segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

CORDEL: A CHEGADA DE LAMPIÃO NO CÉU - (FRAGMENTO) - GUAIPUAN VIEIRA - COM GABARITO

 Cordel: A CHEGADA DE LAMPIÃO NO CÉU – Fragmento

             Guaipuan Vieira  

Foi numa Semana Santa

Tava o céu em oração

São Pedro estava na porta

Refazendo anotação

Daqueles santos faltosos

Quando chegou Lampião.  

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiX6vUqwDXfKhXm-qDk7jiJKXKd1gPM2LB_vIdQ4F_ptVInipE8gA8nvPSq4bSVQSX0PIim7uaAkT3R7fSnK9cDrmQVH16cdVVwFJayebNYhORIQ2Mbsf3sgKkdpZSEbEYYq1MaOsnbRTXlFn21Q7D59Ae9uZgFD79YYLdWq_T-zLKuSOiBkp1jZelMmpw/s320/CEU.jpeg

 

Pedro pulou da cadeira

Do susto que recebeu

Puxou as cordas do sino

Bem forte nele bateu

Uma legião de santos

Ao seu lado apareceu.  

 

São Jorge chegou na frente

Com sua lança afiada

Lampião baixou os óculos

Vendo aquilo deu risada

Pedro disse: Jorge expulse

Ele da santa morada...  

[...]

Pedro já desesperado

Ligeiro chamou São João

Lhe disse sobressaltado:

Vá chamar Cícero Romão

Pra acalmar seu afilhado

Que só causa confusão. 

[...]

Padre Cícero experiente

Recolheu-se ao aposento

Fingindo não saber nada

Um plano traçava atento

Pra salvar seu afilhado

Daquele acontecimento.

 

Logo João bateu na porta

Lhe transmitindo o recado

Cícero disse: vá na frente

Fique despreocupado

Diga a Pedro que se acalme

Isso já será sanado.

 

Alguns minutos o padre

Com uma Bíblia na mão

Ao ver Pedro lhe indagou:

O que há para aflição?

Quem lá fora tenta entrar

E também um ser cristão,

 

São Pedro disse: absurdo

Que terminou de falar

Mas Cícero foi taxativo:

Vim a confusão sanar

Só escute o réu primeiro

Antes de você julgar.

[...]

Lampião tirou o chapéu

Descalço também ficou

Avistando o seu padrinho

Aos seus pés se ajoelhou

O encontro foi marcante

De emoção Pedro chorou.

 

Ao ver Pedro transformado

Levantou-se e foi dizendo:

Sou um homem injustiçado

E por isso estou sofrendo

Circula em torno de mim

Só mesmo o lado ruim

Como herói não estão me vendo.

[...]

Mas o que devo a visita

Pedro fez indagação

Lampião sem bater vista:

Vê padim Ciço Romão

Pra antes do ano novo

Mandar chuva pro meu povo

Você só manda trovão.

 

Pedro disse: é malcriado

Nem o diabo lhe aceitou

Saia já seu excomungado

Sua hora já esgotou

Volte lá pro seu Nordeste

Que só o cabra da peste

Com você se acostumou.

VIEIRA, Guaipuan. A chegado de Lampião no céu. 1ª ed. 1997. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/rd000001.pdf. Acesso em: 31 jan. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 18.

Entendendo o cordel:

01 – Qual a situação inusitada apresentada no início do cordel?

      A situação inusitada é a chegada de Lampião, o famoso cangaceiro, ao céu, interrompendo a tranquila oração dos santos.

02 – Qual a reação inicial de São Pedro diante da chegada de Lampião?

      São Pedro fica assustado e chama os outros santos para expulsar Lampião do céu, considerando-o um pecador.

03 – Qual o papel de Padre Cícero na história?

      Padre Cícero, padrinho de Lampião, age como mediador, tentando acalmar os ânimos e defendendo seu afilhado.

04 – Qual o pedido de Lampião ao chegar ao céu?

      Lampião pede chuva para seu povo, os nordestinos, que sofrem com a seca.

05 – Quais as características de Lampião apresentadas no cordel?

      Lampião é apresentado como um homem sofrido, injustiçado e preocupado com o bem-estar de seu povo.

06 – Qual a importância do humor no cordel?

      O humor está presente nas situações inusitadas, como a chegada de Lampião ao céu, e nas falas dos personagens, criando uma atmosfera leve e divertida.

07 – Que aspectos da cultura popular brasileira são retratados no cordel?

      O cordel retrata aspectos da cultura popular brasileira, como a figura do cangaceiro, a religiosidade popular, a seca no Nordeste e a relação entre os santos e os fiéis.

 

NOTÍCIA: MORGAN FREEMAN LUTA PELA PRESERVAÇÃO DAS ABELHAS - NACE TREVOR - COM GABARITO

 Notícia: Morgan Freeman luta pela preservação das abelhas

             Nace Trevor

        O ator, diretor de cinema e filantropo Morgan Freeman adicionou um novo título ao seu currículo: apicultor. A celebridade de 81 anos decidiu converter uma de suas propriedades do Mississippi, com mais de 50 hectares, em um santuário de abelhas.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeuup4CP2ArCof1sQQyKjq_qRK8jyqEmyF_qVyaQ3G4SPFSatbTd_Ew8LR6jpaebwhCykRE55ID923Fg_jmqUNnNm7x2clNBOWWI91Rz8h4H_racKf29nksx27XX4UmOFE1IazqbFJMv-orf0gImlUx-0r4yNwjGcl-sIcE5vKOHSi-N55j4kWr1o9Z_4/s320/MORGAN.jpg


        A incursão de Freeman no setor começou em 2014, época em que conversou sobre seu novo hobby com Jimmy Fallon durante o programa “The Tonight Show”. Na época, Freeman havia começado o projeto há apenas algumas semanas, e falou sobre a sua experiência na preservação das abelhas silvestres em prol do meio ambiente.

        Em determinado momento da entrevista, a estrela do cinema explicou os motivos que o levaram a investir no mundo da apicultura. “Há um esforço conjunto para trazer as abelhas de volta ao planeta. Nós não percebemos ainda que elas são a base do crescimento do planeta, da vegetação.”

        Freeman importou 26 colmeias do Arkansas para sua propriedade no Mississippi. Lá, ele trabalha para alimentar as abelhas com água e açúcar e tem ajudado a plantar plantas benéficas às abelhas, como magnólia e alfazema.

        Freeman contou que, mesmo não usando macacão de apicultor ou chapéu de proteção, nunca foi picado. Ele apenas alimenta as abelhas, sem intenção de colher o mel ou de perturbá-las.

TREVOR, Nace. “Morgan Freeman luta pela preservação das abelhas” Forbes. Disponível em: https://forbes.com.br/colunas/2019/05/morgan-freeman-luta-pela-preservacao-das-abelhas/. Acesso em: 8 jun. 2021.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 36.

Entendendo a notícia:

01 – Qual nova atividade Morgan Freeman adicionou à sua vida?

      Morgan Freeman se tornou apicultor, criando um santuário para abelhas em sua propriedade no Mississippi.

02 – Qual o principal motivo que levou Morgan Freeman a iniciar esse projeto?

      A preocupação com a preservação das abelhas e o reconhecimento da importância delas para o ecossistema e a produção de alimentos.

03 – Qual a importância das abelhas para o planeta, de acordo com Morgan Freeman?

      As abelhas são fundamentais para o crescimento do planeta e da vegetação, pois são os principais polinizadores.

04 – Como Morgan Freeman está cuidando das abelhas em sua propriedade?

      Ele está alimentando as abelhas com água e açúcar, plantando flores benéficas para elas e criando um ambiente propício para a sua reprodução.

05 – Qual a atitude de Morgan Freeman em relação às abelhas?

      Morgan Freeman demonstra respeito e cuidado pelas abelhas, evitando perturbá-las e até mesmo não utilizando equipamentos de proteção típicos da apicultura.

 

ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ALGUNS ANIMAIS, ALÉM DOS HUMANOS, PODEM AGIR PARA BENEFICIAR O OUTRO - V. SÃO PEDRO - COM GABARITO

 Artigo de divulgação científica: Alguns animais, além dos humanos, podem agir para beneficiar o outro

        Você já ajudou alguém sem querer nada em troca, só pelo impulso de fazer o bem? Altruísmo é como se chama o comportamento de agir em benefício de outros indivíduos sem esperar nenhum tipo de recompensa. Fazer um trabalho voluntário, doar sangue e ajudar um desconhecido em uma emergência são exemplos desse tipo de comportamento que, felizmente, é muito comum entre os seres humanos.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqvMilxvzWAg_98OT-nVaU56wy9Z8XcDFWx1ig44ykOwAMJneDpLQdG83KlMG9c4X79KKlnah7rs9-aKLxFXzgGa0BPxCH-Le5-1nXs5pZIviwi8-UaV-YdHLiLsCGzdI5B8uH6vRFe2MI4x7HMq9YybYnY_CjHHcwX7YSpM-aZhtzkfjHk9-Scvemqc8/s320/ALTRUISMO.jpeg


        Agora, será que outros animais também são capazes de agir em benefício de outros indivíduos? É muito difícil responder a isso com certeza, porque é complicado entender como os animais pensam. Mas observações e experimentos científicos dão fortes pistas de que pelo menos alguns animais – como elefantes, golfinhos e primatas – parecem sim agir de modo altruísta.

        Para saber se essa característica já acompanha os humanos há muito tempo durante nossa evolução, muitas pesquisas sobre altruísmo são feitas com chimpanzés, nossos “parentes evolutivos” mais próximos. Em um estudo recente, por exemplo, foi oferecido para chimpanzés um bebedouro de suco de frutas cujo botão de acionamento ficava afastado da fonte onde o líquido escorria. Isso quer dizer que o chimpanzé que acionava o botão não conseguia beber o suco, mas apenas permitir que outros pudessem tomá-lo.

        Durante dois meses de observações, os cientistas viram os chimpanzés apertarem o botão inúmeras vezes, aparentemente apenas para dar a outros membros do grupo a chance de beber o suco. Já quando o bebedouro era colocado fora do recinto, onde nenhum indivíduo podia alcançar, os chimpanzés não tinham muito interesse em apertar o botão de acionamento. Além disso, o comportamento de “doação de suco” foi mais frequente justamente nos grupos mais tolerantes de chimpanzés, em que os indivíduos costumam se reunir pacificamente em bandos maiores.

        Aprendemos a praticar o bem com a família e as pessoas do nosso convívio. Mas, pelo que a ciência anda descobrindo, aquela sensação boa que sentimos com isso parece já estar no nosso DNA há milhões de anos.

SÃO PEDRO, V. “Alguns animais, além dos humanos, podem agir para beneficiar o ouro.” Ciência Hoje das Crianças – CHC. Disponível em: http://chc.org.br/artigo/e-bom-fazer-o-bem. Acesso em: 2 jun. 2021.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 58-59.

Entendendo o artigo:

01 – O que é altruísmo e como ele se manifesta nos seres humanos?

      Altruísmo é a ação de ajudar os outros sem esperar nada em troca. Nos humanos, ele se manifesta em diversos comportamentos, como o voluntariado, a doação de sangue e a ajuda a desconhecidos em situações de emergência.

02 – É possível afirmar que outros animais além dos humanos são capazes de agir de forma altruísta? Justifique.

      É difícil afirmar com certeza se outros animais pensam como nós e, portanto, se suas ações são motivadas por altruísmo. No entanto, observações científicas em animais como elefantes, golfinhos e primatas sugerem que eles podem apresentar comportamentos que se assemelham ao altruísmo, como compartilhar alimentos e ajudar outros membros do grupo.

03 – Quais evidências científicas existem para sugerir que chimpanzés podem apresentar comportamentos altruístas?

      Estudos com chimpanzés demonstraram que eles são capazes de realizar ações que beneficiam outros membros do grupo, mesmo sem obter ganhos diretos. Um exemplo é o experimento em que chimpanzés escolheram acionar um mecanismo para fornecer água a outros indivíduos, mesmo sem poderem beber a água eles mesmos.

04 – Qual a importância de estudar o altruísmo em animais?

      Estudar o altruísmo em animais pode nos ajudar a entender melhor a origem e a evolução desse comportamento nos seres humanos. Além disso, pode fornecer insights sobre a natureza da cooperação e da sociabilidade em diferentes espécies.

05 – O que os estudos sobre altruísmo em chimpanzés revelam sobre a natureza humana?

      Os estudos sobre altruísmo em chimpanzés sugerem que a tendência de ajudar os outros pode ter raízes evolutivas profundas e estar presente em diversas espécies, incluindo os seres humanos. Isso indica que a cooperação e a empatia podem ser características importantes para a sobrevivência e o sucesso de uma espécie.

06 – Qual a relação entre o altruísmo e a evolução?

      O altruísmo, embora possa parecer contraintuitivo à luz da teoria da evolução, pode ser explicado por diversos mecanismos, como a seleção de parentesco (favorecendo o altruísmo entre indivíduos geneticamente relacionados) e a reciprocidade (onde indivíduos cooperam com a expectativa de receber benefícios no futuro).

07 – Quais são os desafios para estudar o altruísmo em animais?

      Estudar o altruísmo em animais é desafiador porque é difícil determinar se as ações de um animal são realmente motivadas por intenções altruístas ou por outros fatores, como o medo de punição ou a busca por recompensas sociais. Além disso, é complicado realizar experimentos controlados com animais em seu habitat natural.

 

 

NOTÍCIA: MULHERES SÃO MAIS INSTRUÍDAS, MAS ENFRETEM BARREIRAS EM CERTAS ÁREAS - (FRAGMENTO) - RBS BRASN STUDIO - COM GABARITO

 Notícia: Mulheres são mais instruídas, mas enfrentam barreiras em certas áreas – Fragmento

            

        O público feminino é maioria no Ensino Superior brasileiro. Em 2020, 838.152 mulheres ingressaram em uma universidade e 518.339 concluíram a graduação contra, respectivamente, 668.996 e 359.890 homens. Os dados, divulgados em fevereiro de 2022, são do Censo da Educação Superior 2020, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8orVOyFL1FhJbcK0Iek3yNBEkWpAsOwtoATrrOGH0Dkw6JsNfa6F-52KAhMZ5xCmRXHTDP59WO8IXnX2QHeTkaw7oFqPEgufrik_7iONw2HmROcjAWn1h9mvVT6DwQ54iLId_7MEXFplWoJkbfokHTK7cmHpB1R_9LculhSq8yjwGFCtkN0aO5gk7t6A/s320/eustaquio-30.png


        Apesar do maior acesso, as brasileiras ainda são minoria em áreas ligadas às Ciências Exatas. Elas representam apenas 13,3% dos alunos de Computação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e 21,6% dos cursos de Engenharia e profissões relacionadas. O retrato está presente na pesquisa Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, divulgada em março de 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

        – Esse desequilíbrio está ligado ao fato de que esses cursos e espaços de trabalho foram vistos, durante muitos anos, como voltados para o público masculino. Mas nós, mulheres, temos condições de desenvolver as competências pessoais e profissionais necessárias para a função. Dessa forma, resta enfrentarmos os desafios para que haja mais igualdade e oportunidade – afirma a Diretora Acadêmica da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Adriana Ziemer Gallert.

        Mudar a estrutura e o pensamento retrógrado do mercado corporativo é fundamental para que mais mulheres possam cursar aquilo que desejam – e sem preconceito. E o ideal é que essa transformação comece já dentro da faculdade.

        [...]

RBS BRASN STUDIO. Presença feminina no Ensino Superior: veja dados. GZH Educação. Porto Alegre, 15 mar. 2022. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/conteudo-publicitario/2022/03/presenca-feminina-no-ensino-superior-veja-dados-c10qztnlz00260165ab1b14kw.html. Acesso em: 31 mar. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 51-52.

Entendendo a notícia:

01 – Qual é a principal diferença entre o número de mulheres e homens que ingressam e concluem o Ensino Superior no Brasil?

      As mulheres representam a maioria tanto no ingresso quanto na conclusão do Ensino Superior no Brasil. Em 2020, mais mulheres iniciaram e finalizaram seus cursos de graduação em comparação aos homens.

02 – Em quais áreas do conhecimento as mulheres ainda são minoria?

      As mulheres ainda são minoria em áreas ligadas às Ciências Exatas, como Computação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e Engenharia.

03 – Qual é a principal razão para a menor presença de mulheres em áreas como Computação e Engenharia, segundo a Diretora Acadêmica da Ulbra?

      Segundo Adriana Ziemer Gallert, a menor presença de mulheres nessas áreas está ligada à visão histórica de que esses cursos e espaços de trabalho eram destinados aos homens.

04 – Quais são os principais desafios para que haja mais igualdade e oportunidade para as mulheres nessas áreas?

      Os principais desafios são mudar a estrutura e o pensamento retrógrado do mercado corporativo, combatendo o preconceito e oferecendo mais oportunidades para as mulheres. Essa transformação deve começar já dentro das universidades.

05 – Qual instituição divulgou os dados sobre a presença de mulheres no Ensino Superior?

      Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), através do Censo da Educação Superior de 2020.

 

 

CONTO: TEMPO DA CAMISOLINHA - (FRAGMENTO) - MÁRIO DE ANDRADE - COM GABARITO

 Conto: Tempo da camisolinha – Fragmento

            Mário de Andrade

        [...]

        Guardo esta fotografia porque se ela não me perdoa do que tenho sido, aos menos me explica. Dou a impressão de uma monstruosidade insubordinada. [...].

        [...] Não sei por que não destruir em tempo também essa fotografia, agora é tarde. Muitas vezes passei minutos compridos me contemplando, me buscando dentro dela. E me achando. Comparava-a com meus atos e tudo eram confirmações. Tenho certeza que essa fotografia me fez imenso mal, porque me deu muita preguiça de reagir. [...]

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjixJhIVcmgImicv392hyphenhyphenWksL8ZgzhEXGNE1tbNQSKfmLZJP8bOUXffcvQ6F2d4J0iHNGFAZHYgCsQTJaf8PYRN2mIznxVAP-P7KN7xrmYZN7sSLw5_RBdzK48CKct2mfd2RDpklif0_yJmvTQWdqlv2DyuY6Yn2WIdNCavu9X4ug7dy-6nXObOO8rZhZk/s320/TRAJE.jpg

        Toda a gente apreciava os meus cabelos cacheados, tão lentos! E eu me envaidecia deles, mais que isso, os adorava por causa dos elogios. Foi por uma tarde, me lembro bem, que meu pai suavemente murmurou uma daquelas suas decisões irrevogáveis: “É preciso cortar os cabelos desse menino”. Olhei de um lado, de outro, procurando um apoio, um jeito de fugir daquela ordem, muito aflito. Preferi o instinto e fixei os olhos já lacrimosos em mamãe. Ela quis me olhar compassiva, mas me lembro como se fosse hoje, não aguentou meus últimos olhos de inocência perfeita, baixou os dela, oscilando entre a piedade por mim e a razão possível que estivesse no mando do chefe. Hoje, imagino um egoísmo grande da parte dela, não reagindo. As camisolinhas, ela as conservaria ainda por mais de ano, até que se acabassem feitas trapos. Mas ninguém percebeu a delicadeza da minha vaidade infantil. Deixassem que eu sentisse por mim, me incutissem aos poucos a necessidade de cortar os cabelos, nada: uma decisão à antiga, brutal, impiedosa, castigo sem culpa, primeiro convite às revoltas íntimas: “é preciso cortar os cabelos desse menino”. [...]

ANDRADE, Mário de. Tempo da camisolinha. Disponível em: www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=36858#OLADR%C3%83O. Acesso em: 28 fev. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 100.

Entendendo o conto:

01 – Qual a relação do narrador com a fotografia?

      O narrador sente uma relação complexa com a fotografia. Por um lado, ele a vê como uma comprovação de sua personalidade e de seus atos, mas por outro, reconhece que ela o influencia negativamente, alimentando sua inércia.

02 – Qual o significado dos cabelos cacheados para o narrador?

      Os cabelos cacheados representam a vaidade infantil do narrador e são uma fonte de orgulho para ele. Eles simbolizam uma parte de sua identidade e de sua autoestima.

03 – Como a família do narrador reage à decisão de cortar seus cabelos?

      A família, especialmente a mãe, demonstra uma certa indiferença à dor do menino. A decisão de cortar os cabelos é imposta de forma autoritária, sem considerar os sentimentos do narrador.

04 – Qual o impacto da decisão de cortar os cabelos na vida do narrador?

      A decisão de cortar os cabelos marca um momento de grande sofrimento para o narrador, representando uma perda de sua identidade e um primeiro contato com a imposição da vontade alheia. Esse evento desencadeia um sentimento de rebelião interior.

05 – Que sentimentos o narrador expressa em relação à sua mãe?

      O narrador demonstra ressentimento em relação à mãe por não ter defendido sua vontade. Ele a acusa de egoísmo e de não ter compreendido a importância dos cabelos cacheados para ele.

 

 

BIOGRAFIA: MANYA SKLODOWSKA - (FRAGMENTO) - TOMA, HENRIQUE - MARIE CURIE - COM GABARITO

 Biografia de: Manya Sklodowska – Fragmento

        Manya Sklodowska nasceu em Varsóvia, em 7 de novembro de 1867. Nessa época, a Polônia estava dividida entre Áustria, Prússia (Alemanha) e Rússia, e Varsóvia ficava sob o controle da Rússia. Seu pai, Vladislav Sklodowska, era professor secundário de Matemática e Física, e sua mãe era diretora de escola. Ambos foram bastante prejudicados com as pressões políticas, com rebaixamento de cargos e vencimentos. Manya, ou Marie (nome que adotaria mais tarde), tinha 10 anos quando sua mãe morreu de tuberculose. Para manter a família unida, Vladislav empenhou-se pessoalmente na educação dos filhos. Os instrumentos utilizados nas aulas de Física foram mantidos em sua casa, depois da proibição do ensino de Laboratório pelas autoridades russas. Dessa forma, Marie aprendeu a fazer experimentos e iniciou-se em estudos de física com seu pai. [...].

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAcwQ_1eC6ne53dGQRRis5tDUqHZb5ecWDkiIerLEDph8HWMRJCre-76pGjXtjYQptH1kzTd5jfb6ojbxqJCvR-diMvdzjk_L1bjDZFvGVT08iu3N5UtLh10CccBR4gRmXpJfdhokr7AZfik8zRs-6WTs-ts8m5XEsIoE0xuwkyQcDpDkmX8iLItc8A_E/s1600/MARIE.jpg


        O domínio da Rússia impunha restrições ao ingresso das mulheres nas universidades. Por isso, Marie juntou-se às suas colegas, incluindo sua irmã Bronya, e passou a frequentar a chamada universidade itinerante, que funcionava clandestinamente no período noturno, mudando de localidade com frequência, para fugir da vigilância russa.

        [...]

        Finalmente, em 1891, aos 24 anos de idade, Marie estava pronta para perseguir os seus sonhos em Paris. [...] Quando Manya entrou para a Sorbonne, em 1891, adotou o nome Marie, e passou a estudar matemática e física. [...].

        Marie percebeu que estava em desvantagem em relação a seus colegas, e precisava melhorar seus conhecimentos de física e matemática, assim como de francês. Por isso, dedicou-se aos estudos com muito afinco, e em 1893 já conquistava o mestrado em Física. [...]

        Através de amigos, chegou ao laboratório da Escola Municipal de Física e Química Industrial de Paris, chefiada por Pierre Curie (1859-1906). Marie foi bem recebida, e encantou-se com a postura séria e gentil de Pierre. O trabalho em conjunto aproximava-os cada vez mais, e assim o respeito inicial foi se transformando em um relacionamento afetivo. [...]

        Em julho de 1895, Marie e Pierre Curie oficializavam seu casamento civil. Em 1897, nascia sua primeira filha, Irène, sob os cuidados do pai de Pierre, que era médico. [...] O avô era muito apegado à Irène, e passou a dar suporte para que Pierre e Marie continuassem suas pesquisas no laboratório. Assim, Marie decidiu dar início às suas pesquisas, visando à obtenção do doutorado, cujo feito ainda era inédito para as mulheres na França. [...]

        Em julho de 1898, o casal Curie anunciava a descoberta de um novo elemento no concentrado de bismuto, o qual chamaram de polônio, em homenagem ao berço amado de Marie. [...] Em dezembro de 1898, o casal anunciava a descoberta do elemento que chamaram de rádio.

        Em 1903, Marie Curie finalmente defendeu sua tese de doutorado, Pesquisas sobre substâncias radioativas. Os examinadores consideraram a tese de Marie Curie como a mais importante contribuição científica registrada até então.

        [...] O casal Curie e Becquerel foram laureados com o Prêmio Nobel de Física em 1903. [...] O Prêmio Nobel teve profundo impacto na vida do casal Curie, como perda de privacidade e surgimento de muitos compromissos. Em 1904, nascia a segunda filha do casal, Eve. [...]

        Em 1906, em um dia de muitos compromissos, quando saía apressadamente de uma reunião no período do almoço, debaixo de chuva, Pierre foi atropelado por um pesado carro-vagão puxado por cavalos. Sua morte foi instantânea. [...]

        Em 1911, Marie Curie foi surpreendida com um telegrama comunicando seu Prêmio Nobel em Química. O recebimento de dois Prêmios Nobel era um fato inédito. [...]

        Sua grande meta passou a ser o recém-criado Instituto do Rádio, que ela considerava um tributo à memória de Pierre Curie. Nele seriam desenvolvidas novas pesquisas e produtos, principalmente voltados para a aplicação da radioatividade na medicina. O Instituto foi inaugurado em agosto de 1914, mês em que a Alemanha declarava guerra à França. [...] Com o agravamento da guerra, Marie percebeu que poderia contribuir com serviços de radiologia, chefiando uma divisão na Cruz Vermelha. Conseguiu convencer os fabricantes de veículos a adaptarem algumas unidades para uso em campo, colocando em operação 20 laboratórios móveis de radiologia ainda nesse ano. [...]

        Marie Curie morreu perto de Salanches, França, em 1934, de leucemia, devido, seguramente, à exposição maciça a radiações durante o seu trabalho. [...] Na pesquisa feita pela revista New Scientist, Marie Curie foi eleita a mulher mais influente da ciência, de todos os tempos. [...]

TOMA, Henrique E. Marie Curie: radioatividade e era nuclear. Disponível em: https://midia.atp.usp.br/impressos/lic/modulo02/evolucao_PLC0014/evolucao_top09.pdf. Acesso em: 28 fev. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 21-22.

Entendendo a biografia:

01 – Quais foram os desafios enfrentados por Marie Curie em sua educação na Polônia ocupada?

      Marie Curie enfrentou diversos desafios em sua educação na Polônia ocupada, como a proibição do ensino de laboratório pelas autoridades russas e a restrição de acesso das mulheres às universidades. Para superar essas barreiras, ela participou de uma universidade clandestina e, posteriormente, se mudou para Paris para continuar seus estudos.

02 – Como Marie Curie se adaptou à vida acadêmica em Paris?

      Ao chegar em Paris, Marie Curie percebeu a necessidade de aprimorar seus conhecimentos em física, matemática e francês. Dedicando-se intensamente aos estudos, ela conseguiu superar as dificuldades iniciais e obter o mestrado em Física.

03 – Qual o papel de Pierre Curie na vida e na carreira de Marie Curie?

      Pierre Curie foi um parceiro fundamental na vida e na carreira de Marie Curie. Eles se conheceram no laboratório, se casaram e trabalharam juntos em diversas pesquisas. Pierre ofereceu apoio, colaboração e incentivo para que Marie pudesse realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos.

04 – Quais foram as principais descobertas científicas de Marie e Pierre Curie?

      Marie e Pierre Curie são mais conhecidos pela descoberta da radioatividade e de dois novos elementos químicos: o polônio e o rádio. Essas descobertas revolucionaram a ciência e abriram caminho para novas áreas de pesquisa.

05 – Quais foram os prêmios e reconhecimentos recebidos por Marie Curie?

      Marie Curie recebeu diversos prêmios e reconhecimentos por suas contribuições científicas, incluindo dois Prêmios Nobel: um em Física, em 1903, compartilhado com Pierre Curie e Henri Becquerel, e outro em Química, em 1911.

06 – Qual foi o impacto da morte de Pierre Curie na vida de Marie?

      A morte de Pierre Curie foi um grande golpe para Marie. Além da perda pessoal, ela enfrentou desafios profissionais e sociais. No entanto, Marie conseguiu superar a dor e continuar suas pesquisas, dedicando-se à criação do Instituto do Rádio em homenagem a Pierre.

07 – Qual o legado de Marie Curie para a ciência e para as mulheres?

      Marie Curie deixou um legado extraordinário para a ciência e para as mulheres. Seus trabalhos pioneiros na área da radioatividade abriram caminho para novas pesquisas e aplicações médicas. Além disso, ela serviu como inspiração para diversas gerações de cientistas, mostrando que as mulheres podem alcançar grandes feitos na ciência.

 

NOTÍCIA: DISCURSO DE MARTIN LUTHER KING - (FRAGMENTO) - COM GABARITO

 Notícia: Discurso de Martin Luther King – Fragmento

        [...]

        Estou feliz por estar hoje com vocês num evento que entrará para a história como a maior demonstração pela liberdade na história de nosso país.

        Há cem anos, um grande americano, sob cuja simbólica sombra nos encontramos, assinou a Proclamação da Emancipação. Esse decreto fundamental foi como um grande raio de luz de esperança para milhões de escravos negros que tinham sido marcados a ferro nas chamas de uma vergonhosa injustiça. Veio como uma aurora feliz para pôr fim à longa noite de cativeiro.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgU1_3-ZK41lFrTjijRUCfUglJMyHtH2Y_ys6jwmsuarpGSj2VYd9sAu7xrYytU8GDDwM5uADQsCCy7RjSMSINlINLugq-NFIB23V8al53ezhdeyoSHADtsbjXKYfnl4uoyuOjbnNEvpzDIuVsARDKTW5wN3thHL6AtNzsDsseE8w3iEQmTHKgmyRV11Y0/s320/Martin-Luther-King-Coloring-Page-78511333-1.png


        Mas, cem anos mais tarde, devemos encarar a trágica realidade de que o negro ainda não é livre. Cem anos mais tarde, a vida do negro está ainda infelizmente dilacerada pelas algemas da segregação e pelas correntes da discriminação.

        Cem anos mais tarde, o negro ainda vive numa ilha isolada de pobreza no meio de um vasto oceano de prosperidade material. Cem anos mais tarde, o negro ainda definha nas margens da sociedade norte-americana estando exilado em sua própria terra. Por isso, encontramo-nos aqui hoje para dramatizar essa terrível condição.

        [...]

        Há quem pergunte aos defensores dos direitos civis: “Quando é que ficarão satisfeitos?” Não estaremos satisfeitos enquanto o negro for vítima dos indescritíveis horrores da brutalidade policial. Jamais poderemos estar satisfeitos enquanto os nossos corpos, cansados com as fadigas da viagem, não conseguirem ter acesso aos hotéis de beira de estrada e das cidades.

        [...] Não podemos estar satisfeitos enquanto nossas crianças forem destituídas de sua individualidade e privadas de sua dignidade por placas onde se lê “somente para brancos”.

        Não poderemos estar satisfeitos enquanto um negro no Mississippi não puder votar e um negro em Nova Iorque achar que não há nada pelo qual valha a pena votar. Não, não, não estamos satisfeitos e só estaremos satisfeitos quando “a justiça correr como a água e a retidão como uma poderosa corrente”.

        [...]

        Digo-lhes hoje, meus amigos, que, apesar das dificuldades e frustrações do momento, eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho norte-americano.

        [...]

        Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.

        Eu tenho um sonho que um dia mesmo o estado do Mississippi, um estado desértico sufocado pelo calor da injustiça, e sufocado pelo calor da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.

        Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje.

        [...]

        Essa é a nossa esperança. Essa é a fé com a qual eu regresso ao Sul. Com essa fé nós poderemos esculpir na montanha do desespero uma pedra de esperança. Com essa fé poderemos transformar as dissonantes discórdias do nosso país em uma linda sinfonia de fraternidade.

        [...].

CONFIRA a tradução na íntegra do discurso feito por Martin Luther King há 50 anos. Gauchazh, 27 ago. 2013. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2013/08/confira-a-traducao-na-integra-do-discurso-feito-por-martin-luther-king-ha-50-anos-4248603.html. Acesso em: 31 jan. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 97-98.

Entendendo a notícia:

01 – Qual o principal objetivo do discurso de Martin Luther King Jr.?

      O principal objetivo do discurso era denunciar a persistência da segregação racial e da discriminação contra os negros nos Estados Unidos, mesmo décadas após a abolição da escravidão. King Jr. buscava mobilizar a sociedade para a luta pelos direitos civis e por um futuro mais justo e igualitário.

02 – Quais foram as principais dificuldades enfrentadas pelos negros nos Estados Unidos na época em que o discurso foi proferido?

      Os negros enfrentavam diversas dificuldades, como segregação racial em escolas, transportes, restaurantes e outros espaços públicos. Sofriam com a violência policial, desigualdade econômica, privação de direitos políticos e a persistência de preconceitos e estereótipos.

03 – Qual a importância da metáfora da "ilha isolada de pobreza"?

      A metáfora da "ilha isolada de pobreza" serve para ilustrar a exclusão social e econômica dos negros, que viviam em condições precárias enquanto a sociedade branca desfrutava de prosperidade. Essa imagem reforça a ideia de que a desigualdade racial era um problema estrutural e sistêmico.

04 – O que significa a frase "a justiça correr como a água e a retidão como uma poderosa corrente"?

      Essa frase expressa o desejo de King Jr. por um futuro em que a justiça e a igualdade fossem valores fundamentais da sociedade, fluindo livremente e transformando a realidade social. É uma metáfora para um mundo onde os direitos de todos fossem respeitados e as injustiças fossem eliminadas.

05 – Qual o papel da esperança no discurso de King Jr.?

      A esperança é um elemento central no discurso de King Jr. Ele utiliza a esperança como uma força motriz para a luta pelos direitos civis, inspirando as pessoas a continuarem lutando mesmo diante das dificuldades. A crença em um futuro melhor serve como um estímulo para superar os obstáculos e alcançar a justiça social.

06 – Qual a importância do sonho para o movimento pelos direitos civis?

      O sonho de um futuro livre de racismo e discriminação foi um elemento fundamental para mobilizar as pessoas e dar força ao movimento pelos direitos civis. O discurso de King Jr. transformou esse sonho em uma visão compartilhada por milhões de pessoas, unindo-as em torno de um objetivo comum.

07 – Qual o legado do discurso de Martin Luther King Jr.?

      O discurso de Martin Luther King Jr. é considerado um dos mais importantes da história, tendo inspirado movimentos sociais em todo o mundo. Seu legado consiste na luta incansável pelos direitos civis e na defesa da igualdade racial. O discurso continua a ser relevante nos dias atuais, servindo como um lembrete da importância de combater a discriminação e promover a justiça social.