sábado, 10 de setembro de 2022

BIOGRAFIA: ALEIJADINHO - ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA - COM GABARITO

 Biografia: Aleijadinho – Antônio Francisco Lisboa

Vila Rica / MG, 1730 ou 1738 – 1814 

Retrato atribuído a Aleijadinho, de Euclasio Penna Ventura, c. início século XIX (óleo sobre pergaminho, 27,6 cm x 22,1 cm – Museu de Congonhas, Congonhas, MG.

       Escultor, entalhador e arquiteto. Filho de Manuel Francisco da Costa Lisboa com sua escrava Isabel, foi libertado da escravidão por seu pai no batismo. Sua formação artística se deu, em grande parte, com o pai, mas é provável que ele também tenha sido discípulo de outros artistas de Vila Rica, como João Gomes Batista, Francisco Xavier de Brito e José Coelho de Noronha, nunca tendo saído da região mineradora para estudar. Como as irmandades religiosas e ordens terceiras constituíam a principal clientela dos artistas, quase toda a produção conhecida de Aleijadinho é de natureza religiosa. Seus trabalhos mais relevantes foram produzidos a partir de 1760, quando iniciou a talha de altares. Começou a esculpir em pedra-sabão no ano seguinte e realizou seu primeiro trabalho arquitetônico provavelmente em 1763. A partir de 1777, passou a sofrer de uma moléstia de natureza indefinida, que lhe prejudicou os movimentos e lhe causou deformações. Sua produção é composta por um vasto conjunto de obras de arquitetura, ornamentação sacra e imagens para retábulos e capelas, destacam-se as esculturas das capelas dos Passos e dos doze profetas bíblicos, na cidade de Congonhas do Campo. Para Myriam Ribeiro de Oliveira, ele bebeu de fontes e temas portugueses, mas fez um agenciamento original desse conjunto, desenvolvendo uma verdadeira escola regional por meio da adaptação dos modelos estrangeiros, apreendidos a partir de gravuras. Segundo a autora, muitas esculturas do Aleijadinho exibem uma "transcendência do rococó em prol de estilos anteriores, como o barroco e o gótico, mais adequados à expressão de sentimentos místicos". Mário de Andrade atribuiu ao artista um caráter mestiço, reunindo influências diversas. Para o crítico, sua arquitetura representa uma síntese afinada com a religiosidade colonial, dotada de uma "graça mais sensual e encantadora" que os modelos europeus. Quanto à escultura, Mário de Andrade também ressaltou a plasticidade das obras em pedra e um certo expressionismo das obras em madeira.

        ALEIJADINHO – Antônio Francisco Lisboa. Índice biográfico. Museu Afro Brasil. Disponível em: http://www.museuafrobrasil.org.br/pesquisa/indice-biografico/lista-de-biografias/biografia/2017/06/26/aleijadinho---ant%C3%B4nio-francisco-lisboa. Acesso em: 4 jul. 2020.

Fonte: Estações e Linguagens – Rotas da Ciência e Tecnologia – Ensino Médio – Editora Ática – 1ª edição, São Paulo, 2020. p. 27.

Entendendo a biografia:

01 – De acordo com o texto, qual o significado da palavra talha?

      Elemento esculpido por meio do entalhe em madeira, marfim e pedra, destinado a decorar altares, portais, tetos e janelas.

02 – Você já tinha ouvido falar de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) ou de alguma das obras mencionadas no texto? Que impressão a biografia do artista causou em você?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Segundo o texto, Aleijadinho passou por várias situações desfavoráveis, entre as quais se destacam o nascimento na escravidão e a doença que deformou suas mãos. Como deve ter sido produzir em meio a essas adversidades?

      Além dos adversos, ao contexto do trabalho escravo e da intensa descriminação, a deformação das mãos decerto obrigou o artista a desenvolver técnicas que permitissem o uso das ferramentas sem o uso pleno das mãos e dos dedos.

04 – Pode-se dividir o verbete do índice biográfico em três partes distintas. Identifique-as e explique o que se aborda e cada uma delas.

      A primeira parte é o levantamento de informações biográficas, que trazem a trajetória do artista; a segunda é fazer um panorama de sua produção artística, apresentando técnicas, linguagens e datas em que foram produzidas; por fim, o verbete contrapõe argumentos de críticos (Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira e Mário de Andrade) para sugerir uma interpretação global de sua obra.

      

 

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