sábado, 24 de setembro de 2022

TEXTOS: ALIMENTAÇÃO BALANCEADA E BOM SONO - COM GABARITO

 Textos: Alimentação balanceada e Bom sono

Texto 1 – Alimentação balanceada potencializa resultados da prática esportiva

        [...]

        A alimentação pode ser uma aliada e tanto de quem procura obter resultados com atividades esportivas, tais como: perda de gordura corporal, ganho de massa muscular, desempenho superior, dentre outros objetivos.

        Dr. Fábio Pizzini, médico especialista em Nutrologia Esportiva e Avançada da Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba (SP), explica que essa área da saúde cuida das necessidades individuais de cada atleta ou esportista, na busca por resultados positivos e no acompanhamento de seu desenvolvimento físico. “Uma dieta balanceada e saudável é importante para todas as pessoas, porém, atletas e esportistas precisam ter atenção redobrada com o que consomem”, comenta.

        O especialista afirma que cada esporte exige uma dieta específica a ser seguida pelo praticante. “Atividades que demandam alto gasto calórico, como a natação, exigem uma alimentação com mais carboidratos. Outros atletas, que necessitam de massa muscular forte, precisam de uma dieta rica em proteínas e, assim, por diante”, exemplifica.

        Outro fator que também influencia diretamente no rendimento físico e na energia demandada é o metabolismo do atleta, que varia muito entre as pessoas. “Alguém com metabolismo acelerado necessita de uma dieta diferente de quem possui esse mecanismo mais lento, mesmo que as duas pessoas pratiquem os mesmos exercícios e com a mesma frequência”, diz Dr. Fábio.

        A intensidade dos exercícios igualmente interfere no ganho de massa muscular, na perda de gordura e, consequentemente, nas necessidades nutricionais. “Quem pratica uma hora de atividade, por dia, possui uma realidade nutricional completamente diferente dos atletas profissionais, que passam praticamente o dia todo se exercitando”, pontua o médico.

        [...]

ALIMENTAÇÃO balanceada potencializa resultados da prática esportiva. Gazeta de Votorantim, 15 fev. 2019. Disponível em: http://www.gazetadevotorantim.com.br/noticia/28414/alimentacao-balanceada-potencializa-resultados-da-pratica-esportiva.html. Acesso em: 13 jul. 2020.

Fonte: Estações e Linguagens – Rotas da Ciência e Tecnologia – Ensino Médio – Editora Ática – 1ª edição, São Paulo, 2020. p. 54.

Texto 2 – Entenda porque o bom sono é quase tão importante quanto o treino para um atleta

11/12/2015 às 10:28 – Atualizada em 11/12/2015 às 10:28

         [...]

        A equação treinos e descanso é algo muito particular a cada atleta, pois depende da rotina diária de cada um. Para muitos técnicos, a principal diferença entre um atleta amador e um atleta profissional é, exatamente, o tempo dedicado à recuperação e ao descanso.

        No que se refere à recuperação, o sono cumpre um papel fundamental, pois é o período quando os tecidos corporais mais se regeneram, especialmente pela síntese do hormônio do crescimento (HGH). Alguém pode imaginar que, quanto mais treino, basta dormir mais, mas o que pesquisadores têm encontrando mostra, na verdade, um dilema na relação sono e exercício. Segundo o famoso fisiologista Asker Jeukendrup, um estudo recente da Universidade de Loughborough e publicado no prestigiado Journal os Sports Science, há algumas evidências de que o bom sono pode melhorar o desempenho no exercício. Há também evidências de que o exercício em si pode melhorar a qualidade do sono, mas isso só acontece até certo ponto. Um dos sintomas do overtraining é, exatamente, a insônia [...]

        O estudo submeteu os participantes, 13 ciclistas bem treinados, a uma carga de 9 dias com o dobro do volume em relação ao que estavam realizando antes do experimento e com intensidade maior [...].

        Além das conclusões sobre o efeito do excesso de treino sobre o sono, a equipe de pesquisadores descobriu que o aumento da ingestão de carboidratos pode reduzir a fadiga e os sinais de overtraining, melhorando a qualidade do sono. A mudança na dieta, no entanto, não pode eliminar completamente os efeitos do overtraining.­   

        Assim, parece haver um ponto ideal para cada indivíduo no que se refere ao equilíbrio entre treinos e sono. Nesse ponto, o atleta usa o exercício para ter uma boa qualidade de sono e, ao mesmo, utiliza o bom sono para se recuperar melhor.

        Há casos emblemáticos do uso do bom sono para recuperação. A maratonista medalhista olímpica Deena Kastor (EUA) sempre foi uma grande defensora de muitas horas de sono. A recordista norte-americana de maratona e meia maratona costumava dormir 10 horas por dia, além de mais 2 horas de soneca após o almoço. Apesar de poucos atletas amadores poderem ter essa rotina, eles podem tentar melhorar a quantidade e a qualidade do sono, evitando interrupções.

        [...]

        Os atletas precisam compreender que treino e sono andam juntos. A ótima performance vem de um equilíbrio sutil entre eles. Não pense que dormir é perda de tempo, se você procura longevidade e qualidade de vida no esporte, esse deve ser um aspecto central de sua rotina.

ENTENDA por que o bom sono é quase tão importante quanto o treino para um atleta. MundoTRI, 24 nov. 2011. Disponível em: http://www.mundotri.com.br/2015/11/entenda-porque-o-sono-e-quase-tao-importante-quanto-o-treino-par-um-atleta/. Acesso em: 13 jul. 2020.

 Fonte: Estações e Linguagens – Rotas da Ciência e Tecnologia – Ensino Médio – Editora Ática – 1ª edição, São Paulo, 2020. p. 55.

Entendendo os textos:

01 – Uma boa alimentação está relacionada a um bom desempenho nos esportes. De acordo com o texto 1, que relações podem ser estabelecidas entre a nutrição e o desempenho de atletas?

      Quanto mais adequada for a alimentação, mais o atleta vai ter condições de melhorar o desempenho para tingir os objetivos. Uma dieta balanceada e individualizada com orientação especializada é a mais adequada para os atletas.

02 – O descanso também é fundamental. De acordo com o texto 2, como a qualidade do sono pode interferir no desempenho do atleta?

      O período de descanso, no qual se inclui o sono. É essencial para o bom desempenho de um atleta. Além de ter treinamento regrado e alimentação saudável, o atleta deve contar com o período de descanso para se recuperar dos desgastes físicos da musculatura durante o treino, evitando assim possíveis lesões. Além disso, o descanso contribui para a melhora no desempenho mental.

03 – Com a leitura dos textos, o que é possível concluir sobre a relação entre treinamento, alimentação saudável e qualidade do sono na vida de um atleta?

      Conclui que o sono e a alimentação são importantes para os atletas, bem como para as pessoas de maneira geral, entretanto, é essencial que eles saibam que o treinamento esportivo, o sono e a alimentação compõem o tripé que determina o desempenho de um atleta, que inclui o repouso para restabelecimento do corpo.

04 – Você já pensou em ser um atleta? Por qual modalidade esportiva você tem interesse?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Aa intenção é levar os estudantes a perceber a supremacia de alguns esportes sobre outros. Acredita-se que boa parte dos jovens, principalmente masculino, ainda tenha como referência esportiva o futebol.

05 – Se você optasse, hoje, por seguir uma vida de atleta, o que mudaria em seu comportamento e em suas atitudes do dia a dia?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É preciso desenvolver hábitos saudáveis, incluindo dieta adequada, treinos e descanso. Reforce a ideia de que não é preciso ser atleta para ter hábitos saudáveis, mas que, para ser atleta profissional, é necessário seguir com mais rigidez as normas para alcançar os resultados desejados. Tudo isso com a orientação de profissionais.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário