedreiros suicidas
Cavaleiros circulam
Vigiando as pessoas
Não importa se são ruins
Nem importa se são boas

E a cidade se apresenta
Centro das ambições
Para mendigos ou ricos
E outras armações
Coletivos, automóveis,
Motos e metrôs
Trabalhadores, patrões,
Policiais, camelôs

A cidade não pára
A cidade só cresce
O de cima sobe
E o de baixo desce
A cidade não pára
A cidade só cresce
O de cima sobe
E o de baixo desce

A cidade se encontra
Prostituída
Por aqueles que a usaram
Em busca de uma saída
Ilusora de pessoas
De outros lugares,
A cidade e sua fama
Vai além dos mares

E no meio da esperteza
Internacional
A cidade até que não está tão mal
E a situação sempre mais ou menos
Sempre uns com mais e outros com menos

A cidade não pára
A cidade só cresce
O de cima sobe
E o de baixo desce
A cidade não pára
A cidade só cresce
O de cima sobe
E o de baixo desce

Eu vou fazer uma embolada,
Um samba, um maracatu
Tudo bem envenenado
Bom pra mim e bom pra tu
Pra gente sair da lama e enfrentar os urubus

Num dia de sol, recife acordou
Com a mesma fedentina do dia anterior.
                                                    Composição: Chico Science.
Entendendo a canção:

01 – A canção protesta contra as diferenças de classes sociais. O verso que reforça essa ideia é:
a)   “A cidade até que não está tão mal”.
b)   “Eu vou fazer uma embolada”.
c)   “Sempre uns com mais e outros com menos”.
d)   “Bom pra mim e bom pra tu”.
e)   “Num dia de sol, Recife acordou”.

02 – Em que verso localiza o lugar de onde se fala?
      “Num dia de sol, Recife acordou”.

03 – No verso: “Eu vou fazer uma embolada”. Refere-se a quê?
      Refere-se a arte de cantar e rimar, em duplas, rapidamente.

04 – Por que a letra desta canção é considerada um texto literário?
      Porque tem caráter artístico, explora a linguagem conotativa ou poética e que, geralmente, têm o objetivo de emocionar o leitor.

05 – Que temas são abordados na canção?
      Há uma grandiosidade de repertório, percorrem temas como cidadania, direito das famílias, combate à corrupção, exclusão social, etc.

06 – A exclusão social tratada na canção, como é gerada?
      É gerada pelo sistema urbano (cidade), marcante na divisão desigual os espaços urbanos.

07 – Na canção os valores democráticos são exaltados, pois estão contidos onde?
      Estão contidos na cultura popular.

08 – A competição pelo solo urbano, tem gerado efeitos sociais muitos fortes. Quais?
      A expansão das favelas que contribui para uma segregação cada vez maior. Desta forma, a exclusão do acesso a habitações dignas compromete direitos básicos dos cidadãos, os quais deveriam ser respeitados promovidos por todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário