Poema: Aula
de leitura
A leitura é muito mais
do que decifrar palavras.
Quem quiser parar pra ver
pode até se surpreender:
vai ler nas folhas do chão,
se é outono ou se é verão;
nas ondas soltas do mar,
se é hora de navegar;
e no jeito da pessoa,
se trabalha ou se é à-toa;
na cara do lutador,
quando está sentindo dor;
vai ler na casa de alguém
o gosto que o dono tem;
e no pêlo do cachorro,
se é melhor gritar socorro;
e na cinza da fumaça,
o tamanho da desgraça;
e no tom que sopra o vento,
se corre o barco ou vai lento;
também na cor da fruta,
e no cheiro da comida,
e no ronco do motor,
e nos dentes do cavalo,
e na pele da pessoa,
e no brilho do sorriso,
vai ler nas nuvens do céu,
vai ler na palma da mão,
vai ler até nas estrelas
e no som do coração.
Uma arte que dá medo
é a de ler um olhar,
pois os olhos têm segredos
difíceis de decifrar.
do que decifrar palavras.
Quem quiser parar pra ver
pode até se surpreender:
vai ler nas folhas do chão,
se é outono ou se é verão;
nas ondas soltas do mar,
se é hora de navegar;
e no jeito da pessoa,
se trabalha ou se é à-toa;
na cara do lutador,
quando está sentindo dor;
vai ler na casa de alguém
o gosto que o dono tem;
e no pêlo do cachorro,
se é melhor gritar socorro;
e na cinza da fumaça,
o tamanho da desgraça;
e no tom que sopra o vento,
se corre o barco ou vai lento;
também na cor da fruta,
e no cheiro da comida,
e no ronco do motor,
e nos dentes do cavalo,
e na pele da pessoa,
e no brilho do sorriso,
vai ler nas nuvens do céu,
vai ler na palma da mão,
vai ler até nas estrelas
e no som do coração.
Uma arte que dá medo
é a de ler um olhar,
pois os olhos têm segredos
difíceis de decifrar.
Poema extraído do livro:
AZEVEDO, Ricardo. Dezenove poemas desengonçados. São Paulo: Ática,1999.
Entendendo o poema:
01 – Depois de ler o poema,
e considerar o passo a passo do processo para a leitura do texto verbal,
podemos afirmar que:
I – Trata-se de um poema,
isto é, um texto no gênero poético (forma e conteúdo da expressão) que diz, em
forma de verbos agrupados em estrofes, como é o ato de ler.
II – Nesse processo entra em
jogo a cultura, o nível de escolaridade, a visão de mundo, o conhecimento da
língua e dos gêneros textuais.
III – Ler é dar sentido à
vida, a si mesmo, ao mundo. Ler é a habilidade de decifrar os sinais gráficos
da língua (as letras / os signos verbais ou não verbais) e atribuir sentidos a
eles.
IV – A leitura só pode ser
realizada a partir de textos verbais.
Está correto o que se diz
em:
a)
I e II.
b)
III e IV.
c)
I, II e III.
d)
II e IV.
e)
II, III e IV.
02 – O texto poético foi
escrito de uma determinada forma. Assinale a correta.
(X) Verso.
( ) Prosa.
03 – Comente de acordo com o
poema, o que é possível ler:
a)
Nas folhas do chão.
As estações do ano.
b)
Nas ondas do mar.
Se o mar está calmo ou não.
c)
Na casa de alguém.
O gosto que a pessoa tem.
d)
Na cinza da fumaça.
O que está queimando.
e)
No cheiro da comida.
Se é gostosa ou não.
f)
No tom que sopra o vento.
Se o vento é fraco ou forte.
g)
No brilho do sorriso.
Se a pessoa está feliz...
Quem e o auto do testo
ResponderExcluir