quinta-feira, 24 de agosto de 2017

POEMA: VIAGENS NA MINHA TERRA -ANTONIO NOBRE - COM GABARITO

 POEMA:VIAGENS NA MINHA TERRA
                 ANTONIO NOBRE

Às vezes, passo horas inteiras
Olhos fitos nestas braseiras,
Sonhando o tempo que lá vai;
E jornadeio em fantasia
Essas jornadas que eu fazia
Ao velho Douro, mais meu pai.


Que pitoresca era a jornada!
Logo, ao subir da madrugada,
Prontos os dois para partir:
--- Adeus! adeus! é curta a ausência,
Adeus! – rodava a diligência
Com campainhas a tinir!

E, dia e noite, aurora a aurora,
Por essa doida terra fora,
Cheia de Cor, de Luz, de Som,
Habituado à minha alcova
Em tudo eu via coisa nova,
Que bom era, meu Deus! Que bom!

(...)

Ao sol, fulgura o Oiro dos milhos!
Os lavradores mailos filhos
A terra estrumam, e depois
Os bois atrelam ao arado
E ouve-se além no descampado
Num ímpeto aos berros: - Eh! bois!

E, enquanto a velha mala-posta,
A custo vai subindo a encosta
Em mira ao lar dos meus avós,
Os aldeões, de longe, alerta,
Olham pasmados, boca aberta...
A gente segue e deixa-os sós.

(...)

E a mala-posta ia pondo, ia pondo,
O luar, cada vez mais lindo,
Caía em lágrimas, - e, enfim,
Tão pontual, às onze e meia,
Entrava, soberba, na aldeia
Cheia de guizos, tlim, tlim, tlim!

Lá vejo ainda a nossa Casa
Toda de lume, cor de brasa,
Altiva, entre árvores, tão só!
Lá se abrem os portões gradeados,
Lá vem com velas os criados,
Lá vem, sorrindo, a minha Avó.

(...)

Não sei que é, amo-te à distância,
Amo-te mais, quando estou só...
Ó Portugal da minha infância,
Qual de vós teve na Vida
Uma jornada parecida,
Ou assim, como eu, uma Avó?
                                                                 Antônio Nobre. In: Moisés, Massaud.

          A literatura portuguesa através dos textos. São Paulo, Cultrix, 1971.

1 – Se você comparar o relato de Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, com este relato poético de Antônio Nobre, batizado com o mesmo título, certamente notará diferenças. Por que razão Antônio Nobre teria escolhido esse título para seu poema?
      São razões de ordem emocional:
1-    Porque se trata de um livro muito querido por Antônio Nobre.
2-    Porque o poeta realmente “viaja” na memória.

2 – Escreva sobre o neo-romantismo (isto é, novo romantismo) a partir das características românticas encontradas no poema Viagens na minha terra.
      O aluno deve chegar a características como: saudosismo, melancolia, sentimentos adolescentes, etc.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário