sábado, 24 de setembro de 2022

NOTÍCIA: COMO A MÚSICA PODE INFLUENCIAR O TREINO E A PRÁTICA DE ESPORTES -(FRAGMENTO) - JAQUELINE SORDI - COM GABARITO

 Notícia: Como a música pode influenciar o treino e a prática de esportes – Fragmento

              Jaqueline Sordi

        [...]

        Estudos mostram que as melodias podem influenciar o exercício físico de diversas formas. A música pode elevar o humor, dar mais disposição, distrair da dor e do cansaço, aumentar a resistência e reduzir a percepção do esforço. Ela tem o potencial, inclusive, de melhorar o desempenho do atleta.

        – Os sons podem ser eficientes para produzir uma sincronização das ondas cerebrais e para a execução dos movimentos do corpo. Isso pode ser produtivo para o aumento do rendimento dos exercícios – explica o psicólogo Vinícius Ferreira, professor de neuropsicologia da Faculdade Imed e membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) e da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC).

        Conforme o especialista, a melhora no desempenho se dá também porque as melodias podem favorecer a liberação de noradrenalina, substância que prepara o corpo para o exercício físico, aumentando a capacidade respiratória e a frequência dos batimentos cardíacos.

        [...]

SORDI, Jaqueline. Como a música pode influenciar o treino e a prática de esportes. GaúchaZH, 221 set. 2013. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2013/09/como-a-musica-pode-influenciar-o-treino-e-a-pratica-de-esportes-4276368.html. Acesso em: 14 jul. 2010.

Fonte: Estações e Linguagens – Rotas da Ciência e Tecnologia – Ensino Médio – Editora Ática – 1ª edição, São Paulo, 2020. p. 74.

Entendendo a notícia:

01 – Você sabia que a música pode influenciar a prática esportiva?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Em quais outras situações você gosta de ouvir música?

      Resposta pessoal do aluno.

·        Você costuma ouvir sempre o mesmo gênero musical ou gosta de mesclá-los?

Resposta pessoal do aluno.

·        Você costuma ouvir música quando está praticando alguma atividade física? Você tem um gênero musical preferido para esses momentos?

Resposta pessoal do aluno.

03 – Segundo o texto, a influência da música na prática esportiva é apenas psicológica? Converse com os colegas.

      De acordo com o texto, não.

04 – A música pode despertar várias sensações: alegria, tristeza, melancolia, nostalgia, força, disposição. Converse com a turma sobre as questões a seguir.

a)   Você já ficou alegre ou triste ao ouvir uma música?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: As músicas podem gerar sentimentos diferentes em quem as escuta.

b)   Para você, o que faz uma música ser alegre ou triste?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Algumas possibilidades são: as notas da melodia, o ritmo, a velocidade em que a música é executada, os acordes e, no caso das canções, a letra, a maneira de o artista cantar, etc.

c)   Qual é a sua reação ao ouvir uma música que considera triste?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Algumas reações possíveis são: trocar de música, ouvi-la até o final para prestar atenção na letra ou mesmo chorar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário