quinta-feira, 31 de agosto de 2017

MÚSICA: ETNIA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

 MÚSICA : ETNIA

                

Somos todos juntos uma miscigenação
E não podemos fugir da nossa etnia
Índios, brancos, negros e mestiços
Nada de errado em seus princípios
O seu e o meu são iguais
Corre nas veias sem parar
Costumes, é folclore é tradição
Capoeira que rasga o chão
Samba que sai da favela acabada
É hip-hop na minha embolada.

É o povo na arte
É arte no povo
E não o povo na arte
De quem faz arte com o povo.
Por trás de algo que se esconde
Há sempre uma grande mina de conhecimentos
E sentimentos.

Não há mistérios em descobrir
O que você tem e o que gosta
Não há mistérios em descobrir
O que você é e o que você faz.

Maracatu psicodélico
Capoeira da pesada
Bumba meu rádio
Berimbau elétrico
Frevo, samba e cores
Cores unidas e alegria
Nada de errado em nossa etnia.

                                      Composição de Chico Science e Lucio Maia.
                               In: Chico Science & Nação Zumbi. Afrociberdelia.
                                                                                Sony Music, 1996.

1 – A letra dessa música fala de algumas manifestações culturais folclóricas brasileiras. Você consegue identifica-las?
      Maracatu, capoeira, bumba meu boi, frevo, samba, embolada.

2 – A música também afirma que folclore é tradição. Mas, ao mesmo tempo, mistura estas manifestações tão tradicionais, como maracatu, bumba meu boi, frevo, samba, com outras bem atuais. Quais os trechos em que essa mistura aparece?
      “Bumba meu rádio / Berimbau elétrico / É hip-hop na minha embolada.

3 – Misturar o importado com o nacional, o antigo com o moderno para resultar em algo diferente. Isso lhe lembra alguma coisa?
      Educador, recorde com os alunos o conceito de “antropofagia” estudado anteriormente.

4 – A antropofagia foi um conceito que se difundiu durante os anos 1920 com o Modernismo. Mas e atualmente? Será que ainda existem movimentos ou manifestações artísticas com esta característica?
      Levante possibilidades do repertório de conhecimento dos alunos. Em seguida, explique que a letra que eles acabaram de ler é um exemplo disso. Uma mistura de diferentes influências culturais tanto brasileiras como estrangeiras junto com rimas variadas, utilizando instrumentos antigos e modernos, manufaturados e tecnológicos.


                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário