sábado, 10 de setembro de 2022

ENTREVISTA: DAVID ROCK - COMPORTAMENTO HUMANO - (FRAGMENTO) - COM GABARITO

Entrevista: David Rock – Comportamento humano – Fragmento

        [...]

        Folha  Como melhorar, na prática, o raciocínio?

        David Rock – Você precisa, literalmente, prestar atenção ao modo como pensa: observar as diferentes qualidades do seu pensamento, em que momentos do dia ele funciona melhor e como ele é influenciado por fatores externos, identificando padrões.

        [...]

        Folha – Como formular a rotina de trabalho ideal, do ponto de vista do funcionamento cerebral?

        David Rock – Foque seu trabalho no período da manhã, sem nenhuma interrupção. Faça o trabalho criativo primeiro, tudo que for urgente e importante em segundo e, por último, o resto, como checar e-mails.

Ameaça e recompensa moldam atitude profissional, afirma neurocientista. Folha de S. Paulo, 3 maio 2015. Disponível em: http://classificados.folha.uol.com.br/empregos/2015/05/1623690-ameaca-e-recompensa-moldam-atitude-profissional-afirma-neurocientista.shtml.  Acesso em: 25 nov. 2015.

Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 179.

Entendendo a entrevista:

01 – O gênero textual entrevista pressupõe a interação entre entrevistador e entrevistado. Como o uso de você contribui para fazer do leitor um interlocutor indireto?

      O termo você, embora generalize a ação ao mostrá-la válida para todos, parece instaurar uma conversa com o leitor, destinatário final da informação.

02 – Pode-se dizer que a formulação das perguntas levou o entrevistado a empregar esse recurso? Por quê?

      Não. A formulação da pergunta leva a generalizações; não pressupõe um direcionamento para o leitor.

03 – Reformule a primeira resposta do entrevistado, dando a ela características claras de generalização.

      Sugestões de resposta: “É preciso/é necessário/deve-se, literalmente, prestar atenção ao modo como se pensa: observar as diferentes qualidades do pensamento, [...] padrões”. 

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