Notícia: Como a música pode influenciar o treino e a prática de esportes – Fragmento
Jaqueline Sordi
[...]
Estudos mostram que as melodias podem
influenciar o exercício físico de diversas formas. A música pode elevar o humor,
dar mais disposição, distrair da dor e do cansaço, aumentar a resistência e
reduzir a percepção do esforço. Ela tem o potencial, inclusive, de melhorar o
desempenho do atleta.
– Os sons podem ser eficientes para
produzir uma sincronização das ondas cerebrais e para a execução dos movimentos
do corpo. Isso pode ser produtivo para o aumento do rendimento dos exercícios –
explica o psicólogo Vinícius Ferreira, professor de neuropsicologia da
Faculdade Imed e membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) e da
Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC).
Conforme o especialista, a melhora no
desempenho se dá também porque as melodias podem favorecer a liberação de
noradrenalina, substância que prepara o corpo para o exercício físico,
aumentando a capacidade respiratória e a frequência dos batimentos cardíacos.
[...]
SORDI, Jaqueline.
Como a música pode influenciar o treino e a prática de esportes. GaúchaZH, 221
set. 2013. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2013/09/como-a-musica-pode-influenciar-o-treino-e-a-pratica-de-esportes-4276368.html.
Acesso em: 14 jul. 2010.
Fonte: Estações e
Linguagens – Rotas da Ciência e Tecnologia – Ensino Médio – Editora Ática – 1ª
edição, São Paulo, 2020. p. 74.
Entendendo a notícia:
01 – Você sabia que a música
pode influenciar a prática esportiva?
Resposta pessoal
do aluno.
02 – Em quais outras
situações você gosta de ouvir música?
Resposta pessoal
do aluno.
· Você costuma ouvir sempre o mesmo gênero musical ou gosta de mesclá-los?
Resposta pessoal do aluno.
· Você costuma ouvir música quando está praticando alguma atividade física? Você tem um gênero musical preferido para esses momentos?
Resposta pessoal do aluno.
03 – Segundo o texto, a
influência da música na prática esportiva é apenas psicológica? Converse com os
colegas.
De acordo com o texto, não.
04 – A música pode despertar
várias sensações: alegria, tristeza, melancolia, nostalgia, força, disposição.
Converse com a turma sobre as questões a seguir.
a) Você já ficou alegre ou triste ao ouvir uma música?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: As músicas podem gerar
sentimentos diferentes em quem as escuta.
b) Para você, o que faz uma música ser alegre ou triste?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Algumas possibilidades são: as
notas da melodia, o ritmo, a velocidade em que a música é executada, os acordes
e, no caso das canções, a letra, a maneira de o artista cantar, etc.
c) Qual é a sua reação ao ouvir uma música que considera triste?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Algumas reações possíveis são:
trocar de música, ouvi-la até o final para prestar atenção na letra ou mesmo
chorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário