terça-feira, 15 de agosto de 2017

TEXTO: A BONECA GUILHERMINA - COM GABARITO

Texto: A boneca Guilhermina

Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.

MUILAERT, A. A boneca Guilhermina. In: As reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997, p. 17. Coleção Castelo Rá-Tim-Bum – Vol. 8.

1. O trecho “A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua”expressa:
(A)  uma opinião da dona sobre a sua boneca.
(B)  um comentário das amigas da dona da boneca.
(C)  um desejo da dona de Guilhermina.
(D)  um fato acontecido com a boneca e a sua dona.

2. No trecho “Mas quando ela chora, eu não aguento”, a expressão sublinhada significa, em relação à dona da boneca, sentimento de,
(A)  paciência.
(B)  pena.
(C)  raiva.
(D)  solidão.

3. Guilhermina é
(A)  autora do texto.
(B)  a boneca.
(C)  babá da boneca.
(D)  a dona da boneca.

13 comentários: