História em quadrinhos: REX
ZIGG, Ivan. Ciência
Hoje das Crianças. Disponível em: http://praticutuca.blogspot.com/2010/05/praticutuca-no-mundo-da-ilustracao.html.
Acesso em: 11 maio 2020.
Fonte: Estações e
Linguagens – Rotas da Ciência e Tecnologia – Ensino Médio – Editora Ática – 1ª
edição, São Paulo, 2020. p. 50.
Entendendo a história em
quadrinhos:
01 – A que história a HQ faz
referência?
Faz referência a fábula da lebre e da
tartaruga, que será apresentada em duas versões diferentes.
02 – Considerando as
características de uma HQ, descreva:
a) A diagramação dos quadrinhos e em que sentido é feita a leitura.
Há cinco quadrinhos, sendo o primeiro dedicado ao título da
história. Em conjunto, eles ocupam todo o espaço de uma página em formato
retangular vertical. A leitura é feita na horizontal, da esquerda para a
direita: primeiro, os dois quadrinhos da tira superior, depois os dois
quadrinhos da tira do meio e, por fim, o último quadrinho.
b) Como as linguagens verbal e não verbal são utilizadas.
Na linguagem verbal (nesse caso, informal) aparece no título da
história, na narração nos três quadrinhos seguintes e na moral da história, no
final. Já a linguagem não verbal pode ser observada na expressão facial de cada
personagem (riso, esforço físico, angústia) e na ideia de movimento causada
pela pequena fumaça e traços que indicam que cada personagem olhou para um
lado, como ocorre no penúltimo quadrinho.
03 – Nas corridas, ou nos
esportes em geral, é comum o uso de tecnologia para melhorar o desempenho dos
atletas. Na HQ, qual foi a ferramenta tecnológica usada pela tartaruga? Se ela
não soubesse como utilizá-la, poderia ter saído vitoriosa na corrida?
Justifique sua resposta.
A ferramenta
tecnológica empregada pela tartaruga foram os patins e que, se ela não soubesse
utilizá-los, não teria vencido a corrida, pois o uso de qualquer equipamento
depende de treinamento. A lebre, por ser rápida por natureza, já se sentia
campeã da corrida, mas não contava com a esperteza da tartaruga, que, nessa
versão da história, fez uso de um equipamento tecnológico, para melhorar sua
condição ao competir, e acabou vencendo a corrida.
04 – Que efeitos de sentido
o uso dessa tecnologia na história pode provocar?
Levantar
hipóteses sobre qual realidade a HQ retrata e a citar as relações que podem
estabelecer com suas vivências pessoais de uso da tecnologia. Em uma sociedade
que supervaloriza a tecnologia, o “recado” sugerido é que ela pode ser uma
ferramenta importante na superação de limites. No caso, pela valorização dada à
tendência é que a atitude da tartaruga de usar patins seja vista com bons
olhos. Essa aprovação da atitude da tartaruga pode ser reforçada pela atitude
arrogante da lebre.
05 – Em geral, as
tecnologias são utilizadas para facilitar a atividade humana. Identifique, no
seu cotidiano, algumas dessas tecnologias.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Os instrumentos e ferramentas presentes em suas atividades
diárias cuja produção envolve técnicas modernas e complexas.
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