sábado, 10 de setembro de 2022

HISTÓRIA EM QUADRINHOS: REX - IVAN ZIGG - CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS - COM GABARITO

 História em quadrinhos: REX

 

 Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirk3I9VZeL6u1eq3k_t6xlX81XgGoVssc4FY7C0GYo5tkIRJe3x05q1afe-dTTUVrYrzJuR3PTxJwWwKSq3VeSIoNq8X5M_GunNM4jhXAGLVK9TYNM7Eyr1H5ly7jyu0_kh-iWx3ujiAbjjcZ4tZf_ns2vQmPFb-0xOGUjGgIqqucSwcPmSWL9hZUr/w179-h219/REX.jpg

ZIGG, Ivan. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://praticutuca.blogspot.com/2010/05/praticutuca-no-mundo-da-ilustracao.html. Acesso em: 11 maio 2020.

Fonte: Estações e Linguagens – Rotas da Ciência e Tecnologia – Ensino Médio – Editora Ática – 1ª edição, São Paulo, 2020. p. 50.

Entendendo a história em quadrinhos:

01 – A que história a HQ faz referência?

      Faz referência a fábula da lebre e da tartaruga, que será apresentada em duas versões diferentes.

02 – Considerando as características de uma HQ, descreva:

a)   A diagramação dos quadrinhos e em que sentido é feita a leitura.

Há cinco quadrinhos, sendo o primeiro dedicado ao título da história. Em conjunto, eles ocupam todo o espaço de uma página em formato retangular vertical. A leitura é feita na horizontal, da esquerda para a direita: primeiro, os dois quadrinhos da tira superior, depois os dois quadrinhos da tira do meio e, por fim, o último quadrinho.

b)   Como as linguagens verbal e não verbal são utilizadas.

Na linguagem verbal (nesse caso, informal) aparece no título da história, na narração nos três quadrinhos seguintes e na moral da história, no final. Já a linguagem não verbal pode ser observada na expressão facial de cada personagem (riso, esforço físico, angústia) e na ideia de movimento causada pela pequena fumaça e traços que indicam que cada personagem olhou para um lado, como ocorre no penúltimo quadrinho.

03 – Nas corridas, ou nos esportes em geral, é comum o uso de tecnologia para melhorar o desempenho dos atletas. Na HQ, qual foi a ferramenta tecnológica usada pela tartaruga? Se ela não soubesse como utilizá-la, poderia ter saído vitoriosa na corrida? Justifique sua resposta.

      A ferramenta tecnológica empregada pela tartaruga foram os patins e que, se ela não soubesse utilizá-los, não teria vencido a corrida, pois o uso de qualquer equipamento depende de treinamento. A lebre, por ser rápida por natureza, já se sentia campeã da corrida, mas não contava com a esperteza da tartaruga, que, nessa versão da história, fez uso de um equipamento tecnológico, para melhorar sua condição ao competir, e acabou vencendo a corrida.

04 – Que efeitos de sentido o uso dessa tecnologia na história pode provocar?

      Levantar hipóteses sobre qual realidade a HQ retrata e a citar as relações que podem estabelecer com suas vivências pessoais de uso da tecnologia. Em uma sociedade que supervaloriza a tecnologia, o “recado” sugerido é que ela pode ser uma ferramenta importante na superação de limites. No caso, pela valorização dada à tendência é que a atitude da tartaruga de usar patins seja vista com bons olhos. Essa aprovação da atitude da tartaruga pode ser reforçada pela atitude arrogante da lebre.

05 – Em geral, as tecnologias são utilizadas para facilitar a atividade humana. Identifique, no seu cotidiano, algumas dessas tecnologias.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Os instrumentos e ferramentas presentes em suas atividades diárias cuja produção envolve técnicas modernas e complexas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário