sábado, 10 de setembro de 2022

OBRAS: AEROBATIC BALLS E FLOURISH - JOHN EDMARK - COM GABARITO

 Obras: Aerobatic Balls e Flourish

            John Edmark

Aerobatic Balls [Bolas acrobáticas aéreas], seção “Air & Water”, de John Edmark, 2011 (bolas de pingue-pongue, sistema com doze correntes de ar, plataforma metálica, dimensões variáveis – Acervo do artista).



Flourish [Florescer], série “Blooms”, de John Edmark, 2011 (plástico branco, motor, luz estroboscópica, 11,58 cm x 11,61 cm x 4,38 cm – Galeria Osher, São Francisco, Estados Unidos.

Fonte: Estações e Linguagens – Rotas da Ciência e Tecnologia – Ensino Médio – Editora Ática – 1ª edição, São Paulo, 2020. p.  19-20.

Entendendo as obras:

01 – O artista estadunidense John Edmark (1965 -) também explora a ciência em suas obras, que se movimentam obedecendo a diferentes princípios da física.

a)   Assista ao vídeo de uma de suas obras, chamada Aerobatic Balls [Bolas acrobáticas aéreas], no site do artista, disponível em: http://www.johnedmark.com/air-water1/2016/4/29/aerobatic-balls (acesso em: 1° jul. 2020).

No site há vídeos de todas as suas obras. Aerobatic Balls faz parte da seção “Air & Water” [ar e água].

b)   Qual é o significado do nome dessa obra? Ele está relacionado ao funcionamento dela?

A palavra “aerobatic”, em inglês, é uma junção das palavras “aerial” e “acrobacia” (acrobacia aérea). O nome está ligado ao comportamento das bolas de pingue-pongue, que descrevem movimentos como acrobacias. Na obra, as bolas ficam suspensas por doze correntes de ar que fazem com que fiquem em movimento constante. Os movimentos podem se alterar, variando o número de bolas e a velocidade do ar.

c)   Ainda no site do artista, assista ao vídeo da série chamada “Blooms” [Florecimento], que utiliza a proporção áurea para que a escultura de uma flor impressa em 3D desabroche. Esse efeito é causado por rotações progressivas sob uma luz estroboscópica. O que chama sua atenção nesta obra específica? Comente com os colegas.

Resposta pessoal do aluno. O vídeo está disponível em: http://johnedmark.com/phifib/2017/1/9/blooms-2. Acesso em: 2 jul. 2020.

d)   Leia a seguir um depoimento do artista acerca de seu trabalho. Depois, responda às questões.

Declaração

        Se a mudança é a única constante na natureza, ela está escrita na linguagem da geometria.

        Grande parte do meu trabalho se liga a padrões de espaço e de crescimento. Por meio de esculturas cinéticas e objetos que se transformam, eu busco oferecer ao observador estruturas surpreendentes escondidas em um espaço aparentemente amorfo.

        Embora geralmente a arte seja um instrumento de fantasia, meu trabalho é um convite para mergulhar fundo em nosso próprio mundo e descobrir o quão surpreendente ele pode ser [...].

        Eu emprego precisão matemática na concepção e produção do meu trabalho. Não faço isso com o objetivo de exibir apenas exatidão ou exaltar a tecnologia atual, mas porque estou tentando formular perguntas e respostas sobre relações espaciais, que só podem ser abordadas com construções geométricas exatas. A precisão matemática é um aliado essencial no meu objetivo de obter clareza.

        [...] Por meio do meu trabalho, eu me esforço para compartilhar a alegria da descoberta com outras pessoas em uma busca contínua pelos padrões atemporais de mudança. 

EDMARK, John. Statement. Disponível em: http://www.johnedmark.com/statement. Acesso em: 1o jul. 2020. [Livremente traduzido para fins didáticos].

 

·        De acordo com o texto, como o artista articula arte e ciência em seu trabalho? 

Segundo o depoimento, Edmark busca mostrar em seu trabalho como a compreensão geométrica da natureza pode ser tão surpreendente quanto a fantasia proposta para a arte. 

·        John Edmark usa a escultura cinética como uma das técnicas de suas obras. Você sabe o que é uma escultura cinética?

Espera-se que os estudantes percebam o movimento que há nas obras de John Edmark para responder à questão. A arte cinética é uma vertente das artes visuais cuja principal característica é a utilização de recursos visuais e técnicas que atribuem movimento ou impressão de movimento à obra. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário