domingo, 6 de agosto de 2017

TEXTO:A LUTA DOS NEGROS NOS ANOS 1920 E 1930 - FLÁVIO GOMES - COM GABARITO


A LUTA DOS NEGROS NOS ANOS 1920 E 1930

        No Brasil da década de 1920, o racismo contra os afrodescendentes era intenso e se manifestava de diversas formas: seja por meio de expressões, gestos e olhares preconceituosos, seja por anúncios de emprego que solicitavam candidatos de “boa aparência” (leia-se: de pele branca). Além disso, havia leis proibitivas. O governo paulista, por exemplo, baixou decretos que proibiam os negros de ingressar na Guarda Civil de São Paulo e impediam os bebês de participar de concursos públicos realizados anualmente para eleger os bebês mais “perfeitos”. A ideia das autoridades era provar que, ano após ano, vinha ocorrendo o branqueamento da “raça brasileira”.
        Mas o movimento negro não assistia a tudo isso de braços cruzados: lutava por meio de seus jornais e organizações contra a injustiça e a discriminação existentes no Brasil. Em 1928, por exemplo, o movimento negro lançou uma campanha contra o racismo praticado pelo governo paulista. Pressionado por esse movimento popular, o governador paulista Júlio Prestes suspendeu a proibição do ingresso de negros na Guarda Civil de São Paulo e deu permissão para a participação de bebês negros nos concursos públicos.
        Três anos depois, em outubro de 1931, um grupo de negros paulistas com cargos no funcionalismo público fundaram-na cidade de São Paulo a Frente Negra Brasileira (FNB), movimento que pretendia combater o racismo e promover melhores condições de trabalho, saúde e educação para a população negra brasileira. Seus principais fundadores foram: Arlindo Veiga dos Santos, José Correa Leite, Isaltino Veiga dos Santos, Gervásio de Moraes e Jaime de Aguiar, entre outros.
        Muitos jovens vindos do interior e de outros estados procuravam a Frente Negra pensando em conseguir emprego ou simplesmente obter informações sobre bailes, música, política ou novidades ligadas à comunidade negra. Estima-se que a Frente Negra Brasileira chegou a ter 100 mil membros por todo o país. Seus dirigentes decidiram então transformá-la em partido político e conseguiram seu intento em 1936, mas no ano seguinte, com a instauração do Estado Novo, Vargas extinguiu os partidos políticos, inclusive a Frente Negra Brasileira. Esse ato significou enorme frustração para os milhares de frentenegrinos que depositaram naquela agremiação suas esperanças.
                                                                          GOMES, Flávio. Negros e política.
                                                              Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p. 55.

1 – Como se manifestava o racismo no Brasil da década de 1920?
     O racismo manifestava-se de diversas formas, como expressões, gestos e olhares preconceituosos; anúncios de emprego que exigiam “boa aparência”; leis proibitivas, como os decretos do governo paulista que proibiam os negros de ingressar na Guarda Civil de São Paulo e impediam os bebês negros de participar de concursos públicos. Esses concursos eram promovidos pela Secretaria.

2 – Cite e comente a principal conquista do movimento negro nos anos 1920.
     O movimento negro pressionou o governo paulista, que, por isso, suspendeu a proibição do ingresso de negros na Guarda Civil de São Paulo e deu permissão para a participação de bebês negros nos concursos públicos promovidos pelo governo de São Paulo. Essa importante conquista do movimento negro é desconhecida da maioria dos estudantes brasileiros, o que de certa forma tem a ver com o fato de os currículos escolares não contemplarem temas relevantes da História dos afro-brasileiros.

3 – Elabore uma ficha sobre a Frente Negra Brasileira (FNB) com as seguintes informações:
a)     Local e data de sua fundação;
Cidade de São Paulo, em 1931.

b)    Objetivos;
Combater o racismo e promover melhores condições de trabalho, saúde e educação para a população negra brasileira.

c)     Principais líderes;
Arlindo Veiga dos Santos; José Correa Leite; Isaltino Veiga dos Santos; Gervásio de Moraes e Jaime de Aguiar, entre outros.

d)    Data e motivo de sua extinção.
Em 1937, com o Golpe de Estado desfechado por Getúlio Vargas.


Um comentário:

  1. Ajudou muito para mim não ir com vermelho nesse bimestre tamo junto é nóis cachoeira

    ResponderExcluir