ROMANTISMO - EXERCÍCIOS- TESTES DE VESTIBULARES/ENEM
(PUC-SP) Instruções:
As questões de números 01 e 02 referem-se ao texto abaixo:
Há anos raiou
no céu fluminense uma nova estrela.
Desde o
momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha
dos salões.
Tornou-se a
deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade.
Era rica e formosa.
Duas
opulências, que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores
que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.
Quem não se
recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante
meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu
fulgor?
José de Alencar – Senhora.
01 – Afirma o texto acima que Aurélia era rica e formosa.
Considerando o romance como um todo, sabemos que a personagem referida nem
sempre foi rica, apesar de formosa. Preterida num primeiro momento por Fernando
Seixas, grande amor de sua vida, mas contumaz caça-dote, Aurélia acaba se
casando com ele.
Pergunta-se:
a) Qual a forma que Aurélia encontrou
para consumar esta união?
A forma que Aurélia
encontrou foi a de “comprar” o marido.
b) Como o conflito amoroso se resolve
nesta narrativa?
O conflito se resolve
graças à quitação da dívida de Seixas para com Aurélia.
02 – As narrativas românticas objetivam a realização do
sentimento amoroso pelo casamento. Todas as ações concorrem para o desfecho
feliz. Quando isso não ocorre, temos a tragédia passional, marcada pelo
inconformismo de viver longe da pessoa amada. Diante disso:
a) Indique, das obras abaixo, aquela em
que a realização amorosa não se dá: A Moreninha / Cinco Minutos / Inocência / A
escrava Isaura / Senhora.
Em Inocência.
b) Justifique sua resposta.
Nesse romance, a
protagonista Inocência morre no fim.
03 – (PUCCAMP-SP) Um juízo crítico que define o estilo de uma
das linhas mestras da poesia de Castro Alves é:
a) “Notemos que esse poeta sem requinte
foi, do grupo em estudo, o mais preocupado com a experimentação métrica,
revelando o senso exato da adequação do ritmo à psicologia.”
b)
“Da presença da história decorre um compromisso com a eloquência: a
poesia, como força histórica, se aproxima automaticamente do discurso,
incorporando a ênfase oratória à sua magia, que se restringe por isso mesmo
ante esta invasão imperiosa.”
c) “Os seus momentos mais felizes estão
nalgumas redondilhas delicadas ou em composições de voo amplo, lançadas no
declive da reflexão e da meditação.”
d) “Quando amplia o âmbito de visão, é
ainda matizando de moderada beleza os aspectos ordinariamente exaltantes da
paisagem. O fato de essa natureza existir denota o caráter concreto de sua
poesia, que, apesar de intensamente subjetiva, se alia à realidade de uma
paisagem despojada de qualquer hipertrofia, em benefício da atmosfera tênue dos
tons menores.”
e) “Esta tendência para volatilizar e
nebulizar a paisagem completa-se por outra, de aproximá-la da vida pelo mesmo
sistema de imagens.
04 – (USF-SP) Observe as seguintes proposições, a respeito do
Romantismo no Brasil:
I – José de Alencar procurou documentar a realidade nacional
dentro de uma visão crítica que antecipa a postura dos primeiros modernistas.
II – Memórias de um sargento de milícias é um romance que,
por focalizar uma época próxima e por ter um anti-herói como personagem
central, antecipa características do Realismo.
III – Os romances de Joaquim Manuel de Macedo narram
histórias fáceis, típicas do gosto romântico-burguês de sua época.
Pode-se afirmar que:
a)
As proposições I, II e III estão corretas.
b) Somente as proposições I e II estão
corretas.
c) Somente as proposições II e III estão
corretas.
d) Somente a proposição II está correta.
e) Somente a proposição III está
correta.
05 – (PUCCAMP-SP) Sobre José de Alencar, é correto afirmar-se que:
a) Fixou um dos mais caros modelos da
sensibilidade brasileira, o do índio ideal, principalmente pelo fato de ter
focalizado o indígena sempre em seu habitat, Longe do contato com outras raças,
como em O guarani e Iracema.
b) Foi sensível ao drama vivido pelo
homem numa sociedade burguesa – a necessidade de obter dinheiro e a de preservar
a integridade da vida do espírito – e deu a esse conflito o tratamento que
determinou sua ruptura definitiva com o idealismo do escritor romântico, como
se vê em Lucíola e em Senhora.
c)
Fez-se presente nos três tipos em que se manifestou a ficção da
época – determinados pelo espaço em que se desenvolve a narrativa: cidade,
campo, selva –, de que são exemplos Lucíola, O sertanejo e Iracema.
d) Dotou os protagonistas, nos romances
heroicos (O sertanejo, O guarani), de características ideais, mas, subordinando-os
aos acontecimentos da vida corrente, obrigou-os a cometerem atos degradantes.
e) Foge, num aspecto, do que era uma
tendência da ficção romântica, o interesse pelo passado, quer do indivíduo,
quer da nação, pois voltou-se apenas para a observação da realidade
contemporânea, como em Lucíola e Senhora.
06 – (FAFEOD-MG) Quanto ao ritmo utilizado por Gonçalves
Dias, no poema I-Juca Pirama, observa-se:
a) Predominância de versos de redondilha
maior.
b) Uso sistemático do verso decassílabo.
c) Predominância de um rígido esquema
rímico.
d)
Combinação expressiva de vários tipos de metro.
e) Uso sistemático do verso alexandrino.
07 – (UEL-PR) Assinale a alternativa que completa
adequadamente a asserção: O Romantismo, graças à ideologia dominante e a um
complexo conteúdo artístico, social e político, caracteriza-se como uma época
propícia ao aparecimento de naturezas humanas marcadas por:
a) Teocentrismo, hipersensibilidade,
alegria, otimismo e crença.
b) Etnocentrismo, insensibilidade,
descontração, otimismo e crença na sociedade.
c)
Egocentrismo, hipersensibilidade, melancolia, pessimismo, angústia e
desespero.
d) Teocentrismo, insensibilidade,
descontração, angústia e desesperança.
e) Egocentrismo, hipersensibilidade,
alegria, descontração e crença no futuro.
08 – (UNICAMP-SP):
“A moça trazia
nessa ocasião um roupão de cetim verde cerrado à cintura por um cordão de fios
de ouro. Era o mesmo da noite do casamento, e que desde então ela nunca mais
usara. Por uma espécie de superstição
lembrara-se de vesti-lo de novo, nessa hora na qual, a crer em seus
pressentimentos, iam decidir-se afinal o seu destino e a sua vida. (...)
Ergueu-se
então, e tirou da gaveta uma chave atravessou a câmara nupcial (...) e abriu
afoitamente aquela porta que havia fechado onze meses antes, num ímpeto de
indignação e horror.”
No trecho citado, extraído do capítulo final do romance
Senhora, de José de Alencar, o narrador faz referência a uma outra cena,
passada no mesmo lugar, muito importante para o desenrolar do enredo.
Pergunta-se:
a) Que personagens protagonizam as duas
cenas e qual a relação entre essas personagens no romance?
Aurélia Camargo e Fernando
Seixas. São dois jovens que se amam. Noivos, a princípio, Seixas rompe com
Aurélia para se casar com Adelaide, moça rica que poderia saldar suas dívidas.
b) O que aconteceu na primeira vez em
que essas personagens se encontraram na câmara nupcial?
Na primeira vez que se
encontram na câmara nupcial, Aurélia revela a Seixas a verdade sobre o
casamento arranjado por eu tio e tutor, Lemos: “eu, uma mulher traída: o
senhor, um homem vendido”.
c) Como a cena descrita no trecho citado
relaciona-se com a outra, referida pelo narrador, no interior do romance?
A cena apresentada
relaciona-se com a outra por retomar o que aconteceu no início do casamento: o
mesmo ambiente, os mesmos objetos, as mesmas vestimentas, etc. Como se fosse um
flashback.
09 – (VUNESP-SP) Costuma-se dizer que as obras inauguradoras
do Romantismo em Portugal e no Brasil foram, respectivamente:
a) O poema Camões e o Guarani.
b) O primo Basílio e Suspiros poéticos e
saudades.
c)
O poema Camões e Suspiros
poéticos e saudades.
d) Folhas caídas e Iracema.
e) A Moreninha e A escrava Isaura.
10 – (PUC-RS):
Já de morte o
palor me cobre o rosto
Nos lábios meus
o alento desfalece.
Surda agonia o
coração fenece
E devora meu
ser mortal desgosto!
Do leito
embalde no macio encosto
Tento o sono
reter! ... Já esmorece
O corpo exausto
que o repouso esquece...
Eis o estado em
que a mágoa me tem posto!
A relação mórbida com a morte demonstra que parte da poesia
de Álvares de Azevedo prende-se ao:
a) Idealismo amoroso.
b) Saudosismo inconformado.
c) Misticismo religioso.
d) Negativismo filosófico.
e)
Mal-do-século.
11 – (PUC-SP):
Sou como a
pomba e como as vozes dela
É triste o meu
cantar;
--- Flor dos
trópicos – cá na Europa fria
Eu definho
chorando noite e dia
Saudades do meu
lar.
A estrofe acima salienta uma das linhas da reduzida temática
da poesia de Casimiro de Abreu que é a:
a) Vida familiar.
b) Paisagem nativa.
c)
Saudade da pátria.
d) Ternura sonhadora.
e) Timidez amorosa.
12 – (FGV-SP) Em Iracema, Alencar mostra o encontro do branco
com o mundo dos indígenas. A primeira vez que o português Martim vê Iracema,
ela está saindo do banho, completamente nua.
a) Qual a reação imediata de Iracema ao
ver Martim?
Deu-lhe uma flechada no
rosto.
b) E depois, que faz ela?
Correu para Martim,
arrependida do que fizera. Eles conversaram, e ela deu-lhe as boas-vindas aos
campos tabajaras.
13 – (UFU-MG) Sobre o movimento romântico brasileiro, é
incorreto afirmar que:
a)
Gonçalves Dias foi um dos fundadores da revista Guanabara que,
juntamente com Niterói, teve papel importante na divulgação e consolidação das
primeiras manifestações românticas no Brasil.
b) Em termos de história da literatura
brasileira, poemas como Os timbiras
e romances como Iracema são obras pioneiras quanto ao fato de abordarem o índio
como figura temática.
c) As Sextilhas de frei Antão, de Gonçalves Dias, retomam a temática
medieval, inserindo-se numa das vertentes do movimento romântico.
d) Em relação ao Arcadismo, a produção
poética romântica é marcada por maior liberdade rítmica, como se nota em I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias.
e) O gênero épico, anteriormente
trabalhado por Basílio da Gama e Santa Rita Durão, sobrevive no Romantismo
fortemente associado ao sentimento nacionalista.
14 – (UFMG) Leia a afirmativa a seguir, em que José de
Alencar critica a visão dos cronistas europeus sobre os indígenas.
“Os
historiadores, cronistas e viajantes da primeira época, se não de todo o
período colonial, devem ser lidos à luz de uma crítica severa. (...) Homens
cultos, filhos de uma sociedade velha e curtida por longo trato de séculos,
queriam esse forasteiros achar nos indígenas de um mundo novo e segregado da
civilização universal uma perfeita conformidade de ideias e costumes.”
Apesar de sua visão, Alencar, e, Iracema, adora a mesma
atitude, quando:
a) Apresenta metaforicamente o índio
como representante do homem brasileiro.
b)
Atribui às personagens indígenas um comportamento baseado em códigos
europeus.
c) Recupera, para a literatura, a
memória da fauna, da flora e da toponímia indígenas.
d) Tenta ser fiel ao espírito da língua
indígena na composição das imagens.
15 – (UFMG) Todas as alternativas apresentam trechos do
romance Iracema, de José de Alencar. Assinale aquela em que a relação harmônica
entre homem e natureza determina a construção da imagem.
a)
A alvorada abriu o dia e os olhos do guerreiro branco.
b) Além, muito além daquela serra, que
ainda azula no horizonte, nasceu Iracema
c) Os guerreiros tabajaras, acorridos à
taba, esperavam o inimigo...
d) Verdes mares bravios de minha terra
natal, onde canta a jandaia...
16 – (UFV) Leia o fragmento abaixo e faça o que se pede:
Morrer...
quando este mundo é um paraíso,
E a alma um
cisne de douradas plumas:
Não! o seio da
amante é um lago virgem...
Quero boiar à
tonadas espumas.
Vem! formosa
mulher – camélia pálida,
Que banharam de
pranto as alvoradas.
Minh’alma é a borboleta,
que espaneja
O pó das asas lúcidas, douradas...
Alves, Castro. Poesias completas de Castro Alves.
17. ed. Rio de Janeiro, Ediouro, 1995. p. 23.
Assinale a alternativa que não corresponde a uma leitura correta do texto:
a) A descrição da mulher, no texto
castroalvino, confirma o modelo idealizado da heroica romântica.
b) O fragmento reflete uma atitude
introspectiva do homem romântico e suas dúvidas existenciais.
c) A poesia amorosa de Castro Alves
manifesta-se através de um sensualismo mais ousado.
d)
A produção lírica do poeta baiano retrata o elemento feminino sob
uma perspectiva mais grotesca e vulgar.
e) O poema expressa uma ideia de morte
que se distancia da visão melancólica da poética do “mal-do-século”.
17 – (CEFET-MG) Todos os textos abaixo – trechos de Lucíola,
de José de Alencar – apresentam características de Romantismo, exceto:
a) Ainda quando soubesse que morreria
nos seus braços... Que morte mais doce podia eu desejar!
b) A corte tem mil seduções que
arrebatam um provinciano aos seus hábitos, e o atordoam e preocupam tanto, que
só ao cabo de algum tempo o restituem à posse de si mesmo e ao livre uso de sua
pessoa.
c) O sorriso – em que ela envolveu estas
palavras, caiu, se me posso assim exprimir, como a dobra de uma mortalha, tal
foi a súbita lividez que lhe cobriu o rosto, e o desânimo que abateu o seu
corpo.
d)
Lúcia morreu tísica; quando veio o médico passar o atestado, troquei
os nossos nomes. Meu pai leu no jornal o óbito de sua filha; e muitas vezes o
encontrei junto dessa sepultura. Morri pois para o mundo e para minha família.
Meus pais choravam sua filha morta, mas já não se envergonhavam de sua filha
prostituída.
e) Sentamo-nos sobre a relva coberta de
flores e à borda de um pequeno tanque natural, cujas águas límpidas espelhavam
a doce serenidade do céu azul. Lúcia tirou do bolso o seu crochê e o novelo de
torçal, e continuou uma gravata que estava fazendo para mim. Enquanto ela
trabalha, eu arrancava as flores silvestres para enfeitar-lhe os cabelos; ou
arrastava-me pela relva para beijar-lhe a ponta da boina que aparecia sob a
orla do vestido.
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