sábado, 24 de setembro de 2022

NOTÍCIA: ESTUDANTE CRIA EMOJIS PARA RESSALTAR RIQUEZA DA ÁFRICA E ACABAR COM ESTEREÓTIPOS -HYPENESS - COM GABARITO

 Notícia: Estudante cria emojis para ressaltar riqueza da África e acabar com estereótipos

        O artista O’Plerou Denis Grebet, da Costa do Marfim, criou emojis que ressaltam a riqueza cultural da África. A ideia surgiu quando ele buscava por fotografias para um projeto sobre o continente e encontrou apenas imagens que remetiam à pobreza e doenças.

        À CNN, o jovem de 22 anos contou ter percebido que a mídia sempre retratava o lado negativo da África, mostrando guerras, fome e pobreza. E, embora estes elementos sejam também uma das faces do continente, eles não estão por toda a parte e é possível encontrar uma enorme diversidade cultural nos países africanos.

        Desde então, Grebet passou a pensar em como divulgar imagens positivas relacionadas à África e começou a criar emojis gratuitos para celebrar a cultura do continente. Nos dois últimos anos, mais de 350 imagens foram criadas por ele.

        Os emojis foram desenhados à mão e transformados em imagens digitais após o jovem assistir a um vídeo tutorial no Youtube. O primeiro deles homenageava o Foutou, um prato feito com farinha de mandioca moída e banana amassada [...]

        Em 2018, Grebet passou a compartilhar suas criações no Instagram e ganhou 2.000 seguidores apenas na primeira semana. Durante todo o ano, ele divulgou um emoji por dia ressaltando a cultura africana.

        Em dezembro do mesmo ano, o artista incorporou as imagens a um aplicativo chamado Zouzoukwa, para que pessoas pudessem usá-las em seu dia a dia. Com o app, os usuários podem transformar os emojis em figurinhas para usá-las em suas conversas no Whatsapp e outras redes sociais.

        Ainda de acordo com a CNN, [...] Zouzoukwa também foi nomeado como o melhor aplicativo de 2019 pela African Talents Awards, mostrando o potencial da ideia para ir ainda mais longe.

REDAÇÃO. Estudante cria emojis para ressaltar riqueza da África e acabar com estereótipos. Hypeness, [S. l.], jan. 2020. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2020/01/estudante-cria-emojis-para-ressaltar-riqueza-da-africa-e-acabar-com-estereotipos/. Acesso em: 15 jul. 2020.

Fonte: Estações e Linguagens – Rotas da Ciência e Tecnologia – Ensino Médio – Editora Ática – 1ª edição, São Paulo, 2020. p. 121-2.

Entendendo a notícia:

01 – As notícias sobre os países de África que você ouve e lê geralmente falam de quais assuntos? Você acha que o conteúdo dessas notícias ajuda a formar um conceito, uma ideia sobre os países africanos e sobre a África como um todo?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Geralmente, nas notícias que circulam na mídia tradicional sobre os países africanos e sobre a África como um todo, predominam as referências a problemas sociais, como fome, doença, guerra, escravidão e pobreza.

02 – Em sua opinião, essa abordagem é adequada? Se você fosse desafiado a problematizar a cobertura da mídia tradicional sobre a África, como procederia?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – É possível falar em representatividade com base nos emojis de Grebet?

      Sim, já que, de acordo com o texto, Grebet criou diversos emojis que retratam aspectos de diferentes povos e culturas africanas. O objetivo é leva-los a perceber que a criação dos emojis por Grebet é uma contribuição para o combate das visões estereotipadas em relação ao continente africano.

04 – Observe as imagens e responda às questões a seguir.

a)   O que os emojis representam?

Os emojis representam pessoas com diversos tons de pele.

b)   Por que essa representatividade é importante nas mídias sociais?

É importante para que todas as pessoas se sintam representadas socialmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário