Música(Atividades): Monte
Castelo
Renato Russo
Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece
O amor é o fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer
Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria
É um não querer mais que bem querer
É solitário andar por entre a gente
É um não contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder
É um estar-se preso por vontade
É servir a quem vence, o vencedor
É um ter com quem nos mata a lealdade
Tão contrário a si é o mesmo amor
Estou acordado e todos dormem
Todos dormem, todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua do anjos
Sem amor eu nada seria.
Composição: Renato Russo.
Entendendo a canção:
01 – A canção Monte Castelo tem sua letra constituída
basicamente pelo o quê?
Recortes de
Camões e da Bíblia, mas que contém a sua ideia central nas redondezas do
título.
02 – O título é um
fundamento muito importante para que seja compreendida a mensagem que o autor
quis passar quando escreveu a canção. Por que Monte Castelo?
Monte Castelo é o
nome de uma região ao norte da Itália, onde foi travada a chamada Batalha de
Monte Castelo. Foi lá que militares brasileiros e estadunidenses combateram
soldados alemães ao fim da segunda guerra. A canção tem esse nome para nos
remeter a esse tempo, a essa batalha.
03 – Em que versos o eu
lírico escreve usando como base a Bíblia?
“Estou acordado e todos dormem
Todos dormem, todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face.”
04 – O texto de Renato
aproxima-se do texto de Camões pela presença de muitos paradoxos, (ideias
contraditórias). Cite alguns.
As contradições
do amor são utilizadas para acentuar o dualismo platônico entre matéria e
espírito, negativo e positivo, pecado e pureza. Essa feição contraditória e o
jogo de oposições.
05 – “Ainda que eu falasse a
língua dos homens. E falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria.”
Interprete esses versos.
O tempo utilizado
(pretérito imperfeito do subjuntivo) é responsável para causar o efeito de
sentido de impossibilidade e suposição. Está claro que o narrador não tem nada
daquilo que se apresenta por orações concessivas e dificilmente terá (ele não
fala a língua dos anjos, não tem o dom da profecia, não conhece todos os
mistérios, não tem toda a fé, etc.).
Relata que só
através do amor é possível se conhecer a verdade e que ele é um sentimento puro
do qual não dar lugar para a inveja e não se acaba, mas se eterniza.
07 – A canção é um diálogo
intertextual entre que textos?
Entre o soneto de Luís Vaz de Camões e a
passagem da Bíblia: I Coríntios 13.
08 – Quando o poeta diz:
“Tão contrário a si é o mesmo amor”; que quer dizer?
Aqui o poeta
abandona a tentativa de definir o amor.
09 – Assinale a alternativa
CORRETA.
a)
Em Monte Castelo, Renato Russo
dialoga com dois textos distintos: o poema de Camões Amor é fogo que arde sem
se ver; e a Bíblia, no capítulo 13 da 2ª carta de Paulo aos Coríntios, quando
fala de Amor como um bem supremo, além de o título aludir a uma batalha da
Segunda Guerra Mundial, da qual participaram soldados brasileiros.
b)
Partindo do conceito de intertextualidade,
expresso por Julia Kristeva, pode-se afirmar que Renato Russo não devia ter
lançado mão de partes da Bíblia Sagrada para montar a letra de uma música
profana.
c)
O diálogo entre textos conduz
indiscutivelmente ao plágio; dessa maneira, a montagem, como paródia de três
diferentes textos, realizada por Renato Russo, não o isenta da responsabilidade
de ter usado indevidamente a produção de autores que o antecederam.
d)
Monte Castelo não foi uma montagem de dois
textos, pois não houve intencionalidade do poeta em realizar tal façanha. A
semelhança entre os textos é mera coincidência.
e)
O trabalho artístico do compositor brasileiro
não pode ser considerado arte, porque não apresenta originalidade e ineditismo;
trata-se de uma mera paráfrase de textos anteriores a ele.
10 – Com o verso: “É um não
querer mais que bem querer”, fica sugerido que o sentimento do amor supera o
(a):
a)
Egoísmo;
b)
Vaidade;
c)
Prazer;
d)
Ódio;
e)
Afeto.
11 – Caracteriza o amor,
segundo a letra da música:
a)
Um sentimento de lealdade.
b)
O conhecimento da falsidade.
c)
A presença da maldade.
d)
Um sentimento alheio à solidariedade.
e)
Sensações e sentimentos contraditórios.
12 – É correto afirmar que,
no texto, a função da linguagem que predomina denomina-se:
a)
Referencial;
b)
Emotiva;
c)
Conativa;
d)
Fática;
e)
Metalinguística.
13 – A linguagem desse poema
é:
a)
Predominantemente irônica.
b)
Predominantemente conotativa.
c)
Predominantemente denotativa.
d)
Predominantemente coloquial.
e)
Predominantemente formal.