quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

ENSAIO: RACIOCINANDO SOBRE A INTELIGÊNCIA! - GÍLBER MARTINS DUARTE - COM GABARITO

 ENSAIO: RACIOCINANDO SOBRE A INTELIGÊNCIA!

                 GÍLBER MARTINS DUARTE

 É comum as pessoas acharem que existem alguns que são inteligentes e outros não. Essa ideia é falsa: todos possuem uma inteligência em potencial, isto é, todos possuem o princípio da inteligência em seu cérebro. Por que faço essa afirmação? Porque fui à raiz de como funciona a inteligência. Você sabe o que é a inteligência? Já pensou sobre isso? Não? Então, convido-lhe a entender o seu funcionamento.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLDkuewy8D9t1xDqe725FZyc1LgQlgjqXpjR8VyJUMCKTnDw9XzQlJdF53qw3ayqPdiKWzy6GnD6BviYHLkn8I5KT7-Jc-VKnnjJu4dtKjosqGtYVuMQR1HASVIE-GbPFWoZW-8BA_9PyhUbg338VKlKL52niiZkquETt1KvS2KQKcgrERL2GSblaiBgs/s320/INTELIGENCIA.jpg


A inteligência baseia-se em uma operação simples: nasce da operação cerebral que consiste em juntar-ligar um ALGO A com uma ALGO B, à procura de um resultado C, que, na prática, tanto pode ser um resultado positivo, quanto negativo. Por exemplo, se eu junto-ligo duas laranjas + duas laranjas, eu tenho como resultado quatro laranjas. Se eu junto-ligo um palito de fósforo aceso com uma chama de gás aberta, eu tenho como resultado uma chama de fogo. Se eu junto-ligo o corte de uma faca contra um objeto relativamente macio, eu obtenho como resultado pedaços desse objeto. Se eu junto-ligo palavras sempre gentis dirigidas às pessoas, eu tenho como resultado amigos. Se eu junto-ligo água diariamente a uma planta no vaso, eu tenho como resultado uma bela planta. Se eu junto-ligo tempo dedicado à construção de uma roupa, usando corte, fiação e tecidos adequados, eu obtenho a peça de roupa esperada.

Mas a inteligência também consegue prever resultados negativos. Por exemplo, se eu ligo-junto óleo de soja, ao invés de sabão líquido, para esfregar-lavar minha camiseta, eu obterei uma camiseta totalmente estragada. Se eu ligo-junto água ao tanque de gasolina do meu carro, eu obtenho como resultado um carro que não vai conseguir se mover. Se eu ligo-junto palavras sempre agressivas dirigidas às pessoas, com certeza, não vou obter amigos, vou obter cada vez mais inimigos.

A partir dessa operação simples, a inteligência se desenvolve em níveis cada vez mais complexos, assim também se dá juntando-ligando A + B + C + D + E + F + G + etc... para obter um determinado resultado. Por exemplo, se eu junto-ligo dois pneus, duas rodas, um quadro, uma corrente ligada a um par de pedais, um cilindro, um guidão, eu obtenho como resultado uma bicicleta. Enfim, entendeu o princípio da inteligência? É a capacidade de juntar-ligar um ALGO com outro ALGO ou outros ALGOS para obter um dado resultado e também saber que algumas coisas juntadas-ligadas a outras coisas nunca poderão dar certos resultados esperados. Exercite sua inteligência: pratique essa operação.

Texto de autoria de GÍLBER MARTINS DUARTE In: Material didático On Line: “Por uma abordagem linguístico-discursiva da Língua Portuguesa” – www.socialistalivre.wordpress.com

Entendendo o texto

01-Qual a tese central defendida no texto-discurso?

     a- que alguns são inteligentes, outros não;

     b- que todos possuem o princípio da inteligência e que esta consiste em juntar-ligar um ALGO a outro ALGO em busca de um dado resultado;

    c- que a inteligência consegue prever resultados negativos;

    d- que é preciso exercitar a inteligência.

02-Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:

     a-( V ) Percebe-se o discurso de que é falso considerar que algumas pessoas não são inteligentes;

     b-(  F  ) Percebe-se o discurso de que nem todos possuem uma inteligência em potencial;

     c-( V   ) Percebe-se o discurso de que a inteligência nasce de uma operação simples que consiste em juntar-ligar um ALGO A com um ALGO B, em busca de um resultado C;

     d-( V ) Percebe-se o discurso de que a inteligência consegue prever resultados negativos, quando fica ciente de que juntar-ligar determinado ALGO A com determinado ALGO B, não pode gerar um resultado positivo;

     e-( V  ) Percebe-se o discurso de que a inteligência desenvolve-se em níveis cada vez mais complexos, juntando-ligando A + B + C + D + E + F + G+ H, etc., com vistas a um obter um resultado X;

       f-(  F  ) Percebe-se o discurso de que a inteligência não pode ser exercitada;

03-No argumento “Se eu junto-ligo palavras sempre gentis dirigidas às pessoas, eu tenho como resultado amigos.”, exemplifica-se:

     a- que a amizade é construída;

     b- que a amizade é resultado de uma operação inteligente;

     c- que a amizade é casual;

     d- que a amizade é fruto da gentileza.

04-No enunciado Se eu junto-ligo um palito de fósforo aceso com uma chama de gás aberta, eu tenho como resultado uma chama de fogo.”, a conjunção grifada indica tratar-se de:

     a- uma explicação;

     b- uma conclusão;

     c- uma hipótese;

     d- uma adição.

05-No argumento “Mas a inteligência também consegue prever resultados negativos.”, a palavra grifada:

      a- marca o momento em que a inteligência consegue prever resultados negativos;

      b- ressalta o lugar em que a inteligência consegue prever resultados negativos;

      c- adiciona outra ação realizada pela inteligência, a de prever resultados negativos.

06-No enunciado “todos possuem uma inteligência em potencial, isto é, todos possuem o princípio da inteligência em seu cérebro.”, o operador argumentativo grifado serve para:

     a- opor-se ao que foi dito antes;

     b- reelaborar com outra argumentação o que foi dito antes;

     c- concluir o que foi dito antes;

     d- adicionar outra informação ao que foi dito antes.

07-No enunciado “Por que faço essa afirmação? Porque fui à raiz de como funciona a inteligência.”, o uso dos porquês está explicado corretamente em:

     a- na primeira ocorrência o “Por que” é explicativo; na segunda ocorrência o “Porque” é também explicativo;

     b- na primeira ocorrência o “Por que” é para fazer pergunta no início do questionamento; na segunda ocorrência o “Porque” é para explicar o que foi questionado antes;

     c- na primeira ocorrência o “Por que” é para fazer pergunta no final do questionamento; na segunda ocorrência o “Porque” é para fazer uma explicação sobre o que foi dito antes.

08-No enunciado “Se eu junto-ligo o corte de uma faca contra um objeto relativamente macio, eu obtenho como resultado pedaços desse objeto.”, o advérbio indica:

      a- o modo do corte;

      b- o modo da faca;

      c- o modo do objeto;

      d- o modo da maciez do objeto.

09-Qual argumento foi utilizado para exemplificar a operação simples da inteligência:

     a- Se eu junto-ligo água diariamente a uma planta no vaso, eu tenho como resultado uma bela planta.

     b- Se eu ligo-junto água ao tanque de gasolina do meu carro, eu obtenho como resultado um carro que não vai conseguir se mover.

     c- se eu junto-ligo dois pneus, duas rodas, um quadro, uma corrente ligada a um par de pedais, um cilindro, um guidão, eu obtenho como resultado uma bicicleta.

10-Qual argumento foi usado para exemplificar a operação complexa da inteligência:

      a- Se eu junto-ligo um palito de fósforo aceso com uma chama de gás aberta, eu tenho como resultado uma chama de fogo.

     b- se eu junto-ligo dois pneus, duas rodas, um quadro, uma corrente ligada a um par de pedais, um cilindro, um guidão, eu obtenho como resultado uma bicicleta.

     c- Se eu ligo-junto palavras sempre agressivas dirigidas às pessoas, com certeza, não vou obter amigos, vou obter cada vez mais inimigos.

11-No enunciado “A partir dessa operação simples, a inteligência se desenvolve em níveis cada vez mais complexos, assim também se dá juntando-ligando A + B + C + D + E + F + G + etc...”, a palavra grifada:

a-   adiciona outra ação realizada pela inteligência;

b- opõe-se às outras ações realizadas pela inteligência;

c- localiza a ação realizada pela inteligência.

12-No enunciado Enfim, entendeu o princípio da inteligência?”, no último parágrafo, a conjunção grifada demarca:

     a- adição de informações a tudo o que foi dito antes;

     b- conclusão acerca de tudo o que foi dito antes;

     c- oposição a tudo o que foi dito antes;

     d- explicação sobre tudo o que foi dito antes.

13-Para quem foram dirigidos os conselhos dados em “Exercite sua inteligência: pratique essa operação.”?

     a- autor;

     b- leitor;

     c- pessoa que possui inteligência;

     d- estudioso da inteligência.

14-Qual o tema central do texto-discurso?

      a- a inteligência e suas dificuldades;

      b- o funcionamento da inteligência;

      c- os resultados positivos e negativos conseguidos pela inteligência;

      d- a importância de ser inteligente.

15-O texto-discurso é predominantemente:

      a- narrativo, pois conta uma história sobre a inteligência;

      b- injuntivo, pois dá instruções de como ser inteligente;

      c- expositivo, pois apresenta uma teoria e explicações de como funciona a inteligência;

      d- argumentativo, pois tenta convencer o leitor a ser cada vez mais inteligente.

16-A quem ou a que se referem as palavras sublinhadas no texto-discurso?

"seu": refere-se ao leitor.

 "uma chama de fogo": refere-se ao resultado da combinação do palito de fósforo e da chama de gás.

 "um dado resultado": refere-se ao objetivo da operação de juntar-ligar.

 "essa operação": refere-se à operação de juntar-ligar.

17-No enunciado “Você sabe o que é a inteligência? Já pensou sobre isso? Não? Então, convido-lhe a entender o seu funcionamento.”, a palavra grifada poderia ser substituída sem prejuízo do sentido em:

   a- Enfim;

   b- Assim sendo;

   c- Ou seja;

   d- Porém.

18-No enunciado “um palito de fósforo aceso”, qual palavra é o núcleo central da informação?

     a- um;

     b- palito;

     c- de;

     d- aceso.

19-Produza um texto-discurso, mostrando e exemplificando, ao seu modo, como se pode usar a inteligência para gerar resultados positivos ou para prever possíveis resultados negativos.

A Inteligência no Cotidiano:

A inteligência, como bem definido pelo autor, é a habilidade de conectar diferentes elementos para alcançar um objetivo. No nosso dia a dia, utilizamos essa capacidade constantemente, muitas vezes sem perceber. Ao escolher a roupa que vamos vestir, estamos juntando-ligando cores, tecidos e estilos para criar um visual que combine com a ocasião. Ao preparar uma refeição, combinamos ingredientes, temperos e técnicas de cozimento para obter um sabor agradável.

A inteligência também nos permite prever resultados. Ao planejar uma viagem, por exemplo, levamos em consideração diversos fatores, como o clima, a distância, o orçamento, para evitar imprevistos. Ao estudar para uma prova, associamos conceitos e informações para resolver problemas e responder às questões.

É importante ressaltar que a inteligência não é uma habilidade estática, mas sim algo que se desenvolve ao longo da vida. Quanto mais exercitamos nosso cérebro, resolvendo problemas, aprendendo coisas novas e fazendo conexões entre diferentes áreas do conhecimento, mais inteligente nos tornamos.

 

CRÔNICA: UMA DAS MARIAS - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - COM GABARITO

 CRÔNICA: UMA DAS MARIAS

                   Luís Fernando Veríssimo

        Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste.

       — O que foi? — perguntou a mãe de Maria.

       Mas Maria nem quis conversa. Foi direto para o seu quarto, pegou o seu Snoopy e se atirou na cama, onde ficou deitada, emburrada.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYmKfPYcCeH5nhDzAKYOYHAqxf70Tw4LcD5FjHKYT__uI6g5kmljnfNEWfDjV23Pei7EckxhzEnWAnRCG-MbZ9HlEWJCYKMj1ksrkh-Gbe0iv4aHIkRAZp-mRZC9IH7jizlv4CfgbpwSzSVeQMZVHWZjC1-ToexhvATEU2GA2WMAw1fKS42AEmabyufww/s320/MARIA.jpg


       A mãe de Maria foi ver se Maria estava com febre. Não estava. Perguntou se estava sentindo alguma coisa. Não estava. Perguntou se estava com fome. Não estava. Perguntou o que era, então.

       — Nada — disse Maria.

        A mãe resolveu não insistir. Deixou Maria deitada na cama, abraçada com o seu Snoopy, emburrada. Quando o pai de Maria chegou do trabalho, em casa, a mãe de Maria avisou:

       — Melhor nem falar com ela...

       Maria estava com cara de poucos amigos. Pior. Estava com cara de amigo nenhum.

       Na mesa do jantar, Maria de repente falou:

       — Eu não valo nada.

       O pai de Maria disse:

       — Em primeiro lugar, não se diz “eu não valo nada”. É “eu não valho nada”. Em segundo lugar, não é verdade. Você valhe muito. Quer dizer, vale muito.

       — Não valho.

       — Mas o que é isso? — disse a mãe de Maria. — Você é a nossa querida. Todos gostam de você. A mamãe, o papai, a vovó, os tios, as tias. Para nós, você é uma preciosidade.

       Mas Maria não se convenceu. Disse que era igual a mil outras pessoas. Há milhões de outras pessoas.

      — Só na minha aula tem sete Marias!

      — Querida... — começou a dizer a mãe. Mas o pai interrompeu.

      — Maria — disse o pai — você sabe por que um diamante vale tanto dinheiro?

      — Porque é raro. Um pedaço de vidro também é bonito. Mas o vidro se encontra em toda parte. Um diamante é difícil de encontrar. Quanto mais rara é uma coisa, mais ela vale. Você sabe por que o ouro vale tanto?

      — Por quê?

      — Porque tem pouquíssimo ouro no mundo. Se o ouro fosse como areia, a gente ia caminhar no ouro, ia rolar no ouro, depois ia chegar em casa e lavar o ouro do corpo para não ficar suja. Agora, imagina se em todo o mundo só existisse uma pepita de ouro.

       — Ia ser a coisa mais valiosa do mundo.                                           

       — Pois é. E em todo o mundo só existe uma Maria.

       — Só na minha aula são sete.

       — Mas são outras Marias.

       — São iguais a mim. Dois olhos, um nariz...

       —Mas esta pintinha aqui nenhuma delas tem.

       — É...

       — Você já se deu conta que em todo mundo só existe uma, você?

       — Mas pai...

       — Só uma. Você é uma raridade. Podem existir outras parecidas. Mas você, você mesmo, só existe uma. Se algum dia aparecer outra você na sua frente, você pode dizer: é falsa.

       — Então eu sou a coisa mais valiosa do mundo.

       — Olha, você deve estar valendo aí uns três trilhões...

        Naquela noite, a mãe de Maria passou perto do quarto dela e ouviu Maria falando com o Snoopy:

        — Sabe um diamante?

                                                    Luís Fernando Veríssimo

Entendendo o texto

01-Assinale (V) para efeitos de sentido que forem pertinentes ao texto-discurso e (F) para os que não forem pertinentes:

     a- ( V ) Percebe-se o discurso de que, muitas vezes, o ser humano não conhece o valor próprio;     

      b-(  V ) Percebe-se o discurso de que muitas pessoas têm baixa autoestima;

      c-(  F ) Percebe-se o discurso de que todas as pessoas estão descontentes consigo mesmas;

      d-(  V ) Percebe-se o discurso de que para elevar a autoestima de alguém, basta demonstrar-lhe afetividade;           

     e-(  F ) Percebe-se o discurso de que baixa autoestima é “coisa de quem não tem o que fazer”;

     f-(  F ) Percebe-se o discurso de que as pessoas estão felizes, na maior parte do tempo.

02- O texto é uma narrativa e contém vários diálogos. Que sinal de pontuação foi usado para introduzi-los?

      a- travessão;

      b- hífen;

      c- vírgula;

     d- reticências

03- No enunciado “Você já se deu conta que em todo mundo só existe uma, você?”, substitua a expressão grifada pelo verbo que mais se aproxime do seu significado:

     a- encontrou;

     b- percebeu;

     c- achou;

     d- buscou.

04- Na linha 11, o narrador diz que Maria estava com cara de poucos amigos, isso significa que a menina estava:

     a- bastante motivada;

     b- mal humorada;

     c- extremamente feliz;

     d- tão triste

05- Quais substantivos foram usados pelo pai, na conversa com Maria, para que a menina compreendesse o seu valor:

     a- bonito, precioso;

     b- raro, ouro;

     c- diamante, único;

     d- ouro, diamante.

06- Como ficaria o argumento A gente ia caminhar no ouro”, se a expressão a gente fosse substituída pelo pronome nós?

      a- Nós iríamos caminhar;  

      b- Nós iremos caminhar;

      c- Nós íamos caminhar;   

      d- Nós vamos caminhar.

07- No relato “— Mas o que é isso? — disse a mãe de Maria. — Você é a nossa querida. Todos gostam de você. A mamãe, o papai, a vovó, os tios, as tias. Para nós, você é uma preciosidade. Mas Maria não se convenceu. Disse que era igual a mil outras pessoas. Há milhões de outras pessoas.”, quais palavras foram substituídas pelo pronome grifado nós?

      a- Milhões de pessoas;

      b- Mil outras pessoas;

      c- O papai, a mamãe, o vovô, os tios;

      d- A mamãe, o papai, a vovó, os tios, as tias.

08- No enunciado ”...Naquela noite, a mãe de Maria passou perto do quarto dela...”, a expressão sublinhada indica:

      a- lugar;

      b- companhia;

      c- instrumento;

      d- tempo

09- No enunciado ”...Se algum dia aparecer outra você na sua frente, você pode dizer: é falsa.”, a conjunção destacada indica circunstância de:

      a- tempo;

      b- consequência;

      c- causa;

      d- hipótese/condição.

10- No enunciado ”...Maria foi direto para o seu quarto, pegou o seu Snoopy e se atirou na cama..”, a conjunção sublinhada indica relação de:

      a- adversidade;

      b- alternância;

      c- conclusão;

      d- adição.

11- No enunciado ”...A mãe começou a dizer à Maria, mas  o pai a interrompeu...”, a conjunção sublinhada indica relação de:

     a- adversidade;

     b- alternância;

     c- conclusão;

     d- adição

12- No enunciado ”...O ouro vale muito porque tem pouquíssimo ouro no mundo...”, a conjunção sublinhada sugere:

     a- consequência;

     b- condição;

     c- explicação;

     d- comparação.

13- No enunciado ”...Em primeiro lugar, não se diz “eu não valo nada”, a expressão destacada pode ser substituída, sem prejuízo à compreensão, por:

     a- para início de conversa;

     b- para terminar o diálogo;

     c- para pontuar o assunto;

     d- para melhor compreender

14- Substitua as palavras sublinhadas, no texto-discurso, por outras de sentido semelhante.

emburrada: triste, de mau humor

preciosidade: tesouro, jóia

rara: escassa, difícil de achar

pepita: pedrinha

falsa: imitação

15-Qual o argumento da personagem Maria que não representa ausência de autoestima?

     a- — Eu não valo nada.

     b- — Só na minha aula tem sete Marias!

     c- — São iguais a mim. Dois olhos, um nariz...

     d-  — Sabe um diamante?

16-Qual enunciado possui conjugação verbal coloquial do verbo valer?

      a- “eu não valo nada”.

      b- “eu não valho nada”

      c- Quer dizer, vale muito.

      d- –Não valho.

17- Qual único argumento não representa atribuição de valor pela raridade do objeto?

      a- Um diamante é difícil de encontrar.

      b- Agora, imagina se em todo o mundo só existisse uma pepita de ouro.

      c- Um pedaço de vidro também é bonito. Mas o vidro se encontra em toda parte.

      d- Mas você, você mesmo, só existe uma.

18-Produza um texto-discurso, tentando convencer um amigo(a) a valorizar a si mesmo(a).

"Ei, você! Já parou para pensar em tudo o que você é capaz? Assim como um diamante é único e valioso, você também é! Cada um de nós tem qualidades e talentos especiais que nos tornam únicos. Não se compare com os outros, pois ninguém no mundo é igual a você. Você tem uma história de vida particular, sonhos e aspirações que te fazem especial. Acredite em si mesmo e valorize tudo o que você é. Afinal, você é uma obra de arte, um presente único para o mundo!"

ENSAIO FILOSÓFICO-PEDAGÓGICO: VOCÊ É UMA MARAVILHA - COM GABARITO

 Ensaio filosófico-pedagógico: Você é uma maravilha

 

Cada segundo que vivemos é um novo e único momento do universo, um momento que nunca mais existirá... E o que é que ensinamos aos nossos filhos? Ensinamos a eles que dois mais dois são quatro, e que Paris é a capital da França.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGif09lHuMNzjeB0QQMA7e6B92uHjZBcdhm5jIObMdepsDvFjtn1z0UxGGMHm9qiHU_r_G0ZoJXV4QplDpkFCcvoWvLRoG28ju3n0NDk1uk1Jm8PS4mAyZTTH-qs8Yfna57uRaIkwFKe5H7lLh_O1bupxwlqdcJ8uT4RyHNdBd7jOmuTVRN3NRs7lsUTo/s1600/ESPECIAL.jpg


Quando ensinaremos a eles o que eles são?

Deveríamos dizer a cada um deles: Sabe o que você é? Você é uma maravilha. Você é único. Em todos os anos que se passaram, nunca houve uma criança como você. Suas pernas, seus braços, seus dedos inteligentes, a maneira como você se move.

Você pode tornar-se um Shakespeare, um Michelangelo, um Beethoven. Você tem capacidade para qualquer coisa. Sim, você é uma maravilha. E quando crescer, como então poderá fazer mal a uma outra pessoa que, como você, é uma maravilha?

Você deve trabalhar – todos devemos – para tornar o mundo digno de suas crianças.

                                              Pablo Casals

Entendendo o texto

01-Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:

     a-( V ) Percebe-se o discurso de que a vida é um eterno fluxo no tempo;

     b-( F) Percebe-se o discurso de que a vida é uma eterna repetição;

     c-( V) Percebe-se o discurso de que o ser humano é muito importante por estar vivo;

     d-( F ) Percebe-se o discurso de que fazer o mal é natural;

    e-( F ) Percebe-se o discurso de que se tem ensinado apenas conhecimentos importantes para as crianças;

     f-( V ) Percebe-se o discurso de que não se está ensinando às crianças sobre quem elas são.

02-O título do texto “Você é uma maravilha” ressalta:

     a- um exagero do autor;

   b- a valorização necessária que cada criança deveria receber de ensinamento dos adultos;

     c- uma visão otimista da vida.

03-Qual a tese central defendida no texto-discurso?

     a- todos devemos trabalhar por um mundo melhor;

     b- não devemos praticar o mal;

     c- é preciso educar as crianças para que percebam o ser maravilhoso que cada um é;

      d- é preciso ensinar mais matemática e geografia às crianças

04-Qual enunciado representa uma crítica do autor ao tipo de ensino transmitido para as crianças?

     a- “Cada segundo que vivemos é um novo e único momento do universo...”

     b- “E o que é que ensinamos aos nossos filhos? Ensinamos a eles que dois mais dois são quatro, e que Paris é a capital da França.”

    c- “Em todos os anos que se passaram, nunca houve uma criança como você.”

    d- “Você pode tornar-se um Shakespeare, um Michelangelo, um Beethoven.”

05-No argumento “Você é único. Em todos os anos que se passaram, nunca houve uma criança como você.”, o autor está valorizando:

    a- o fato da vida ser passageira;

    b- a singularidade e a unicidade de cada um; 

    c- a autoestima de cada um;

    d- a autoconfiança de cada um.

06-Qual argumento demonstra que a prática do mal é totalmente equivocada?

    a- “Você deve trabalhar – todos devemos – para tornar o mundo digno de suas crianças.”;

    b- “E quando crescer, como então poderá fazer mal a uma outra pessoa que, como você, é uma maravilha? “;

    c- “E o que é que ensinamos aos nossos filhos?”

07-No enunciado “E o que é que ensinamos aos nossos filhos? Ensinamos a eles que dois mais dois são quatro, e que Paris é a capital da França.”, o pronome grifado foi usado para não repetir a expressão:

     a- ensinamos;

     b- nossos filhos;

     c- dois mais dois.

08-No enunciado “Cada segundo que vivemos é um novo e único momento do universo, um momento que nunca mais existirá...”, a expressão grifada sugere:

    a- o movimento cíclico do tempo universal;

    b- a não repetitividade do tempo universal;

    c- a mudança lenta do tempo universal;

    d- o movimento gradual do tempo universal.

09-No enunciado Deveríamos dizer a cada um deles: Sabe o que você é?”, qual o sujeito do verbo grifado?

    a- nós, as crianças;

   b- nós, os adultos e as crianças;

   c- nós, o autor e o leitor;

   d- nós, o autor, os pais, os educadores.

10-No texto-discurso, no enunciado “Deveríamos dizer a cada um deles: Sabe o que você é? Você é uma maravilha. Você é único.”,    a quem se refere o pronome grifado?

    a- ao leitor;

    b- a cada um dos filhos;

    c- à criança;

    d- ao estudante.

11-No argumento “Em todos os anos que se passaram, nunca houve uma criança como você.”, o autor sugere:

    a- que cada pessoa é única;

    b- que cada pessoa é importante;

    c- que cada pessoa tem uma missão.

12-Produza um texto-discurso explicando porque você também é uma maravilha!

Texto-discurso sobre ser uma maravilha:

"Assim como cada estrela no céu é única, com sua própria luz e trajetória, cada um de nós também é uma maravilha singular. Somos um conjunto complexo de experiências, emoções e pensamentos que se moldam a cada instante. Nossas capacidades são infinitas, e o potencial que carregamos dentro de nós é capaz de transformar o mundo.

A vida é uma jornada repleta de desafios e aprendizados, e a cada passo que damos, crescemos e evoluímos. Somos capazes de amar, de criar, de sonhar e de realizar grandes feitos. A beleza está nos detalhes, nas pequenas coisas que tornam cada um de nós especial.

Portanto, celebremos a nossa individualidade e valorizemos as nossas diferenças. Ao reconhecer a maravilha que somos, podemos inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Juntos, podemos construir um mundo mais justo, mais humano e mais feliz."

 

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

ARTIGO DE OPINIÃO: VENCER NA VIDA, SER ALGUÉM NA VIDA, NÃO ACREDITE NISSO! - GÍLBER MARTINS DUARTE - COM GABARITO

 Artigo de Opinião: Vencer na vida, ser alguém na vida, não acredite nisso!


Existe uma ideologia, praticada e valorizada socialmente, que faz parecer natural, legítimo e necessário você acreditar que um dia vencerá na vida. Falam a você que o seu esforço o fará ser alguém na vida, no futuro. Ora, por que você tem de desconfiar dessa ideologia? Justamente porque você já é alguém na vida, você já nasceu, você já existe, e você tem de ser valorizado pelo ser que você já é, não importa o que você será no futuro, aliás, no futuro mesmo, você será um defunto. Eu lhe digo, a vida é hoje, é aqui e agora, e aqui e agora você já é alguém na vida e alguém muito importante, você é um grande vencedor, porque está vivo nesse maravilhoso dia de hoje em que está estudando esse texto. Pense nisso, seja orgulhoso por ser a vida que você já é!

Texto de autoria de GÍLBER MARTINS DUARTE – In: Material didático On Line: “Por uma abordagem linguístico-discursiva da Língua Portuguesa” – www.socialistalivre.wordpress.com

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizQPMPcfDMo3zdAIPcx6enruh5QfTBy9ZloZ4-Ge0a3xFWtg3Knakt7prYRQ0d7OrCTgGr2TfioVYzSU_-AJc1n6FSMvukdX_TktJ0I91c_HfPGuNPksM6IbNYHfOcf4FUdLbWalm7Jg8MFoBMGw_gupA9cDT9R8FImEIHX0hxhud2n5H_nCzI-r0VI2g/s320/vida.jpg


 Entendendo o texto

01-Qual a tese central defendida no texto-discurso?

      a- que é preciso lutar para vencer na vida;

      b- que é preciso acreditar que um dia venceremos na vida;

     c- que já somos vencedores na vida hoje, pois estamos vivos no maravilhoso dia de hoje;

      d- que é preciso ser orgulhoso.

02-Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:

     a-(  V ) Percebe-se o discurso de crítica à ideologia que prega vencer na vida no futuro;

     b- ( V ) Percebe-se o discurso de valorização da vida no dia de hoje;

    c- ( F )Percebe-se a valorização do discurso de que é preciso se esforçar para vencer na vida;

    d- ( V)Percebe-se o discurso do autor de que é inútil ficar esperando viver bem no futuro, pois no futuro se estará morto

03-No argumento “Existe uma ideologia, praticada e valorizada socialmente, que faz parecer natural, legítimo e necessário você acreditar que um dia vencerá na vida.”, percebe-se uma crítica:

     a- às crenças do leitor;

     b- à ideologia que valoriza vencer na vida;

     c- ao futuro do leitor.

04-No enunciado “Existe uma ideologia, praticada e valorizada socialmente, que faz parecer natural, legítimo e necessário você acreditar que um dia vencerá na vida.”, a expressão grifada sugere:

     a- que a ideologia de vencer na vida é natural, legítima e necessária;

      b- que a ideologia de vencer na vida realmente parece ser natural, legítima e necessária;

      c- que a ideologia de vencer na vida não é natural, não é legítima e nem necessária, mas é apresentada como se o fosse.

05-No enunciado “não importa o que você será no futuro, aliás, no futuro mesmo, você será um defunto”, o operador argumentativo grifado:

      a- adiciona outra informação ao que foi dito antes;

      b- conclui o que foi dito antes;

      c- retifica com outra argumentação o que foi dito antes;

      d- opõe-se ao que foi dito antes.

06-Qual argumento é discurso indireto referente aos que defendem a ideologia de vencer na vida?

     a- “Falam a você que o seu esforço o fará ser alguém na vida, no futuro.”

     b- “...você já é alguém na vida, você já nasceu, você já existe, e você tem de ser valorizado pelo ser que você já é...”

      c- “...a vida é hoje, é aqui e agora, e aqui e agora você já é alguém na vida e alguém muito importante...”

07-Assinale o único argumento que não se opõe à ideologia de vencer na vida:

     a- “Vencer na vida, ser alguém na vida, não acredite nisso!”

     b- “...o seu esforço o fará ser alguém na vida...”

     c- “...você tem de ser valorizado pelo ser que você já é...”

     d- “...aqui e agora você já é alguém na vida e alguém muito importante...”

08-A que ou quem se referem as palavras sublinhadas no texto-discurso?

        O autor se dirige diretamente ao leitor, usando pronomes como "você" para criar um diálogo mais próximo.

09-Na argumentação “...você é alguém na vida, você já nasceu, você existe, e você tem de ser valorizado pelo ser que você é...”, a palavra grifada sugere:

      a- acontecimento a ser realizado no futuro;

      b- acontecimento que foi realizado no passado;

      c- acontecimento comprovado no presente;

      d- lugar do acontecimento.

10-No argumento “Falam a você que o seu esforço o fará ser alguém na vida, no futuro. Ora, por que você tem de desconfiar dessa ideologia?”, o operador argumentativo grifado:

       a- indica concordância com o que foi dito antes;

       b- indica discordância em relação ao que foi dito antes;

       c- retifica o que foi dito antes;

       d- conclui o que foi dito antes.

11-Produza um texto-discurso, opinando sobre o tema: VENCER NA VIDA, necessário?

Vencer na Vida: Um Mito Contemporâneo

A busca incessante pelo sucesso, pela conquista e pelo reconhecimento social tem moldado a vida de muitas pessoas. A ideia de "vencer na vida" tornou-se um imperativo cultural, uma meta a ser alcançada a qualquer custo. No entanto, essa busca frenética por um futuro ideal pode nos cegar para a beleza e a riqueza do presente.

Concordo com o autor do texto analisado: a vida é hoje. A felicidade, a realização e o sentido não estão atrelados a conquistas futuras, mas à capacidade de apreciar o momento presente. A valorização do agora nos permite desfrutar das pequenas alegrias do dia a dia, cultivar relacionamentos significativos e encontrar propósito em nossas vidas.

É claro que é importante ter objetivos e trabalhar para alcançá-los. No entanto, é fundamental que esses objetivos estejam alinhados com nossos valores e nos proporcionem bem-estar. A busca desenfreada pelo sucesso pode levar ao estresse, à ansiedade e à insatisfação.

Em vez de nos compararmos constantemente aos outros e perseguirmos um ideal de felicidade que muitas vezes é inalcançável, podemos focar em cultivar nossas paixões, desenvolver nossos talentos e construir um mundo mais justo e solidário. Ao valorizarmos o que somos e o que temos, podemos encontrar a verdadeira felicidade e o verdadeiro sucesso.