quinta-feira, 24 de agosto de 2017

POEMA: VASO CHINÊS - ALBERTO DE OLIVEIRA - COM GABARITO


POEMA: VASO CHINÊS

Estranho mimo, aquele vaso! Vi-o
Casualmente, uma vez, de um perfumado
Contador sobre o mármore luzidio,
Entre um leque e o começo de um bordado.

Fino artista chinês, enamorado,
Nele pusera o coração doentio
Em rubras flores de um sutil lavrado,
Na tinta ardente, de um calor sombrio.

Mas, talvez, por contraste à desventura –
Quem o sabe? – de um velho mandarim
Também lá estava a singular figura:

Que arte, em pintá-la! a gente acaso vendo-a,
Sentia um não sei que com aquele chim
De olhos cortados à feição de amêndoa.

1 – Os tratados de versificação (tão prezados pelos parnasianos) consideram que as rimas são: raras ou preciosas quando mais elaboradas, mais difíceis; pobres quando mais simples, mais comuns ou menos elaboradas. São pobres as rimas de palavras que pertencem à mesma classe gramatical. São raras as que fazem coincidir sonoramente palavras de diferentes classes gramaticais. Assim, por exemplo, no soneto Vaso chinês o poeta se valeu de rimas quando fez coincidir sonoramente “vi-o” com “luzidio”, pois rimou um verbo acompanhado de pronome com um adjetivo. Partindo dessa definição, faça um levantamento das rimas raras no soneto.
     Ui-o / luzidio; vendo-a/amêndoa

2 – Metrifique a primeira estrofe de Vaso chinês. Qual o nome dos versos quanto às sílabas poéticas?
     Os versos são decassílabos. Exemplificação:
      Es / tra / nho / mi / mo a / que / le / va / so! / Vio
       1      2        3       4       5          6       7     8       9      10
       Za / ga / la / de / za / gais / na / rús / ti / ca / fa / mí / lia
       1      2     3      4     5       6       7      8      9     10   11    12   

3 – Examine atentamente o soneto e identifique:
a)     Qual o tipo de linguagem predominante?
Predomina a linguagem cuidada, preciosa.

b)    Qual é a pessoa que “fala” no soneto e qual o efeito disso?
A pessoa que fala é um “eu” que observa muitos detalhes. O efeito disso é a descrição externa.

  

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