quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

PROJETO GINCANA DE LEITURA - LIVRO: IRMÃO NEGRO- WALCYR CARRASCO /LIVRO: O CORTIÇO - ALUÍSIO DE AZEVEDO

 PROJETO GINCANA DE LEITURA

 

FOCO PRIMÁRIO LITERÁRIO: 8° Irmão Negro

                                                    9° O cortiço


Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDF92eq1AmLf00KHk_Y2MRfHwU_I98ecRPcxsfQfehxlI3uUDD120UA4IFlgTwrFghiu0mABB6RDLwoOmM4LLGAqwEThyphenhyphenaucGy2j6LfB7oqvvD0EdFZ2iqd_4v6qr5M1sgxbpp38SlSnm7FNZA0qkEpu40GyraY4DI9GsG7H9Ila2u0NkJ3r6GnQ0W_zQ/s320/irm%C3%A3o.jpg

 

 “Ó Bendito o que semeia livros... livros à mão cheia...

E manda o povo pensar!

O livro caindo n’alma

 

É germe – que faz a palma,

É chuva – que faz o mar.”

 

Castro Alves

 

OBJETIVO DA GINCANA:

 

Despertar o gosto pela leitura;

Libertar o leitor e deixá-lo em contato com o livro, permitindo que ele sozinho procure os seus caminhos literários, tirando do texto o que mais lhe interessar no momento e usufruindo aquilo que vier ao encontro de suas buscas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS;

Desenvolver diferentes habilidades através das  múltiplas leituras.

Articular-se criativamente nas habilidades da escrita e leituristicas envolvendo as disciplinas de Física, Ciência da Natureza, Biologia, Língua Portuguesa, Redação e Língua Espanhola.

(EF08LP07) Diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, de uso frequente.

(EF08LP08) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, diversos elementos linguísticos.

(EF08LP09) Interpretar efeitos de sentido de modificadores (adjuntos adnominais – artigos definido ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas) em substantivos com função de sujeito ou de complemento verbal, usando-os para enriquecer seus próprios textos.

REGULAMENTO DA GINCANA:


REGRA MÁXIMA; Envolver as disciplinas Ciências, Física, Ciência da Sociedade, química, Língua Portuguesa, Redação, Língua Espanhola nas  tarefas e provas e realiza-las com qualidade, criatividade e harmonia entre as equipes

Estratégias: A provas deverão ser executadas de forma compartilhada, ou seja, com exceção das provas surpresas e da que será pertinente a todas as equipes. AS DEMAIS SERÃO DISTRIBUIDAS POR SORTEIO ENTRE AS EQUIPE, OU SEJA, CADA EQUIPE IRÁ SE ENVOLVER EM UMA PROVA/TAREFA DIFERENTE, CONTÚDO, DEVE-SE PERCEBER QUE OUTRAS EQUIPES DEVERÃO COLABORAR MUTUAMENTE DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.

Livro de Partida: Irmão Negro do Walcyr Carrasco (8°)  e O cortiço de Aluísio Azevedo   (9°)

Temas Marcelino O buraco negro e suas implicações no universo

Temas Astéria: Ciências da Natureza 8° ano - Doenças dos Sistemas Esquelético e Endócrino. Elementos gramaticais e ortográficos, que serão observados pelas professoras: Carol e Nadia

Para cada doença pesquisada determinar causas, sintomas, tratamento e contágio.

 

Biologia do 9° ano - Principais evolução do século XXI com relação a biomedicina.

 

Temas Ariel: O principe de Maquiavel- O conteúdo trabalhado será ético e político, focando a originalidade política de Nicolau Maquiavel. A leitura do livro o príncipe do mesmo autor.

...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

HAVERÁ PREMIAÇÃO PARA A MELHOR TURMA

8°X 9°

 

CADA turma deverá instituir 4 equipes com 1 lider em cada.

Atribuir nomes, elaborar o grito de guerra, estabelecer uma cor ou adereços que os identifiquem.

 

ALGUMAS tarefas serão executadas no horário de REDAÇÃO E ESPANHOL, e em sala, outros nas aulas dos outros professores envolvidos, outras em quadra, e outras será executada na sala da equipe oponente.

 

ATENÇÃO- as 4 últimas provas deverão ser executadas entre os períodos da 1ª e 3ª semanas

 

1) A Gincana de Leitura será constituída de tarefas a serem realizadas e apresentadas na data prevista a ser combinada, envolvendo as demais disciplinas participantes neste processo.

 

2) A cada tarefa serão atribuídos pontos de 0 a 10. (que serão convertidos em notas posteriormente)

 

3) A organização, a pontualidade, a disciplina do grupo e a quantidade dos trabalhos apresentados determinarão maior ou menor pontuação.

 

4) Cada trabalho deverá ser feito com uma obra diferente, escolhida entre as indicadas pelos professores que aderirem ao projeto. OBS; cada professor que aderir, será anexado um critério avaliativo que contemple a disciplina deste referido professor, cabendo a este atribuir a nota conforme deseje, contudo, o professor de LP e RED, será o responsável pelas tarefas, execução, etc.

 

5) Cada membro da equipe ( 4 equipes por sala)  é diretamente responsável pelo sucesso do seu grupo, ficando a mais para o líder, somente a tarefa de coordenar os trabalhos.

 

6) Cada equipe determinada entre as turmas do 8/ e 9/ ano, escolherá uma cor para identificá-la.

 

7) Cabe aos professores julgarem o cumprimento das tarefas.

 

8) Um dos requisitos de peso, será o comportamento amigável entre os oponentes, ficando estritamente proibido todo e qualquer tipo afronta, brigas, xingamentos, desrespeito de qualquer natureza, sofrerá sanções.

 

9) Cada EQUIPE deverá atotar estratégias para executar o maior número de tarefas com precisão. Deve também estabelecer um lider para cada equipe e ter um nome cada, uma cor, um acessório que a represente.

 

10) Haverá premiação para a equipe que se sair melhor e obter o maior número de pontos.

 

11) As questões, tempo, agilidade, responsabilidade, respeito, união, dedicação, dinamismo, comprometimento, serão itens como índice de pontuação que será mais requisitado em cada prova, além das especificações de cada prova.

 

12) Situações extras serão anexadas, em conformidade com as demandas do projeto

TAREFAS

 

PROVAS 1 A 4- Período de execução de 12 a 15/  de agosto

 

1) Representando – Livro Irmão Negro do Walcyr Carrasco , preparar uma dramatização da cena que o grupo eleger mais interessante.

 

 

Data: ____/____/____ Duração: 15 min.

 

Valor: 10 pontos

 

 

2) Divulgando – escolher elementos da obra para ser alvo de uma campanha publicitária, propaganda, Envolvendo a disciplina de Química e Biologia. 8° Elaborar um Outdoor divulgando-a. Selecionar para isso lições que se possam depreender da história. Doenças dos Sistemas Esquelético e Endócrino.

Para cada doença pesquisada determinar causas, sintomas, tratamento e contágio.

9° ano - Principais evolução do século XXI com relação a biomedicina.

Envolver trechos em língua espanhola, contemplando a disciplina.

Deverá ter precisão na execução da escrita, ortográfica, pontuação, coesão e coerência.

 

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

 

 

 

3) Noticiando – fazer a primeira página de um jornal, contendo manchetes, textos, ilustrações sobre fatos que compõem a história sobre “O buraco negro e suas implicações no universo”.

Deverá ter precisão na execução da escrita, ortográfica, pontuação, coesão e coerência.

 

 

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

 

4) Entrevistando – Utilizar as obras literárias do 8° e 9°, que tenham uma personagem bem interessante e entrevistá-la, com base na própria história.

 

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

 

Observação: um dos membros representa a personagem escolhida e os outros participam da entrevista.

 

PROVAS 5 a 8 – Período de execução de 19 as 22 de agosto

                                                                     

5) Reciclando – apresentar uma maquete de sucata ( material reciclado) retratando uma das cenas de uma das obras lidas. Usar em sua confecção produtos recicláveis na composição. Lembrando que uma cena envolve ambiente e personagens, bem como envolver elementos das outras disciplinas participantes neste projeto.

 

 Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

 

6) Desfilando e representar por meio da fala – organizar um desfile das personagens de uma das obras, caracterizados de forma a serem facilmente identificados por meio de suas características físicas, psicológicas o comportamento de um modo geral

 

Observação: Um dos membros deverá apresentar o desfile, falando do papel de cada personagem da história, com fundo musical.

 

 

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

 

7) Cozinhando – Identificar algum tipo de elementos culinários que possam estar na obra, ou um prato alegórico que a represente. Trazer esse prato pra degustação. O PRATO PODERÁ SER ALEGÓRIOCO, remetendo a obra.

 

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

 

8) Cantando – escolher uma música bem conhecida e fazer uma paródia, recontando a história da obra literária lida.

 

Toda a equipe deve participar.

 

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

 

PROVAS 9 a 12 – Período de execução de 26 a 29 de agosto     

 

9) Recriando – escolher um dos livros para transformar em história em quadrinhos, procurando destacar os aspectos mais importantes, aqueles que merecem maior reflexão.

 

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

 

10) Julgando – escolher um texto que apresente uma personagem polêmica e organizar um júri. Um juiz, um advogado de defesa, outro será o promotor. Os demais membros formarão o corpo de jurados. As teses defendidas deverão ser baseadas em fatos da história.

 

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

 

11) Dançando – recontar a história das obras lidas através de uma coreografia. Para isso, escolher músicas instrumentais que tenham afinidade com o tema da obra escolhida e ressaltar em cada um dos participantes a característica mais marcante da personagem representada.

 

Data ____/___/_____  Valor: 10 pontos Duração- 10 minutos

 

12) Releiturando - Cada equipe deverá reescrever a obra, fazendo uma releitura dessa, onde seja preservado a essência da obra original, e apresente as rações pelas quais optaram por fazer a remodelagem da obra. ESCRITO

 

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

 

PROVAS 13 A 16 – DEVERÁ SER INTERCALADA COM OS DOIS PRIMEIROS PERÍODOS, USEM SUAS ESTRATÉGIAS PARA CUMPRIR.

 

13) Gamificando – Cada equipe deverá UTILIZAR A OBRA LITERÁRIA e criar um jogo relacionado a ela, esse jogo não poderá ser 100% digital, deverá ter etapas analógicas, que se complementem e reflitam o sentido real da obra. OU 100% ANALÓGICO

 

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

 

14) Filmando – Cada equipe deverá organizar um curta-metragem da obra DE ATÉ 8 MINUTOS, envolvendo todos os parâmetros de um longa e sua estrutura fílmica.

 

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

 

 

15) Intertextualizando – Cada equipe deverá envolver e demonstrar elementos da obra atribuindo-lhe relação com diferentes disciplinas, em seus respectivos conteúdos, da adesão ao projeto.

 

Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos

 

16) Criando – Elaborar um grito de guerra, que deve ressaltar o valor e importância da leitura em todas as esferas da sociedade.

 

17) Elaborando um diário de leitura (todas as equipes) - Esse diário deve estar atrelado de alguma forma a todas as disciplinas envolvidas no projeto, sendo trabalhado interdisciplinarmente (deve ter elos entre as disciplinas) Seu diário deve conter as impressões de leitura, algo em que remeta a uma conversa franca entre você e a obra de maneira geral. Exemplo; confesso que não esperava que a personagem (citar o nome e o que ela fez) fizesse tal coisa, eu no lugar dela jamais faria, ou faria o mesmo..., etc.

Critérios do diário.

Ser manuscrito, ter capa, contracapa, ter no mínimo 10 página (pela metade) falando sobre, com sinalização da página que essa se refere. Apresentar comentários bem relacionados com a obra, de modo a se perceber sua familiaridade com a leitura da obra. Expressar repulsa, contentamento pelos personagens, criticar construtivamente o autor. Apresentar ilustrações em colagens ou desenhos que remetam a obra

 

Data: ____/____/____ Valor: 30 pontos

 

 

18) Prova surpresa GERAL, TODOS DEVEM EXECUTAR– Será divulgada de tempos em tempos ( 3x) durante o projeto, estejam atentos Data:  - SURPRESA -  Valor  20 pontos

BOLO LITERÁRIO.O BOLO DEVE REPRESENTAR ELEMENTOS DA OBRA

FOFOCA LITERÁRIA- DEVE ENVOLVER A SALA INTEIRA E FOFOCAR SOBRE O LIVRO CRITICAMENTE DE FORMA CRIATIVA COM CENÁRIOS, FIGURINOS ETC.

 

 

Ø DICA; obrigatório ler a sinopse, resumos e outras informações sobre os livros listados abaixo

 

ESTA LISTA TAMBÉM SERVE PARA EVENTUAIS PESQUISAS OU NECESSIDADES DE DESEMPATE, É IMPORTANTE QUE CADA EQUIPE LEIA AS SINOPSES DE CADA, POIS HAVERÁ PROVA SURPRESA

 

Obras de sugestões de leitura:

 

LISTA DE PARA DIDACTICOS ( provas surpresas poderá vir destes títulos) Não será necessário ler todos na integras, mas será imprescindível ter pesquisado algo sobre, tipo; sinopse, filme, resenhas, etc.

 

 

O 1º livro da lista será usado no início do período letivo. 1.Título: Venha ver o pôr-do-sol e outros contos Autoria: Lygia Fagundes Telles Editora: Ática ISBN: 9788508173563

 

2.Título: Frankenstein Autoria: Mary Shelley, adaptação de Ruy Castro Editora: Companhia das Letras ISBN: 9788571643987

 

3.Título: A máquina Autoria: Adriana Falcão Editora: Moderna ISBN: 9788516090593

 

4.Título: Eu sou Malala  Autoria: Malala Yousafzai e Patricia McCormick Editora: Companhia das Letras ISBN: 9788565765626 (edição juvenil)

 

5.Título: O Cão que Guarda as estrelas Autoria: Takashi Murakami Editora: JBC ISBN: 9788577879045

 

6.Título:  O sol é para todos Autoria: Harper Lee Editora: José Olympio ISBN: 9788503009492

 

7.Título: A lua no cinema e outros poemas Autoria: Eucanaã Ferraz (org.) Editora: Companhia das Letras ISBN: 9788535919325

 

8.Título: O conto da ilha desconhecida Autoria: José Saramago Editora: Companhia das Letras ISBN: 9788571648494

 

 

OUTROS PARADIDÁTICOS - (Literatura) – Leitura Digital-2022

: • 1- Lampejos, de Lygia A.S. Araújo.

• 2. Bateria 100% recarregada, Severino Rodrigues. Editora do Brasil.

• 3- "Um estudo em vermelho" - Sherlock Holmes. Editora: Melhoramentos.

• 4- "Os miseráveis" - Victor Hugo. Editora: Paulus.

• 5- "O príncipe e o mendigo" - Mark Twain. Editora: Paulus. • 6- "1808" Edição Juvenil Ilustrada - Laurentino Gomes. Editora: Globo.

• 7- "Comédias para se ler na escola" - Luís Fernando Veríssimo. Editora: Objetiva.

 

LIVROS PARADIDÁTICOS E DE LITERATURA

 As crônicas de Nárnia Autor: C.S. Lewis Editora: WMF Martins Fontes

 Coisas da vida Autor: Júlio Emílio Braz Editora: FTD

 A menina que roubava livros Autor: Markus Zusak Editora: Intrínseca

 Contos de Machado de Assis

- A Cartomante - Missa do Galo

- A causa secreta

- O enfermeiro Observação:

As obras de Machado de Assis são de domínio público e estão disponibilizadas para a livre impressão no site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000256.pdf

 

 

 

domingo, 5 de janeiro de 2025

POESIA: CARTA DE UM CONTRATADO - ANTÔNIO JACINTO - COM GABARITO

 Poesia: Carta de um contratado

            Antônio Jacinto

Eu queria escrever-te uma carta
amor,
uma carta que dissesse
deste anseio
de te ver
deste receio
de te perder
deste mais bem querer que sinto
deste mal indefinido que me persegue
desta saudade a que vivo todo entregue...

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8JUCjYSTwpfIyMavmpd8eIIdlHlChhZIx7QS0lEP7AQqntgRKsbyL9x8oFy56FpqEPU7CQtnms8ncsT9IuPeYEE7trW9g3KKuWdTNvHYtfN0_pBnhGOhmmfXFWQxqz611VIH4jb6NfklVWwJrnOF7haGrPilG781X_x0GkYSQxNfzCbA-j3-0t-DQ_P8/s320/CARTA.png


Eu queria escrever-te uma carta
amor,

uma carta de confidências íntimas,
uma carta de lembranças de ti,
de ti
dos teus lábios vermelhos como tacula
dos teus cabelos negros como dilôa
dos teus olhos doces como maboque
do teu andar de onça
e dos teus carinhos
que maiores não encontrei por aí...

Eu queria escrever-te uma carta
amor,
que recordasse nossos tempos a capopa
nossas noites perdidas no capim
que recordasse a sombra que nos caía dos jambos
o luar que se coava das palmeiras sem fim
que recordasse a loucura
da nossa paixão
e a amargura da nossa separação...

Eu queria escrever-te uma carta
amor,
que a não lesses sem suspirar
que a escondesses de papai Bombo
que a sonegasses a mamãe Kieza
que a relesses sem a frieza
do esquecimento
uma carta que em todo o Kilombo
outra a ela não tivesse merecimento...

Eu queria escrever-te uma carta
amor,
uma carta que te levasse o vento que passa
uma carta que os cajus e cafeeiros
que as hienas e palancas
que os jacarés e bagres
pudessem entender
para que o vento a perdesse no caminho
os bichos e plantas
compadecidos de nosso pungente sofrer
de canto em canto
de lamento em lamento
de farfalhar em farfalhar
te levassem puras e quentes
as palavras ardentes
as palavras magoadas da minha carta
que eu queria escrever-te amor....

Eu queria escrever-te uma carta...

Mas ah meu amor, eu não sei compreender
por que é, por que é, por que é, meu bem
que tu não sabes ler
e eu – Oh! Desespero! – não sei escrever também.

Antônio Jacinto. In: Manuel Ferreira, org. No reino de Caliban. Lisboa: Seara Nova, 1976. p. 133-5.

Fonte: Livro – Português: Linguagem, 2 / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 11. Ed. Ensino médio – São Paulo: Saraiva, 2016. p. 137-138.

Entendendo a poesia:

01 – Qual é o sentimento central expresso pelo eu lírico?

      O sentimento central é a saudade profunda da amada, aliada à frustração por não poder expressar seus sentimentos por meio de uma carta. A impossibilidade de ler e escrever intensifica o sofrimento do eu lírico.

02 – Qual a importância da escrita no poema?

      A escrita, representada pela carta, simboliza a comunicação, a expressão dos sentimentos e a conexão entre as pessoas. A ausência da escrita revela a exclusão social e a impossibilidade de se comunicar plenamente.

03 – Quais os elementos da natureza são utilizados para transmitir os sentimentos do eu lírico?

      O poeta utiliza elementos da natureza, como o vento, os animais e as plantas, para simbolizar a tentativa de transmitir a mensagem da carta. A natureza torna-se uma confidente e uma testemunha do sofrimento amoroso.

04 – Qual o papel da oralidade na poesia?

      A oralidade está presente na forma como o poema é construído, com repetições e ritmo, que evocam a fala e a canção. A oralidade reforça a ideia de um lamento, de um desabafo que busca ecoar na natureza e nos corações.

05 – Qual a relação entre o título do poema e seu conteúdo?

      O título "Carta de um contratado" revela a condição social do eu lírico, que está submetido a um trabalho que o afasta de sua amada. A impossibilidade de escrever a carta está diretamente ligada a essa condição de submissão e exploração.

06 – Quais as implicações sociais e culturais presentes no poema?

      O poema denuncia as desigualdades sociais e a exclusão cultural, evidenciando a importância da educação e do acesso à escrita. A impossibilidade de se comunicar por escrito revela as consequências do colonialismo e da falta de oportunidades para os colonizados.

07 – Qual a mensagem principal do poema?

      A mensagem principal do poema é a importância da comunicação e da expressão dos sentimentos. Ao mesmo tempo, denuncia as desigualdades sociais e as barreiras que impedem a realização plena dos indivíduos. A impossibilidade de escrever a carta simboliza a falta de voz e a opressão.

 

 

NOTÍCIA: SOB O OLHAR DO TWITTER - (FRAGMENTO) - MARTINS, I; LEAL, R. ÉPOCA - COM GABARITO

 Notícia: Sob o olhar do Twitter – Fragmento

        Vivemos a era da exposição e do compartilhamento. Público e privado começam a se confundir. A ideia de privacidade vai mudar ou desaparecer.

        O trecho acima tem 140 caracteres exatos. É uma mensagem curta que tenta encapsular uma ideia complexa. Não é fácil esse tipo de síntese, mas dezenas de milhões de pessoas o praticam diariamente. No mundo todo, são disparados 2,4 trilhões de SMS por mês, e neles cabem 140 toques, ou pouco mais. Também é comum enviar e-mails, deixar recados no Orkut, falar com as pessoas pelo MSN, tagarelar no celular, receber chamados em qualquer parte, a qualquer hora. Estamos conectados. Superconectados, na verdade, de várias formas.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiD1jx-a-WoaBFVDCUdXqm8btjxjg9V3A9ijZeAlgalDgMa8WUgm1uaF_-nQ0YEmJ1bLvoqGSyDijLTr_rEyBncTScRdOSAA0D2O6RD4vM6MnpHPcVM5BZu-1dd0XRLTbhIrzYm19PHRC7xLzgERfQVIttTM8c55nop48-npyPIp-dDAvOxxX8lf-x0OZg/s320/TWITTER.jpeg


        [...] O mais recente exemplo de demanda por total conexão e de uma nova sintaxe social é o Twitter, o novo serviço de troca de mensagens pela internet. O Twitter pode ser entendido como uma mistura de blog e celular. As mensagens são de 140 toques, como os torpedos dos celulares, mas circulam pela internet, como os textos de blogs. Em vez de seguir para apenas uma pessoa, como no celular ou no MSN, a mensagem do Twitter vai para todos os “seguidores” – gente que acompanha o emissor. Podem ser 30, 300 ou 409 mil seguidores.

MARTINS, I.; LEAL, R. Época. 16 mar. 2009 (fragmento adaptado).

Fonte: Livro – Português: Linguagem, 2 / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 11. Ed. Ensino médio – São Paulo: Saraiva, 2016. p. 121.

Entendendo a notícia:

01 – Qual a principal ideia transmitida pelo fragmento?

      A principal ideia é que vivemos em uma era marcada pela exposição constante e pelo compartilhamento de informações, onde a linha entre o público e o privado se torna cada vez mais tênue. As redes sociais, como o Twitter, aceleram esse processo, exigindo que as pessoas sintetizem suas ideias em mensagens curtas e as compartilhem com um grande número de pessoas.

02 – Como o Twitter é caracterizado no texto?

      O Twitter é descrito como uma mistura de blog e celular, permitindo que os usuários compartilhem mensagens curtas e instantâneas com um grande número de seguidores. Essa característica o torna um exemplo emblemático da nova forma de comunicação, marcada pela rapidez e pela busca por conexão constante.

03 – Qual a relação entre a quantidade de caracteres em uma mensagem de Twitter e a ideia de síntese?

      A limitação de 140 caracteres nas mensagens do Twitter obriga os usuários a sintetizarem suas ideias de forma concisa e objetiva. Essa necessidade de síntese reflete a dinâmica da comunicação nas redes sociais, onde a atenção do público é disputada a cada segundo.

04 – Como o fragmento aborda a questão da privacidade?

      O fragmento sugere que a ideia de privacidade está em constante transformação, com a crescente exposição da vida pessoal nas redes sociais. A facilidade com que informações podem ser compartilhadas e disseminadas na internet desafia a noção tradicional de privacidade, levando muitos a questionar até que ponto desejam compartilhar aspectos de suas vidas.

05 – Qual a importância do Twitter como exemplo nesse contexto?

      O Twitter é utilizado como exemplo para ilustrar a nova dinâmica da comunicação e a crescente importância das redes sociais na vida das pessoas. Sua popularidade e as características únicas de sua plataforma o tornam um caso emblemático das mudanças que estão ocorrendo na forma como nos comunicamos e interagimos com o mundo.

 

NOTÍCIA: A FLEXIBILIDADE IDEOLÓGICA - FRAGMENTO - JOÃO JONAS VEIGA SOBRAL - COM GABARITO

 Notícia: A FLEXIBILIDADE IDEOLÓGICA – Fragmento

             João Jonas Veiga Sobral

        [...]

        Cecília Meireles comenta a discussão sobre gênero no poema "motivo". Impõem a si a condição de "poeta" é questionada a designação "poetista", Eu canto porque o instante existe / e a minha vida está completa / não sou alegre nem sou triste: / sou poeta". A sugestão é significativa, uma vez que em língua defende se que não há marca de masculino nos substantivos, mais de neutralidade pois o que se convencionou masculino é a ausência de marcar feminina. isso posto é possível afirmar que aquele que "poetiza" é poeta. assim, Cecília não é uma mulher que escrever poemas, é um escritor ou escritora que expressa sua veia poética em versos (Vale apena comparar a postura de Cecília à da presidente Dilma Rousseff em relação às flexões poética e a presidente ambas adotam flexões destinta para marcar proposta semelhantes: a valorização da mulher e, principalmente a fermizacão da língua como questionamentos de práticas sociais) os exemplos servem como base para análise sobre marcas internacionalidade no discurso. É importante ressaltar que as escolhas das flexões poetisa e "presidente". dependendo do contexto ou da intenção do enunciador, não desmerecem a condição feminina nem são necessariamente pejorativas. As sutilezas de sentidos são apreendidas com compreensão do contexto em que as flexões estejam enseridas.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6-nk4zZPwlsJm4MT7PEXFirvNkCZo20Bba3x4PRsvqLsTjpXWiHRUwTHM1CrTil0FKoopLGBEnn-fwRg_aldd9k4D86OWJVafgNPILWJJD2NcaOMqkTnEPZf97kVA_f9G13wJMrcQrW8JgWahT61O7KL-SkHc303hSlbJoY6_6voayC50_V9aKwT-GUc/s320/cecilia-meireles-obras-e-melhores-poemas-da-jornalista-brasileira.jpg


        [...]

João Jonas Veiga Sobral. Disponível em: http://revistalingua.com.br/textos/99/artigo304245-1.asp. Acesso em: 25/11/2015.

Fonte: Livro – Português: Linguagem, 2 / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 11. Ed. Ensino médio – São Paulo: Saraiva, 2016. p. 36-37.

Entendendo a notícia:

01 – Qual a principal tese defendida pelo autor ao analisar a postura de Cecília Meireles em relação à flexão de gênero no termo "poeta"?

      O autor defende que a escolha de Cecília Meireles por usar a flexão neutra "poeta" é uma forma de questionar a imposição de gênero na linguagem e de valorizar a mulher como sujeito ativo da criação poética.

02 – Como o autor compara a postura de Cecília Meireles com a da presidente Dilma Rousseff em relação às flexões de gênero?

      O autor estabelece um paralelo entre as duas figuras, destacando que ambas utilizam flexões de gênero distintas para marcar propostas semelhantes: a valorização da mulher e a questionamento de práticas sociais que impõem uma única forma de expressão.

03 – Qual a importância de analisar as escolhas de flexões de gênero como "poetisa" e "presidente" em diferentes contextos?

      A análise dessas escolhas permite compreender como a linguagem é utilizada para construir identidades e como as flexões de gênero podem carregar diferentes significados dependendo do contexto e da intenção do enunciador.

04 – O que o autor quer dizer ao afirmar que as sutilezas de sentidos são apreendidas com a compreensão do contexto em que as flexões estão inseridas?

      O autor ressalta que o significado das palavras e das flexões não é fixo, mas varia de acordo com o contexto em que são utilizadas. É fundamental considerar o momento histórico, a situação comunicativa e as intenções do falante para interpretar corretamente o sentido de uma expressão.

05 – Qual a relação entre a flexibilidade ideológica e as escolhas de flexões de gênero na linguagem?

      A flexibilidade ideológica se manifesta na linguagem através da possibilidade de questionar e reconfigurar as normas gramaticais e as convenções sociais. As escolhas de flexões de gênero são um exemplo dessa flexibilidade, pois permitem desafiar as imposições de gênero e construir novas formas de expressão.

 

FÁBULA: A ANDORINHA E OS PÁSSAROS - ESOPO - COM GABARITO

 Fábula: A andorinha e os pássaros

             Esopo

        Nos primeiros dias da estação de caça, a andorinha sentiu o perigo que rondava seus irmãos. Convocou então os pássaros para uma assembleia e aconselhou-as a arrancar dos carvalhos as parasitas viscosas. E acrescentou:

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxmGDQ8KtAes7NCrJ0cdCU2UC2uwjQOskTchJKVmHRhk046KLmsSOALrtEc-Y8HHqDO9FNNE7RP4jiGa5T2Oze4yxSUtoHBLwlevg1r4ufWUUo7E02I63U8KnlDyV3skc7xJ_tK0BEBhlI2ybYlY_60P7UOJAIPx8shSVnCbtOLY-lYpo5mPiYta1HTDI/s320/andorinhas-na-biblia.jpg


        -- Se vocês não conseguirem fazer isso, vão até os homens e peçam-lhes para não recorrer ao visco para nos pegar.

        Os pássaros riram, achando que a andorinha não estava bem do juízo. Ela, por seu lado, foi até os homens e pediu-lhes clemência. Eles a acolheram por vê-la tão inteligente e deram-lhe abrigo. A andorinha encontrou refúgio e proteção entre eles; já os outros pássaros foram pegos e serviram de alimento para os homens.

        Quem sabe prever os perigos consegue se safar melhor.

ESOPO. Fábulas de Esopo. Porto Alegre: L&PM, 1997.p. 81.

Fonte: Livro – Português: Linguagem, 2 / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 11. Ed. Ensino médio – São Paulo: Saraiva, 2016. p. 202.

Entendendo a fábula:

01 – Qual a principal lição que a fábula "A Andorinha e os Pássaros" nos ensina?

      A principal lição da fábula é a importância da previdência. A andorinha, ao prever o perigo que as parasitas viscosas representavam para os pássaros, agiu de forma proativa para evitar a captura. Essa atitude a salvou e a colocou em uma posição privilegiada em relação aos outros pássaros.

02 – Qual a atitude dos outros pássaros diante do conselho da andorinha?

      Os outros pássaros zombaram da andorinha e não levaram a sério seu aviso. Eles subestimaram o perigo e acabaram sendo capturados pelos homens. Essa atitude demonstra a importância de ouvir os conselhos e de não subestimar as informações que recebemos.

03 – Qual a importância da ação da andorinha em procurar os homens?

      A atitude da andorinha em procurar os homens demonstra sua inteligência e sua capacidade de adaptação. Ao buscar a proteção dos homens, ela não apenas garantiu sua própria segurança, como também estabeleceu uma relação de confiança com eles.

04 – Qual o papel das parasitas viscosas na história?

      As parasitas viscosas representam o perigo iminente que ameaça os pássaros. Elas simbolizam as dificuldades e os obstáculos que podem surgir em nossas vidas e que devemos estar preparados para enfrentar.

05 – Qual a relevância da fábula "A Andorinha e os Pássaros" para os dias atuais?

      A fábula "A Andorinha e os Pássaros" continua relevante nos dias atuais, pois nos ensina a importância da antecipação de problemas, da tomada de decisões conscientes e da busca por soluções proativas. A história nos mostra que aqueles que se preparam para o futuro têm mais chances de sucesso e de evitar situações de perigo.

 

POESIA: AGOSTO 1964 - FERREIRA GULLAR - COM GABARITO

 Poesia: Agosto 1964

            Ferreira Gullar 

Entre lojas de flores
e de sapatos, bares,
mercados, butiques,
viajo num ônibus
Estrada de Ferro-Leblon.
Volto do trabalho,
a noite em meio,
fatigado de mentiras.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbnqOqF4KohuLysuIlEoHXiMnjhRK3rX41ks-TL_jnU35L_Jhx1i4IKgUV6vNrqWERph77ud-wicBi1wGhEU_IAtQ_G3T2AI4CpKguUGQUIZuOpM66d7bboCG3B7WdBUPmn09HuczA7FdOsX8BUVdwmdOCnHz33Vw55JMgYoutYEzgfBajRtuU_LKq01M/s320/FERRO.jpg

O ônibus sacoleja.
Adeus, Rimbaud,
relógio de lilases,
concretismo,
neoconcretismo,
ficções da juventude,
adeus, que a vida
eu compro à vista
aos donos do mundo.
Ao peso dos impostos,
o verso sufoca,
a poesia agora
responde a inquérito
policial-militar.

Digo adeus à ilusão
mas não ao mundo.
Mas não à vida,
meu reduto e meu reino.
Do salário injusto,
da punição injusta,
da humilhação,
da tortura, do horror,
retiramos algo e com ele
construímos um artefato
um poema
uma bandeira.

Ferreira Gullar. Toda poesia. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001. p. 170.

Fonte: Livro – Português: Linguagens, 3 / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 11. Ed. – Ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. p. 365.

Entendendo a poesia:

01 – Qual a principal temática abordada no poema?

      A principal temática do poema é a relação entre o indivíduo e o contexto histórico-social, mais especificamente, a vivência do poeta diante do golpe militar de 1964. Gullar retrata o cotidiano, a rotina de trabalho, a desilusão política e a busca por resistência e expressão artística em meio à repressão.

02 – Como o poeta descreve a realidade do Brasil após o golpe militar?

      Gullar descreve uma realidade marcada pela repressão, pela censura e pela perda de liberdade. Os versos "a poesia agora responde a inquérito policial-militar" e "digo adeus à ilusão" evidenciam a dificuldade de produzir arte e pensamento crítico em um contexto autoritário. A imagem do ônibus sacolejando simboliza a instabilidade e a insegurança da época.

03 – Qual o papel da poesia diante do contexto histórico retratado no poema?

      A poesia, para Gullar, é uma forma de resistência e afirmação da identidade. Mesmo diante da repressão, o poeta busca na arte um espaço para expressar seus sentimentos e pensamentos. A poesia se torna uma forma de luta contra a opressão, um refúgio e um meio de dar voz àqueles que foram silenciados.

04 – Quais as referências culturais presentes no poema?

      O poema faz referência a diversos elementos da cultura, como a literatura (Rimbaud), as vanguardas artísticas (concretismo, neoconcretismo) e a política. Essas referências demonstram a formação intelectual do poeta e a sua busca por uma linguagem poética que dialogue com o seu tempo.

05 – Qual a mensagem principal do poema?

      A mensagem principal do poema é a necessidade de resistir e manter viva a esperança, mesmo diante da adversidade. Apesar da repressão e da desilusão, o poeta afirma a importância da vida, da arte e da luta por um mundo mais justo e livre. O verso "Mas não à vida, meu reduto e meu reino" sintetiza essa ideia de resistência e afirmação da individualidade.