terça-feira, 5 de junho de 2018

LENDA: A LENDA DA ESTRELA-DO-MAR - LUCINA PASSOS - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


LENDA: A lenda da estrela-do-mar 

   Conta uma lenda que um grãozinho de areia do mar olhava o céu em uma noite estrelada. Viu uma estrela bem pequenina e delicada e apaixonou–se por ela.
        O grão de areia era sonhador e poeta. Fez versos e disse palavras tão belas que a estrela também ficou apaixonada.
        A distância entre o céu e o mar era imensa, assim o grãozinho e a estrela teriam que viver eternamente separados. Mas eles gostavam tanto de conversar e tinham tantos segredos para dizer um ao outro que pediram a Deus para ficarem juntos.
        Deus, então, transformou a estrela do céu em estrela-do-mar e desde então o grãozinho de areia e a estrelinha nunca mais, nunca mais se separaram...
                                                                       PASSOS, Lucina M. M.
Entendendo o conto:

01 – Qual é o título do texto?
      O título do texto é “A lenda da estrela-do-mar. 

02 – Quem é o autor do texto?
      A autora do texto é Luciana M. M. Passos. 

03 – Quantos parágrafos há no texto?
      O texto tem 4 parágrafos. 

04 – Qual é o tema principal da história?
      A lenda conta de um grãozinho de areia do mar que se apaixonou por uma estrela. 

05 – O que o grãozinho de areia fez para conquistar a estrela?
      Ele fez versos e palavras tão belas que a estrela também ficou apaixonada. 

06 – O que impedia o romance entre o grãozinho e a estrela?
      O maior problema é a distância entre eles.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

MÚSICA: O XOTE DAS MENINAS - LUIZ GONZAGA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Música: O Xote das Meninas
                                            Luiz Gonzaga
        Compositor: Zé Dantas / Luiz Gonzaga -Irmãos Vitale

Mandacaru quando flurora na seca
É o sinal que a chuva chega no sertão
Toda menina que enjoa da boneca
É sinal que o amor já chegou no coração...

Meia comprida não quer mais sapato baixo
Vestido bem cintado não quer mais vestir simão...

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...

De manhã cedo já tá pintada
Só vive suspirando sonhando acordada
O pai leva ao dotô a filha adoentada
Não come, nem estuda
Não dorme, e nem quer nada...

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...

De manhã cedo já está pintada
Só vive se cheirando
Sonhando acordada
O papai levou ao doutor
A filha adoentada
Não come não estuda
Não dorme nem quer nada

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...

Mas o doutor nem examina
Chamando o pai de lado lhe diz logo em surdina
Que o mal é da idade e que prá tal menina
Não há um só remédio em toda medicina...

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...

Entendendo a canção:

01 – Explique a comparação feita nos quatro primeiros versos.
      O autor compara o florescer de uma planta, o mandacaru, com a transformação / passagem da menina em moça.

02 – Localize nesta letra um exemplo de hipérbole. Transcreva-o no caderno.
      “Não come nem estuda não dorme não quer nada.”

03 – Diga quais palavras estão escritas da forma como são faladas em algumas regiões do nosso país.
      Fulora e tá.

04 – Quanto ao texto, qual o ritmo da canção?
      O ritmo da canção é o xote.

05 – Qual é o marcador de tempo que sinaliza o eu poético?
      A constatação da florada do mandacaru em plena seca, período em que não favorece a vegetação.

06 – Qual é o significado da frase: “a chuva chega no sertão”, com relação a menina?
      Período em que a menina começa a se transformar em mulher.

07 – Na frase: “O amor já chegou no coração”, por que diz a difícil puberdade?
      Início das complicações, todas as coisas da vida passam a ser coisa séria porque crescer dói e queremos nos proteger essa dor.

08 – Na frase: “De manhã cedo já está pintada”, o que significa?
      É a vaidade, uma inevitável consequência do processo de crescimento, uma forma indireta de gostar de si mesma.

09 – O que o refrão da canção nos transmite?
      O refrão destaca uma forma especial e única, pois o grande amor é fantasiado como uma coisa extraordinária.

10 – O que é destacado na letra da canção, com relação a preocupação dos pais para com as filhas?
      Pode-se destacar também, uma referência cultural muito importante: a preocupação dos pais, que já vivenciaram esse momento de “passagem”, e o ato de encaminharem a filha a um médico em busca de uma suposta ajuda.

11 – Na letra da canção temos algumas variações linguísticas, elas são palavras erradas?
      Não. São tão legítimas quanto outras quaisquer em termos linguísticos e o preconceito à elas se firma no preconceito social que considera ruim, feio e errado tudo o que não pertença a determinadas camadas sociais.

12 – Cite alguns vocábulos utilizados pelos nordestinos.
·        Xote = Foi empregado como ritmo da dança.
·        Mandacaru = Espécie de cacto, vegetação de seca, que serve de alimento para o gado.
·        Timão = vestido solto no corpo, feito com tecido de chita.
·        Surdina = Sem barulho ou alarde, em oculto.


12 – Cite alguns vocábulos utilizados pelos nordestinos.
·        Xote = Foi empregado como ritmo da dança.
·        Mandacaru = Espécie de cacto, vegetação de seca, que serve de alimento para o gado.
·        Timão = vestido solto no corpo, feito com tecido de chita.
·        Surdina = Sem barulho ou alarde, em oculto.

13 – Os compositores fazem uma comparação entre dois momentos de mudança: um vivido pela natureza e outro pela menina. Que mudanças são essas?
      No sertão, a seca vai sendo substituída pela estação das chuvas, muda a paisagem, plantas florescem.
      A menina está deixando de ser criança e se transformando em mulher: as mudanças no corpo são acompanhadas pela mudança nos interesses da garota.

14 – Entreviste um profissional da área de saúde ou que trabalhe com adolescentes questionando-o sobre as seguintes questões:
a)   O que é adolescência?
b)   Quais as principais mudanças que ocorrem no corpo na adolescência?
c)   Quais são as alterações psicológicas que ocorrem nessa fase?
d)   Que cuidados os adolescentes devem ter em relação à sai saúde?
e)   Escreva aqui uma dúvida e pergunte ao profissional também.
Resposta pessoal do aluno.

15 – Responda o que você sabe sobre:
a)   Acne.
b)   Menstruação.
c)   Sexo na adolescência.
d)   Gravidez na adolescência.
      Resposta pessoal do aluno.






POEMA: IDENTIDADE - CARLOS QUEIROZ TELLES - COM GABARITO


Poema: Identidade
          Carlos Queiroz Telles

Cabelos molhados,
sol encharcado,
pele salgada,
vento nos olhos,
areia nos pés.
O corpo sem peso
é nuvem à-toa.
O tempo inexiste.
a vida é uma boa!

Mergulho na água
azul deste céu.
Sou peixe de ar.
Sou ave de mar.
Mergulho em mim mesmo,
silêncio profundo.
Sou eu e sou Deus
de passagem no mundo,
nadando sem rumo
entre conchas e paz.

Em: Sonhos, grilos e paixões, Carlos Queiroz Telles,
São Paulo, Moderna: 1990, p. 38.
Entendendo o poema:
01 – Que sentimentos são expressos no poema? Justifique sua resposta.
·        Sentimentos de leveza, liberdade (O corpo sem peso, nuvem, mergulho no céu).
·        Despreocupação (O tempo inexiste, a vida é uma boa).
·        Meditação (Mergulho em mim mesmo).

02 – Quem está expressando esses sentimentos: um homem ou uma mulher? Como você chegou a essa conclusão?
      Os sentimentos são expressos por um homem: “Mergulho em mim mesmo”. A palavra “mesmo” enuncia o gênero masculino.

03 – O que podemos imaginar que se encontra o “eu lírico”? Que palavras do texto se referem a esse lugar?
      Podemos descrever o eu lírico como uma outra pessoa que age e fala dentro do poema, em primeira pessoa, intimista, subjetivo. É como se o escritor criasse uma personagem especial que assumisse os sentimentos do poema.
      O eu poético criou um lugar especial, um ambiente para manifestar suas emoções. É o mar, o céu, a areia, o vento e o próprio corpo.

04 – Que ideia o eu lírico nos transmite ao modificar o lugar das palavras “ar” e “mar” nas expressões “peixe de ar” e “ave de mar”?
      Transmite a sensação de estar integrado no todo, misturando emoções e sensações.

05 – Explique o sentido da última estrofe do poema.
      O eu lírico volta-se para si mesmo, em meditação, encontra o silêncio, a paz, algo místico, religioso.

06 – Por que você imagina que o poema recebeu o nome Identidade?
      A personagem procura passar a imagem (uma ideia) de si mesma e de seus estados de espírito.

07 – O eu lírico sente que “a vida é uma boa” ao estar em contato com o mar. E você, em que lugar especial costuma ter as mesmas sensações?
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Como você se sente neste início de ano, em contato com novos e velhos colegas, conhecendo novos professores?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Como você se sente sendo adolescente? Concorda com aqueles que dizem ser a adolescência uma fase muito difícil na vida de uma pessoa? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno. Geralmente, as mudanças que ocorrem na adolescência, tanto nos aspectos físicos como psicológicos, alteram o comportamento dos jovens, diante de novas situações.

10 – Que sensação o eu lírico nos passa nesses versos?
      Há uma sensação de liberdade, quando o ser humano se identifica com a natureza, totalmente solto em meio aos elementos, como o sol, o vento, a areia e o mar. O “eu” se desprende e, leve, flutua em busca de sua essência; por isso, ele se sente cheio de paz e livre.

11 – Retire do texto dois adjetivos:
·        Simples e primitivos: boa, azul, profundo.
·        Simples e derivados: molhados, encharcado, salgada.

12 – Explique o emprego da expressão em destaque, nas seguintes frases:
        “É nuvem à-toa.”
        “Nadava à toa.”
      No primeiro exemplo, a expressão à-toa é uma locução adjetiva; caracteriza o substantivo nuvem e significa “sem importância”, “insignificante”.
      No segundo exemplo, trata-se de uma locução adverbial de modo, modifica o verbo e significa “a esmo”, “sem rumo”.

13 – Identifique as locuções adjetivas presentes no poema e substitua-as por um adjetivo equivalente, quando possível.
      (Corpo) sem peso; (peixe) de ar – aéreo; (ave) de mar – marítima.

14 – Derive adjetivos dos seguintes substantivos do texto:
·        Sol: solar, solarento, ensolarado.
·        Vento: ventoso.
·        Areia: arenoso.
·        Corpo: corpulento, corpóreo.
·        Tempo: temporário, temporão.
·        Vida: vital, vitalício.
·        Água: aquoso, aguacento, aguado.
·        Céu: celeste, celestial.
·        Peixe: piscoso.
·        Ave: avícola.
·        Mundo: mundial, mundano.
·        Paz: pacífico.

15 – No verso: “A vida é uma boa!”, explique o sentido da palavra em destaque, ao se tirar o artigo.  
      Com o artigo, a palavra se torna um adjetivo substantivado, danado maior expressividade à frase, que passa a significar: a vida é boa demais ou ótima. A ausência do artigo diminui essa noção de intensidade.



"Cada boa ação que você pratica é uma luz que você acende em torno dos seus próprios passos". Chico Xavier

FÁBULA: A RAPOSA E A ABELHA - ESOPO - COM GABARITO

Fábula: A RAPOSA E A ABELHA
             ESOPO

        Ao ver a raposa caminhar pela floresta, a abelha pergunta:
        – o que fazes por estes lados do bosque?
        – ó querida abelha, estava com saudades! vim visitá-la.
        Desconfiada, a abelha investiga.
        – por acaso andas atrás de nosso mel?
        – imagine! nem gosto de mel!
        Muito esperta, a abelha faz um convite
        – que tal fazeres um passeio comigo?
        A abelha leva-a direto para uma casa de marimbondos.
      Pensando ser uma colmeia, a raposa pula feliz em direção a ela. E para sua surpresa, é atacada pelos marimbondos.

        Moral da História: Nem sempre a esperteza é um bom  negócio.
                                                                           
                                                                               Fábulas de Esopo.
Entendendo a fábula:
01 – Qual é o título do texto?
      A raposa e a abelha.

02 – Quais são os personagens do texto?
      Uma raposa e uma abelha.

03 – Onde se passa a história?
      A história se passa na floresta.

04 – Quantos parágrafos há no texto?
      O texto tem 10 parágrafos.

05 – O que a raposa disse que veio fazer? e qual era seu real objetivo?
      Ela disse que veio visitar a abelha. Mas seu objetivo era pegar o mel das abelha.

06 – O que fez a abelha e por quê?
      A abelha levou a raposa para um ninho de marimbondos, para testar se ela queria seu mel.

07 – O que você entendeu com a moral da história?
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Faça uma ilustração da história:
      Atividade pessoal do aluno.


CONTO: O MAIS BELO PINHEIRINHO - NORMA DE CASTRO LEITE - COM INTERPRETAÇÃO E GABARITO


Conto: O mais belo Pinheirinho


    Era uma vez um Pinheirinho nascido no coração da mata.
    Os raios dourados de sol acariciavam-no e a brisa dançava por entre sua verde ramagem. O orvalho umedeciam lhe as raízes e ao redor dele cresciam flores e ervinhas.
    – Seja feliz pinheirinho! – Murmurou docemente a brisa.
    – Seja feliz! – Repetiam os raios dourados do sol.
    Mas o pinheirinho não se sentia feliz, ele queria ter grandes galhos, e ser tão alto que pudesse ver o mundo Lá de cima. O pinheirinho gostaria de conhecer outras terras.


    O tempo passou…chegou o natal!
    Um lenhador entrou na mata, olhou o pinheiro e disse:
    – É o mais belo vou cortá-lo. – O pinheiro ficou cheio de alegria, mas no primeiro golpe desfaleceu de dor.
    Quando o pinheiro acordou estava numa linda sala, enfeitado de fios de ouro, de bolas de mil cores, centenas de velinhas e lá no alto uma estrela brilhante.
    Era noite de natal, vieram crianças e cantaram ao redor do Pinheirinho, como ele se sentia feliz!
    Muitos dias se passaram arrancaram-lhe os enfeites. Levaram o pinheirinho para um porão escuro, onde nunca mais viu a luz do dia.
    O pinheirinho começou, então a pensar na mata, nos raios de sol, na brisa, no orvalho, nas flores e até nas ervinhas.

                                       Norma de Castro Leite. Maria E. Generoso.
                                                          Pingos de leitura. Ed. do Brasil.
Entendendo o conto:
01 – Qual é o título do texto?
      O título do texto é “O mais belo Pinheirinho”.

02 – Onde nasceu o Pinheirinho?
      O Pinheirinho nasceu no coração da mata.

03 – O que o sol e a brisa diziam para o Pinheirinho?
      Eles diziam para que o Pinheirinho fosse feliz.

04 – O que tinha em volta do pinheirinho?
      Em volta do Pinheirinho cresciam flores e ervinhas.

05 – Por que o Pinheirinho não estava feliz?
      O Pinheirinho queria ter grandes galhos e ser tão alto que pudesse ver o mundo lá de cima, o Pinheirinho gostaria de conhecer outras terras.

06 – O que aconteceu quando o lenhador entrou na mata?
      Ele olhou o pinheiro e decidiu cortá-lo, pois era o mais belo.

07 – Quando o Pinheirinho, acordou onde ele estava?
      Quando acordou ele estava em uma linda sala todo enfeitado.

08 – O que usaram para enfeitar o Pinheirinho?
      Usaram fios de ouro, bolas de mil cores, centenas de velinhas, e lá no alto uma estrela brilhante.

09 – Como o Pinheirinho se sentiu na noite de natal?
      O pinheirinho estava muito feliz.

10 – O que aconteceu com o Pinheirinho depois do natal? E como ele se sentiu?
      Depois do natal tiraram os enfeites e o guardaram em um porão escuro, onde ele nunca mais viu a luz do sol. O Pinheirinho começou a sentir saudades da mata e de todos que viviam lá.