Chico Science & Nação Zumbi
O sol nasce e ilumina
As pedras evoluídas
Que cresceram com a força
De pedreiros suicidas
Cavaleiros circulam
Vigiando as pessoas
Não importa se são ruins
Nem importa se são boas
E a cidade se apresenta
Centro das ambições
Para mendigos ou ricos
E outras armações
Coletivos, automóveis,
Motos e metrôs
Trabalhadores, patrões,
Policiais, camelôs
A cidade não pára
A cidade só cresce
O de cima sobe
E o de baixo desce
A cidade não pára
A cidade só cresce
O de cima sobe
E o de baixo desce
A cidade se encontra
Prostituída
Por aqueles que a usaram
Em busca de uma saída
Ilusora de pessoas
De outros lugares,
A cidade e sua fama
Vai além dos mares
E no meio da esperteza
Internacional
A cidade até que não está tão mal
E a situação sempre mais ou menos
Sempre uns com mais e outros com menos
A cidade não pára
A cidade só cresce
O de cima sobe
E o de baixo desce
A cidade não pára
A cidade só cresce
O de cima sobe
E o de baixo desce
Eu vou fazer uma embolada,
Um samba, um maracatu
Tudo bem envenenado
Bom pra mim e bom pra tu
Pra gente sair da lama e enfrentar os urubus
Num dia de sol, recife acordou
Com a mesma fedentina do dia anterior.
Composição: Chico Science.
Entendendo a canção:
01 – A canção protesta
contra as diferenças de classes sociais. O verso que reforça essa ideia é:
a)
“A cidade até que não está tão mal”.
b)
“Eu vou fazer uma embolada”.
c)
“Sempre uns com mais e outros com
menos”.
d)
“Bom pra mim e bom pra tu”.
e)
“Num dia de sol, Recife acordou”.
02 – Em que verso localiza o
lugar de onde se fala?
“Num dia de sol, Recife acordou”.
03 – No verso: “Eu vou fazer
uma embolada”. Refere-se a quê?
Refere-se a arte
de cantar e rimar, em duplas, rapidamente.
04 – Por que a letra desta
canção é considerada um texto literário?
Porque tem
caráter artístico, explora a linguagem conotativa ou poética e que, geralmente,
têm o objetivo de emocionar o leitor.
05 – Que temas são abordados
na canção?
Há uma
grandiosidade de repertório, percorrem temas como cidadania, direito das
famílias, combate à corrupção, exclusão social, etc.
06 – A exclusão social
tratada na canção, como é gerada?
É gerada pelo
sistema urbano (cidade), marcante na divisão desigual os espaços urbanos.
07 – Na canção os valores
democráticos são exaltados, pois estão contidos onde?
Estão contidos na
cultura popular.
08 – A competição pelo solo
urbano, tem gerado efeitos sociais muitos fortes. Quais?
A expansão das
favelas que contribui para uma segregação cada vez maior. Desta forma, a
exclusão do acesso a habitações dignas compromete direitos básicos dos
cidadãos, os quais deveriam ser respeitados promovidos por todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário