quinta-feira, 24 de agosto de 2017

ROMANTISMO - EXERCÍCIOS- TESTES DE VESTIBULARES/ENEM -II- COM GABARITO

ROMANTISMO - EXERCÍCIOS- TESTES DE VESTIBULARES/ENEM

01 – (PUC-SP):
        Nas horas mortas da noite
        Como é doce o meditar
        Quando as estrelas cintilam
        Nas ondas quietas do mar!
        Quando a lua majestosa
        Surgindo linda e formosa,
        Como donzela vaidosa
        Nas águas se vai mirar!

A primeira estrofe do poema Saudades, de Casimiro de Abreu, bem demonstra a tendência do autor de:
a)     Utilizar uma linguagem rebuscada, complexa.
b)    Refletir sobre a natureza, sem estabelecer juízos de valor.
c)     Tratar de temas comuns à subjetividade humana.
d)    Extravasar sentimentos de profunda tristeza.
e)     Analisar o tema saudade, expressando exacerbada sensualidade.

02 – (CEFET-MG) Poesia de caráter extremamente subjetivo, com predominância da dúvida, amor, morte, dando-se muitas vezes a criações de aspectos mórbidos e desesperados. Poesia cheia de equívocos e angustiada, principalmente, pelo dualismo – aspiração e temor à morte.
Essa afirmativa caracteriza a obra de:
a)     Artur Azevedo.
b)    Junqueira freire.
c)     Laurindo Rabelo.
d)    Álvares de Azevedo.
e)     Fagundes Varela.


03 – (UFV-MG) A respeito de Senhora, romance de José de Alencar, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:
    a)      amor verdadeiro redime a mulher de seu orgulho e o homem de seu interesse.
    b)    O espaço é o Rio de Janeiro, especificamente o Centro, Laranjeiras e Santa Tereza.
    c)    O narrador é onisciente, de terceira pessoa.
   d)    O sentimento da natureza, comum aos românticos, faltava ao herói.
    e)     Não se analisa no romance a psicologia da personagem principal.


04 – (MACK-SP) Assinale a alternativa em que se encontra o nome de um poema, dividido em seis partes, e que, na última, após referir-se com revolta à Bandeira Nacional, clama pela intervenção daqueles que o autor chama de “heróis do Novo Mundo”.
a)     Navio negreiro.
b)    Círculo vicioso.
c)     Canção do exílio.
d)    Violões que choram.
e)     Congresso internacional do medo.

05 – (FAFEOD-MG) Assinale a alternativa que apresenta eventos que marcaram e favoreceram o Romantismo.
I – Valorização dos próprios sentimentos, desejo de igualdade, liberdade e reformas sociais expressos em linguagem coloquial.
II – Desenvolvimento do sentimento nacionalista e o desejo de autonomia política que o momento histórico favorecia.
III – Valorização do aspecto material da vida, afeito aos problemas sociais retratados detalhadamente.
IV – Desenvolvimento da ciência experimental e surgimento de algumas correntes filosóficas como o positivismo, o determinismo e o evolucionismo.
a)     I e II.
b)    I e IV.
c)     II e III.
d)    III e IV.

06 – (PUC-RS):
        “Eu lhe vou contar a história das lágrimas de amor, tal qual a ouvi, à minha avó, que em pequena a aprendeu de um velho gentio que nesta ilha habitava. Era no tempo em que ainda os Portugueses não haviam sido por uma tempestade empurrados para a terra de Santa Cruz; esta pequena ilha abundava de belas aves, e em derredor pescava-se excelente peixe. Uma jovem Tamoia cujo rosto moreno parecia tostado pelo fogo em que ardia-se o coração; uma jovem Tamoia linda e sensível tinha por habitação esta rude gruta, onde ainda então não se via a fonte que hoje vemos.”

A lenda “das lágrimas de amor”, a referência a uma das ilhas da Baía da Guanabara pertencem ao romance... de Joaquim Manuel de Macedo.
a)     A Moreninha.
b)    O moço loiro.
c)     A namoradeira.
d)    Memórias de um sobrinho do meu tio.
e)     Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro.

07 – (PUC-RS):
         O Inglês – marinheiro frio
         Que ao nascer no mar se achou
         (Porque a Inglaterra é um navio
         Que Deus na Mancha ancorou)
         Rijo entoa pátrias glórias
         Lembrando orgulhoso histórias
         De Nélson e de Aboukir.
         O Francês – predestinado –
         Canta os louros do passado
         E os loureiros do porvir.

Como demonstra a estrofe, o romantismo de Castro Alves caracteriza-se pelo:
a)     Preciosismo.
b)    Sentimentalismo.
c)     Patriotismo.
d)    Condoreirismo.
e)     Nacionalismo.

08 – (FEI-SP) Assinale o item que contém somente características românticas:
a)     Subjetivismo, bucolismo, sentimentalismo.
b)    Subjetivismo, nacionalismo, pastoralismo.
c)     Culto à natureza, nacionalismo, culto ao contraste.
d)    Conceitismo, liberdade de formas, cultismo.
e)     Nacionalismo, culto à natureza, liberdade de formas.

09 – (MARK-SP) Sobre Iracema, é incorreto afirmar que:
a)     O relacionamento entre Martim e Iracema seria uma alegoria das relações entre metrópole e colônia.
b)    Iracema é descrita de uma forma idealizante, comparada com elementos da natureza, característica própria do Romantismo.
c)     O personagem Martim é lendário; nunca existiu, tratando-se, portanto, de uma figura fictícia.
d)    Moacir, que em tupi quer dizer “filho da dor”, é levado por Martim para a Europa.
e)     O romance é narrado em terceira pessoa, com narrador onisciente.


10 – (UFMG) Todas as afirmativas sobre o poema I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias, estão corretas, exceto:
    a)     Caracteriza-se pela adequação do ritmo e da métrica ao assunto enfocado.
     b)    Destaca o heroísmo e a honradez que caracterizam o herói romântico.
     c)     Mostra a rivalidade existente entre diversas tribos indígenas.
      d)    Ressalta a dramaticidade do assunto ao deixar de lado o lirismo romântico.
     e)     Revela uma preocupação antropológica ao mostrar usos e costumes dos indígenas.

11 – (UA-AM) Pertencente ao segundo momento romântico brasileiro, o chamado “mal-do-século”, ele não teve tempo de se realizar plenamente como poeta, já que morreu muito jovem, com apenas vinte anos de idade. Apesar disso, no seu livro lira dos vinte anos estão alguns dos melhores momentos da poesia brasileira.
A afirmativa feita acima diz respeito a:
a)     Fagundes Varela.
b)    Álvares de Azevedo.
c)     Junqueira freire.
d)    Castro Alves.
e)     Casimiro de Abreu.


12 – (PUC-RS):
        “Era esse dia domingo do Espírito Santo. Como todos sabem, a festa do Espírito Santo é uma das festas prediletas do povo fluminense. Hoje mesmo que se vão perdendo certos hábitos, uns bons, outros maus, ainda essa festa é motivo de grande agitação; longe porém está o que agora se passa daquilo que se passava nos tempos a que temos feito remontar os leitores. A festa não começava no domingo marcado pela folhinha, começava muito antes, nove dias, cremos, para que tivessem lugar as novenas.”
Além de ser uma narrativa crítica e irônica da moral da época, Memórias de um sargento de milícias, como ilustra o texto acima, pode ser visto como um romance:
a)     Histórico.
b)    De costumes.
c)     Psicológico.
d)    Moralístico.
e)     Sentimental.

13 – (FUC-MT) Considerando os seguintes itens:
I – Autor da obra Cantos e fantasias e O estandarte auriverde.
II – Foi chamado o poeta dos escravos por seus textos contra a escravidão.
III – Autor de I-Juca Pirama, belo poema de inspiração indianista.
IV – Sua poesia é extremamente egocêntrica e sentimental, exprimindo um pessimismo doentio, uma descrença generalizada, um tédio de vida que impregna tudo de tristeza e desilusão.
V – Seu estilo vibrante e oratório empolgava os ouvintes, popularizando seus poemas de caráter social.
Referências a Castro Alves encontram-se apenas em:
a)     I e II.
b)    II e IV.
c)     I, II e IV.
d)    II, III e IV.
e)     II e V.


14 – (VUNESP-SP) Baseando-se na leitura do texto de Álvares de Azevedo, assinale a única alternativa incorreta.

        Junto a meu leito, com as mãos unidas,
        Olhos fitos no céu, cabelos soltos,
        Pálida sombra de mulher formosa
        Entre nuvens azuis pranteia orando.
        É um retrato talvez. Naquele seio
        Porventura sonhei doiradas noites.
        Talvez sonhando desatei sorrindo
        Alguma vez nos ombros perfumados
        Esses cabelos negros, e em delíquio
        Nos lábios dela suspirei tremendo.
        Foi-se minha visão. E resta agora
        Aquela vaga sombra na parede
        --- Fantasma de carvão e pó cerúleo,
        Tão vaga, tão extinta e fumarenta
        Como de um sonho o recordar incerto.

                                                  Álvares de Azevedo. VI Parte de Ideias Íntimas.
                     In: Candido, A. e Castello, J. A. Presença da literatura brasileira.
                                             São Paulo, Difusão Europeia do Livro, 1968. p. 26.

a)     Considerando os aspectos temáticos e formais do poema, pode-se vinculá-lo ao segundo momento do movimento romântico brasileiro, também conhecido como “geração do spleen” ou “mal-do-século”.
b)    A presença da mulher amada torna-se o ponto central do poema. Isso é claramente manifestado pelas recordações do eu-lírico, marcado por um passado vivido, que sempre volta em imagens e sonhos.
c)     O texto reflete um articulado jogo entre o plano do imaginário e o plano real. Um dos elementos, entre outros, que articula essa construção é a alternância dos tempos verbais presente/passado.
d)    Realidade e fantasia tornam-se a única realidade no espaço da poesia lírica romântica, gênero privilegiado dentro desse movimento.
e)     Apesar de utilizar decassílabo, esse poema possui o andamento próximo ao da prosa. Esse aspecto formal é importante para intensificar certo prosaísmo intimista da poesia romântica.

15 – (PUC-RS):
        “Então passou-se sobre este vasto deserto d’água e céu uma cena estupenda, heroica, sobre-humana; um espetáculo grandioso, uma sublime loucura.
        Peri alucinado suspendeu-se aos cipós que se entrelaçavam pelos ramos das árvores já cobertas d’água, e com esforço desesperado cingindo o tronco da palmeira nos seus braços hirtos, abalou-os até as raízes.”

O texto acima exemplifica uma característica romântica de José de Alencar, que é a:
a)     Imaginação criadora.
b)    Consciência da solidão.
c)     Ânsia de glória.
d)    Idealização do personagem.
e)     Valorização da natureza.

16- (UFRS) Considere as afirmações abaixo sobre o Romantismo no Brasil.
I – A primeira geração de poetas românticos no Brasil caracterizou-se pela ênfase no sentimento nacionalista, tematizando o índio, a natureza e o amor à pátria.
II – Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela, representantes da segunda geração da poesia romântica, expressam, sobretudo, um forte intimismo.
III – A poesia de Castro Alves, cronologicamente inserida na terceira geração romântica, apresenta importantes ligações com a estética barroca, pela religiosidade e o tom místico da maioria dos poemas.
Quais estão corretas?
a)     I, apenas.
b)    II, apenas.
c)     I e II, apenas.
d)    II e III, apenas.
e)     I, II e III.


17– (PUCCAMP-SP):
       
        Cantor das selvas, entre bravas matas
        Áspero tronco da palmeira escolho.
        Unido a ele soltarei meu canto,
        Enquanto o vento nos palmares zune,
        Rugindo os longos, encontrados leques.

Os versos acima, de Os timbiras, de Gonçalves Dias, apresentam características da primeira geração romântica:
    a)     Apego o equilíbrio na forma de expressão; presença do nacionalismo, pela temática indianista e pela valorização de natureza brasileira.
   b)    Resistência aos exageros sentimentais e à forma de expressão subordinada às emoções; visão da poesia a serviço de causas sociais, como a escravidão.
c)     Expressão preocupada com o senso da medida; “mal do século”; natureza como amiga e confidente.
d)    Transbordamento na forma de expressão; valorização do índio como típico homem nacional; apresentação da natureza como refúgio dos males do coração.
e)     Expressão a serviço da manifestação dos estados de espírito mais exagerados; sentimento profundo da solidão.

18– (UFMG) Todas as passagens de Iracema, de José de Alencar, estão corretamente explicadas, exceto:
a) A filha de Araquém escondeu no coração a sua ventura.
    Ficou tímida e quieta como a ave que presente a borrasca no horizonte.
= Iracema entrega-se a Martim.
a)     Iracema preparou as tintas. O chefe, embebendo as ramas da pluma, traçou pelo corpo os riscos vermelhos e pretos, que ornavam a grande nação pitiguara.
= O chefe pinta Martim, preparando-o para o combate com os tabajaras.
b)    Iracema, sentindo que se lhe rompia o seio, buscou a margem do rio, onde crescia o coqueiro.
= Iracema prepara-se para dar à luz a Moacir.
c)     O guerreiro branco é hóspede de Araquém. A paz o trouxe aos campos de Ipu, a paz o guarda.
Quem ofende o estrangeiro ofende o Pajé.
= Iracema protege Martim da fúria de Irapuã.
d)    Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra, sua vista perturba-se.
= Martim aparece pela primeira vez a Iracema, que saía do banho.


19 – (UFRS):
        Ontem a Serra Leoa,
        A Guerra, a caça ao leão,
        O sono dormido à toa
        Sob as tendas da amplidão...
        Hoje... o porão negro, o fundo
        Infecto, apertado, imundo,
        Tendo a peste por jaguar...
        É o sono sempre cortado
        Pelo arranco de um finado,
        E o baque de um corpo ao mar ...



Nesta estrofe de ..., de Castro Alves, os versos de... sílabas métricas evocam, num primeiro momento, a ... dos negros em sua terra natal, contrastando, na segunda parte, com imagens que indicam os rigores da ....
Assinale a alternativa que completa corretamente as launas do texto acima.

a)     Vozes d’África – dez – luta – partida.
b)    Canção do exílio – sete – tranquilidade – solidão.
c)     Mocidade e morte – oito – passividade – prisão.
d)    Cachoeira de Paulo Afonso – dez – caçada – luta.
e)     O navio negreiro – sete – tranquilidade – escravidão.

20 – (UFRS) Considere as seguintes afirmações:
I – Pode-se afirmar que o Romantismo brasileiro foi a manifestação artística que mais bem expressou o sentimento nacionalista desenvolvido com a Independência do país.
II – Os romancistas românticos, preocupados com a formação de uma literatura que expressasse a cor local, criaram romances considerados regionais, mais pela temática do que pela linguagem.
III - A tendência indianista do Romantismo brasileiro tinha por objetivo a desmistificação do papel do índio na história do Brasil desde a colonização.

Quais estão corretas?
a)     I, apenas.
b)    II, apenas.
c)     I e II, apenas.
d)    I e III, apenas.
e)     I, II e III.

21 – (UFU-MG) Sobre Gonçalves Dias, afirma Antônio Cândido na sua Formação da Literatura Brasileira (5. ed. v. II, p. 84):
        O seu verso, incorporando o detalhe pitoresco da vida americana no ângulo romântico e europeu de visão, criou (verdadeiramente criou) uma convenção poética nova.
        De fato, nos poemas Marabá e Leito de folhas verdes, a temática indianista está associada a um sentimento que é um dos lugares-comuns da lírica romântica.
Pergunta-se:
a)     Qual é esse sentimento?
Sentimento de solidão.

b)    Como ele se apresenta nos poemas mencionados?

No poema Marabá e em Leito de folhas verdes se manifesta pela posição marginalizada da mulher.

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