sexta-feira, 23 de junho de 2017

SIMULADO: FONEMAS/ENCONTRO CONSONANTAL/VOCÁLICO/DÍGRAFO/HIATO/DITONGO/TRITONGO/OXÍTONA/PAROXÍTONA/PROPAROXÍTONA - COM GABARITO

SIMULADO: FONEMAS/ENCONTRO CONSONANTAL/
VOCÁLICO/ DÍGRAFO/HIATO/
DITONGO/ TRITONGO/ OXÍTONA/PAROXÍTONA/ PROPAROXÍTONA- ENSINO MÉDIO


1 – Os vocábulos passarinho e querida possuem:
a)      6 e 8 fonemas respectivamente.
b)    10 e 7 fonemas respectivamente.
c)     9 e 6 fonemas respectivamente.
d)    8 e 6 fonemas respectivamente.
e)     7 e 6 fonemas respectivamente.

2 – Quantos fonemas existem na palavra paralelepípedo?
a)     07          b) 12          c) 11          d) 14          e) 15.

3 – Em nascente temos, respectivamente:  
a)     8 letras e 6 fonemas.
b)    3 sílabas e 8 fonemas.
c)     1 dígrafo e 1 ditongo.
d)    1 encontro consonantal e 1 vocálico.
e)     3 encontros consonantais.   

4 – Qual a palavra que teríamos, se trocássemos a consoante destacada de pata pela sua homorgânica?
a)     Bata.        b) Lata.        c) Mata.        d) Cata.        e) Nata.

5 – Trocando-se a consoante linguodental da palavra nata pela sua homorgânica, teremos:
a)     Lata.        b) Tata.        c) Nada.        d) Pata.        e) Data.

6 – Assinale a alternativa em que todas as palavras contêm dígrafos:
a)     Jaca, guerra, averigue, matagal.
b)    Guerra, milharal, ancião, matança.
c)     Bisonho, apazigue, distinção, canalha.
d)    Hipopótamo, país, passagem, viagem.
e)     Subumário, pelintra, supimpa, canzarrão.

7 – Assinale a alternativa em que a palavra contém ditongo oral crescente.
a)     Equestre     b) Guerreiro     c) Quando     d) Poucos     e) Ninguém.

8 – Os vocábulos pequenino e drama apresentam, respectivamente:
a)     4 e 2 fonemas.
b)    9 e 5 fonemas.
c)     8 e 5 fonemas.
d)    7 e 7 fonemas.
e)     8 e 4 fonemas.

9 – Dê o número de fonemas e letras das seguintes palavras:
a)     Filha: 04 fonemas e 05 letras.
b)    Tenta: 04 fonemas e 05 letras.
c)     Corpo: 05 fonemas e 05 letras.
d)    Fizesse: 06 fonemas e 07 letras.
e)     Mocinha: 06 fonemas e 07 letras.
f)      Quarto: 06 fonemas e 06 letras.
g)     Agarravam: 08 fonemas e 09 letras.

10 – Classifique os encontros vocálicos das seguintes palavras, de acordo com o código:
a)     Ditongo oral crescente.
b)    Ditongo oral decrescente.
c)     Ditongo nasal crescente.
d)    Ditongo nasal decrescente.
e)     Hiato.
f)      Tritongo oral.
g)     Tritongo nasal.

( b ) cai.                              ( b ) outro.                          ( e ) sua.
( e ) preciosa.                     ( d ) muito.                        ( b ) feita.
( d ) não.                             ( e ) duas.                          ( a ) quarto.
( d ) mãozinhas.                ( b ) noites.                       ( d ) agarravam.
( e ) pedia.                         ( c ) quando.                     ( b ) inteira.

11 – Assinale a alternativa em que todas as palavras abaixo contêm dígrafo:
a)     Filha, braços, força-la.
b)    Tenta, andar, corpo.
c)     Endurecida, fizesse, mocinha.
d)    Quarto, lembra, antigas.
e)     Pequenina, andando, escuro.

12 – Assinale a alternativa que apresenta erro na análise da palavra:
a)     Em parece existem três sílabas, seis fonemas e seis letras.
b)    Em endurecida existem cinco sílabas, dez fonemas e dez letras.
c)     Em fizesse temos três sílabas, seis fonemas e sete letras.
d)    Em então temos um dígrafo nasal e um dígrafo nasal decrescente.
e)     Em assim temos um dígrafo e uma vogal nasal.

13 – Assinale a alternativa errada.
a)     A palavra trajeto apresenta encontro consonantal.
b)    A palavra menina possui três fonemas nasais.
c)     Na palavra colo existe apenas um fonema surdo.
d)    Na palavra corpo temos dois fonemas consonantais sonoros.
e)     Em andando existem dois dígrafos nasais.

14 – Assinale a alternativa errada.
a)     Em feita temos fonema fricativo e fonema linguodental.
b)    O vocábulo preciosa não apresenta consoante sibilante.
c)     Em braços aparece um fonema bilabial sonoro.
d)    Em quando temos um fonema linguodental sonoro.
e)     Em tentava temos dois fonemas surdos e quatro sonoros.

15 – Assinale a alternativa errada.
a)     Em apela a vogal tônica deve ser considerada como anterior fechada.
b)    Em endurecida aparecem duas vogais anteriores.
c)     O vocábulo começara apresenta apenas uma vogal posterior.
d)    Em desde só aparecem vogais anteriores.
e)     A vogal tônica da trajeto é classificada como anterior aberta.

16 – Assinale a alternativa errada.
a)     Em pai a consoante é oclusiva, bilabial, surda.
b)    Em tenta as consoantes são oclusivas, linguodentais, surdas.
c)     Em sala temos uma consoante constritiva, fricativa, sonora.
d)    Em noites temos uma consoante nasal sonora.
e)     Em antigas não há nenhuma consoante nasal sonora.

17 – Assinale a alternativa em que haja erro na classificação do encontro vocálico.
a)     Falavam: ditongo nasal decrescente, representado graficamente por am.
b)    Ninguém: ditongo nasal decrescente, representado graficamente por em.
c)     Saguão: ditongo decrescente, seguido de vogal oral.
d)    País: hiato, em que a segunda vogal é tônica.
e)     Minguam: tritongo nasal representado graficamente por uam.

18 – Assinale a alternativa que apresenta apenas hiatos.
a)     Muito, faísca, balaústre.
b)    Guerreiro, gratuito, intuito.
c)     Fluido, fortuito, Piauí.
d)    Rua, lua, nua.
e)     Rainha, constituir, deixa.

19 – Assinale a alternativa em que a letra X representa o mesmo fonema que em exato.
a– Xarope.       b- Axila.      c- Máximo.      d- Exegese.      e- Xícara.

20 – Assinale a alternativa em que a consoante inicial não foi trocada pela sua homorgânica.
a)     Selo / zelo.
b)    Mola / bola.
c)     Fia / via.
d)    Toca / doca.
e)     Chato / jato.

21 – Nos vocábulos nato e nado a oposição entre os fonemas T e D decorre do seguinte traço distintivo:
a)     Tonicidade.
b)    Timbre.
c)     Elevação da língua.
d)    Sonoridade.
e)     Redução.

22 – Em que conjunto de signos só há consoantes sonoras?
a)     Rosa, deve, navegação.
b)    Barcos, grande, colado.
c)     Luta, após, triste.
d)    Ringue, tão, pinga.
e)     Que, ser, tão.

23 – Considerando-se que em tão triste que me dá dó há oposições de consoantes surdas e sonoras homorgânicas, onde se dá fato análogo?
a)     Gosto gostoso de coração querido.
b)    Deixo fechado o dedo de Deus.
c)     Poucos moleques cantam o dobrado.
d)    Venho e vens porque somos soldados.
e)     Peito em pedaços de tanto te amar.

24 – Não há ditongo em:
a)     Amavam.       b) muito.      c) mamãe.      d) ontem.      e) apaziguou.

25 – São, respectivamente, oxítona, paroxítona e proparoxítona os vocábulos.
a)     Erudito / pegada / tulipa.
b)    Decano / aziago / sutil.
c)     Bígamo / néctar / recém.
d)    Harém / avaro / ibero.
e)     Ureter / pudico / horóscopo.

26 – De acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira, as vogais são classificadas segundo os critérios abaixo, exceto:
a)     Zona de articulação.
b)    Elevação da língua.
c)      Intensidade.
d)    Timbre.
e)     Papel das cavidades bucal e nasal.

27 – Só não temos tritongo em:
a – Saguão.      b– delinquiu.     c– praia.      d– enxaguem.     e– apaziguei.

28 – Os fonemas, dependendo da vibração ou não das cordas vocais, podem ser surdos ou sonoros. Em qual das alternativas temos apenas fonemas surdos?
a)     S – Z – F – D.
b)    Z – V – X – K.
c)     S – F – J – D.
d)    S – F – X – T.
e)     K – Z – V – D.

29 – Tendo em vista que os fonemas nem sempre correspondem à sua representação gráfica (letra), podemos afirmar que na palavra homem temos:
a)     Cinco letras e cinco fonemas.
b)    Cinco letras e quatro fonemas.
c)     Cinco letras e três fonemas.
d)    Quatro letras e quatro fonemas.
e)     Quatro letras e três fonemas.

30 – O I não é semivogal em:
a – Papai.      b – azuis.      c – médio.      d – rainha.      e – herói.

31 – Em qual dos itens abaixo todas as palavras apresentam ditongo crescente?
a)     Lei, foice, roubo.
b)    Muito, alemão, viu.
c)     Linguiça, história, área.
d)    Herói, jeito, quilo.
e)     Equestre, tênue, ribeirão.

32 – Assinale a alternativa que apresenta erro na divisão silábica.
a)     Im-pres-cin-dí-vel; a-bs-ti-nên-cia.
b)    Sub-le-va-ção; ex-pec-to-ran-te.
c)     Cor-rup-ti-vel; a-rac-ní-deo.
d)    Ig- ni-ção; e-gíp-cio.
e)     e-clip-se; ec-ti-lip-se.


quinta-feira, 22 de junho de 2017

MÚSICA: RINDO À TOA/FALAMANSA - COM GABARITO

MÚSICA: RINDO À TOA - ( FALAMANSA – TOTÓ )


Tô numa boa, tô aqui de novo Ah, ah, ah, ah, ah
Daqui não saio, Mas eu tô rindo à toa
Daqui não me movo Não que a vida esteja assim tão boa
Tenho certeza, esse é o meu lugar Mas um sorriso ajuda a melhorar
Ah, Ah Ah, Ah
Tô muna boa, tô ficando esperto E cantando, assim parece que o tempo voa
Já não pergunto se isso tudo é certo Quando mais triste, mais bonito soa
Uso esse tempo pra recomeçar Eu agradeço por poder cantar
Ah, Ah Lalaia, laia, laia, iô!!!

Doeu, doeu, agora não dói, não dói, não dói
Chorei, chorei e agora não choro mais
Toda mágoa que passei
É motivo para comemorar
Pois se não sofresse assim
Não tinha razões pra cantar
____________________________________________
1-   O compositor deixa transparecer que passou por algum problema que lhe deixou abalado afastando-se. Ao retornar ele desabafa:

“Tô numa boa, tô aqui de novo
Daqui não saio,
Daqui não me movo
Tenho certeza, esse é o meu lugar
Há, há
Tô numa boa, tô ficando esperto
Já não pergunto se isso tudo é certo
Uso esse tempo pra recomeçar
Há, há”

a) Você já passou por alguma situação que fizesse abandonar o seu lugar ( família, escola, emprego, cidade...)? Por quê?
Resposta Pessoal.

b) Você acha certo a pessoa abandonar ou fugir dos problemas? Por quê?
Resposta Pessoal.

c) Ao abandonar seu lugar e pensar, refletir sobre o assunto você acha que agiu corretamente ou percebeu que não e retornou? Por quê?
Resposta Pessoal.

d) Para você, o que é ser esperto? Por quê?
Resposta Pessoal.

e) Ao tomar suas atitudes, você costuma analisar se é certo ou errado ou age por impulso? Por quê?
Resposta Pessoal.

f) Após uma decepção em sua vida, você desiste, desanima ou ergue a cabeça e tenta recomeçar? Por quê?
Resposta Pessoal.

2- A dor dos tropeços nos caminhos da vida, às vezes é grande e machuca muito psicologicamente:
“Doeu, doeu, agora não dói, não dói, não dói
Chorei, chorei e agora não choro mais
Toda mágoa que passei
É motivo para comemorar
Pois se não sofresse assim
Não tinha razão pra cantar”

a) Quando você está chateado, dolorido, você chora, desabafa com um amigo ou se fecha e guarda tudo para você? Por quê?
Resposta Pessoal.

b) Você costuma guardar mágoas ou perdoa as pessoas que de alguma forma lhe decepcionaram? Por quê?
Resposta Pessoal.

c) Você acha que o tempo é o senhor das razões e cura as dores das decepções? Por quê?
Resposta Pessoal.

d) Você acha que os sofrimentos da vida nos dá maturidade, nos fortalece e melhora a nossa personalidade? Por quê?
Resposta Pessoal.

3- A vida é um verdadeiro aprendizado, com altos e baixos, mas nunca podemos perder a vontade de vier bem:
“Há, há, há, há, há
Mas eu tô rindo à toa
Não que a vida esteja assim tão boa
Mas um sorriso ajuda a melhorar
Há, há
E cantando assim parece que o tempo voa
Quanto mais triste mais bonito soa
Eu agradeço por poder cantar
Lalaia, laia, laia, iô!!!

a) Você pensa que, embora a vida não seja tão boa, a alegria e a auto estima são essenciais para sermos felizes? Por quê?
Resposta Pessoal.

b) Você concorda que o sorriso ajuda a melhorar a nossa vida? Por quê?
Resposta Pessoal.

c) Você acha que o canto, o lazer colabora na melhoria de vida? Por quê?
Resposta Pessoal.

d) Você costuma agradecer a Deus pelas coisas boas e ruins que acontecem na sua vida? Por quê?
Resposta Pessoal.

e) Ás vezes não damos o devido valor às coisas que conquistamos sem nenhum esforço. Você crê que o suor da conquista, da luta nos faz valorizar mais as atitudes e a vida? Por quê?
Resposta Pessoal.

4- “Depois da tempestade sempre vem a bonança.” Esta frase pode traduzir a mensagem que esta música quis passar? Por quê?
Resposta Pessoal.

terça-feira, 20 de junho de 2017

TEXTO PARA REESCREVER- O ASSASSINATO DA ORTOGRAFIA - COM GABARITO

TEXTO PARA REESCREVER


O ASSASSINATO DA ORTOGRAFIA

          No meu café da manhã, tinha sobre a meza, quejo, prezunto, mortandela, matega, saucinha e iogurte natural.
          Mas o café estava sem asúcar e eu presizo de uma colher para mecher o café. Era tanta coisa que não sobrava espaso na meza.
          Liguei a televisam e estava paçando o “Bom Dia São Paulo”, onde mostrou como se constrói o espaso geográfico. Os home construimdo nos morros, as caza de simento e madera.
          Mostrou que o alco é um produto estraído da canha de asúcar e a gasolina do petrólho e...
          Desliguei a televisam, vesti uma calsa de lam, uma brusa e uma camisa por sima (o tecido da minha camisa é muito bonito) e fui andar de bicicreta.
          Não intendo nada de matemática, mas em português eu sou “fera”.

                                                                                                Autor desconhecido.

       
REESCREVA O TEXTO CORRETAMENTE:

          No meu café da manhã, tinha sobre a mesa, queijo, presunto, mortadela, manteiga, salsicha e iogurte natural.
          Mas o café estava sem açúcar e eu preciso de uma colher para mexer o café. Era tanta coisa que não sobrava espaço na mesa.
          Liguei a televisão e estava passando o “Bom dia São Paulo”, onde mostrou como se constrói o espaço geográfico. Os homens construindo nos morros, as casas de cimento e madeira.
          Mostrou que o álcool é um produto extraído da cana de açúcar e a gasolina do petróleo e...
          Desliguei a televisão, vesti uma calça de lã, uma blusa e uma camisa por cima (o tecido da minha camisa é muito bonito) e fui andar de bicicleta.

          Não entendo nada de matemática, mas em português eu sou “fera”.




TEXTOS INTERDISCIPLINARES: O RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE - ESOPO - COM GABARITO

Textos interdisciplinares com gabarito
O rato do campo e o rato da cidade
“Era uma vez um rato que morava na cidade que foi visitar um primo que vivia no campo.” O rato do campo era um pouco arrogante, mas gostava muito do primo e recebeu-o com muita satisfação. Ofereceu-lhe o que tinha de melhor: feijão, toucinho, pão e queijo. O rato da cidade torceu o nariz e disse:- Não posso entender primo, como consegues viver com estes pobres alimentos. Naturalmente, aqui no campo, é difícil obter coisa melhor. Vem comigo e eu te mostrarei como se vive na cidade. Depois que passares lá uma semana ficarás admirado de ter suportado a vida no campo.
Os dois puseram-se, então, a caminho. já era noite quando chegaram à casa do rato da cidade. – Certamente que gostarás de tomar um refresco, após esta caminhada, disse ele polidamente ao primo. Conduziu-o até à sala de jantar, onde encontraram os restos de uma grande festa. Puseram-se a comer geleias e bolos deliciosos. De repente, ouviram rosnados e latidos. – O que é isto? Perguntou assustado, o rato do campo. – São, simplesmente, os cães da casa, respondeu o da cidade. – Simplesmente? Não gosto desta música, durante o meu jantar.
Neste momento, a porta abriu-se e apareceram dois enormes cães. Os ratos tiveram que fugir a toda pressa. – Adeus, primo, disse o rato do campo. Vou voltar para minha casa no campo. – Já vais tão cedo? Perguntou o da cidade. – Sim, já vou e não pretendo voltar, concluiu o primeiro.

Moral da história:
Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.

Fábula de Esopo
ENTENDENDO O TEXTO

1.    Assinale abaixo qual é o gênero textual do texto que você leu:
     (  ) Notícia (X) Fábula (  ) Haicai (  ) Reportagem

2.    Escreva como você chegou à conclusão acima:
Porque ela traz uma formula de ensinamento.

3.    Identifique as características dos personagens da história:
O rato do campo: simples, sem vaidade e adora a paz e sossego.
O rato da cidade: Adora a vida agitada e perigosa.
           4.  Como o rato do campo recebeu o primo em sua casa?
Recebeu com satisfação e ofereceu-lhe o que tinha de melhor.

5.    Como era a vida do rato da cidade?
Tinha uma vida agitada e perigosa.

6.    A moral indica que:
     (  ) Você tem que ser educado com seus parentes.
     (X) Mais vale o pouco certo, do que o muito duvidoso.
     (  ) Se você não correr perigo, nada valerá a pena.
     (   ) Se você é rico não pode conversar com os pobres.

7.    Com suas palavras explique o que significa a moral desta história:
Resposta pessoal. 

8.Transforme as frases afirmativas abaixo em exclamativas e interrogativas:
          O rato do campo era um pouco arrogante.
   O rato do campo era arrogante?
   O rato do campo era um pouco arrogante!

     9.    O rato da cidade torceu o nariz.
   O rato da cidade torceu o nariz?
   O rato da cidade torceu o nariz!

10. Escreva uma frase imperativa para o rato da cidade:
      Cale-se!
  
   11 - Escreva na tabela abaixo uma palavra com sílaba tônica na ultima, uma na penúltima e uma na antepenúltima em seguida separe as sílabas, circule a sílaba tônica e classifique – a:
      Última= café: ca-fé – dissílabo – oxitona.
      Penúltima= agosto: a-gos-to – trissílabo – propaxitona.
      Antepenúltima= música: mú-si-ca – trissílabo – proparoxítona.

12.   
Leia as frases abaixo, reescreva-as trocando os substantivos negritados por um dos pronomes pessoais indicados:

1.   
O rato da cidade pegou o pedaço de queijo e partiu o queijo. ( o as me)
      O rato da cidade pegou o pedaço de queijo e partiu o queijo.
2.    O primo do campo chegou e eu vou ver o primo do campo. ( lo ele)
      O primo do campo chegou e eu vou vê-lo, o primo do campo.


FÁBULA: O RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE
Rocha, Ruth. Fábulas de Esopo

         Um ratinho da cidade foi uma vez convidado para ir à casa de um rato do campo.
        Vendo que seu companheiro vivia pobremente de raízes e ervas, o rato da cidade convidou-o a ir morar com ele.
        – Tenho muita pena da pobreza em que você vive – disse ele., venha morar comigo na cidade e você verá como lá a vida é mais fácil.
        Lá se foram os dois para a cidade, onde se acomodaram numa casa rica e bonita.
        Foram logo à despensa e estavam muito bem, comendo comidas fartas e gostosas, quando de repente entrou uma pessoa com dois gatos, que pareceram enormes ao ratinho do campo.
        – Eu vou para o meu campo – disse o rato do campo quando o perigo passou. – Prefiro minhas raízes e ervas na calma, às suas comidas gostosas com todo este susto.

Moral: Mais vale magro no mato que gordo na boca do gato.

De acordo com o texto, responda:
1-    Qual era o tipo de comida do rato do campo e do rato da cidade?
      O rato do campo comia raízes e ervas.
      O rato da cidade tinha comidas fartas e gostosas.

2-    Explique com suas palavras o que quer dizer:
“Mais vale magro no mato, que gordo na boca do gato”
       Resposta pessoal.

3-    Por que o rato da cidade convidou o rato do campo para morar com ele?
       Porque ele era muito pobre.

4-    Por que o rato do mato resolveu voltar ao campo?
       Porque passou um susto na hora que estavam comendo, apareceu dois gatos enormes.

5-    Você gostaria de morar no campo ou na cidade? Justifique sua resposta.
       Resposta pessoal.

6-    Quais as vantagens que você considera para quem mora no campo?
       - Vida mais saudável.
       - Uma alimentação que ele estava acostumado.

       - Segurança e sossego.

MÚSICA(ATIVIDADES): PLANETA ÁGUA- GUILHERME ARANTES -COM GABARITO

Planeta água

                                                                         GUILHERME ARANTES
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)

 Guilherme Arantes
Entendendo a canção:

01 – O que significa dizer que as águas “levam fertilidade ao sertão”? Qual o uso da água mencionada nesse trecho?

      Significa o uso da água para irrigação, permitindo o plantio e o desenvolvimento da agricultura de uma região com escassez de água, o sertão do Brasil. O uso é para a produção agropecuária.

02 – Qual uso da água está explícito no trecho “Águas que [...] matam a sede da população”?

      O uso da água para consumo humano.

03 – Por que as gotas de chuva são consideradas “lágrimas na inundação”? O que o autor critica nesse trecho?

      Há cidades que sofrem com problemas de enchentes e inundações, alagamentos que atingem áreas públicas (ruas, avenidas, praças, parques), áreas residenciais (invadindo casas, por exemplo) e áreas comerciais, etc. O autor critica o problema da falta de planejamento urbano, para enfrentar as enchentes, principalmente na época de chuvas intensas, em cidades que sofrem com alagamentos.

04 – É possível dizer que o autor critica as águas das chuvas por representarem “lágrimas na inundação”? Por quê?

      Não. Ele não critica a água nem a chuva, pelo contrário, apresenta aspectos positivos dos usos da água: ela ajuda a matar a sede, a levar fertilidade ao sertão, a mover moinhos (sinônimo de geração de energia). As lágrimas na inundação seriam uma representação da tristeza e do sofrimento de pessoas afetadas por enchentes.

05 – Como você interpreta a segunda estrofe da música?

      As águas do rio, ainda que poluídas, turvas, representam a vida para muitas pessoas.

06 – Em sua opinião, qual a intenção do autor ao repetir tantas vezes a expressão: "terra! planeta água"?

      O autor tem a intenção de confirmar, através da música, a informação de que a maior parte do nosso mundo é coberta de água.

07 – Você se preocupa em economizar água? Por quê?

      Resposta Pessoal do aluno.

08 – No Brasil, qual é a região que mais sofre com a falta d'água?

      Até o momento, a região Nordeste é a que mais sofre com a falta d'água no Brasil.

09 – Copie o trecho da canção que fala sobre a mudança de estado líquido para gasoso.

      “Água que o Sol evapora

      Pro céu vai embora

      Virar nuvens de algodão".

10 – O autor fala sobre a chuva alegre e a chuva triste. Copie o trecho que relata isso.

    “Gotas de água da chuva

     Alegre arco-íris

     Sobre a plantação

     Gotas de água da chuva

     Tão tristes, são lagunas

      Na inundação...”

11 – Qual a palavra que se repete em quase todos os versos do poema? Por que o poeta a repetiu tantas vezes?

      Água. Para mostrar o quanto ela é importante para a vida.

12 – Em: “Terra! Planeta Água”. O que o poeta quis dizer com esse verso?

      Quis dizer que sem água, não há Planeta.

13 – Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:

a)   Grotão: grande grota.

b)   Fertilidade: Terra disponível para a fecundação.

c)   Igarapé: curso de água de pouca profundidade.

d)   Moinho: engenho que ser para moer.

e)   Cascata: queda de água provocada por desnível brusca de um leito de um rio.